Principais Rios Brasileiros 

A hidrografia do brasil é muito ampla e apresenta uma serie de Bacias Hidrográficas diversificadas, nas quais possuem destaque a Bacia Amazônica, a do Paraná, a do Tocantins-Araguaia, a do Uruguai e a do São Francisco. Nelas estão inseridos rios de grande importância, como o Amazonas, o Paraná, o Tocantins e o São Francisco.

A maior parte desses rios são alimentados pelas águas da chuva, caracterizando-os como rios de regime pluvial. Nas regiões de altitude, esses rios agem como transformadores do relevo, pois carregam sedimentos das áreas de planalto e depositam os elementos nas áreas de planície. Veja, a seguir, maiores informações sobre os principais rios do Brasil.

Rio Parana

Rio Parana

Amazonas: O norte por país apresenta a rede hidrográfica mais rica de todas, lá que se encontra o rio Amazonas. Sendo o segundo rio mais extenso do mundo, ele percorre 3.165 km pelo território brasileiro. É um rio de planície, apresentando um desnível suave e progressivo de apenas 82 metros, isso proporciona excelentes condições de navegação.

Rio Tocantins

Rio Tocantins

Tocantins: O rio Tocantins é outro entre os mais importantes rios brasileiros. Nascendo no estrado de Goiás, eles passa pelo Tocantins, Maranhão e Pará, até chegar na foz do Amazonas, onde desagua. Ele é o segundo maior rio totalmente brasileiro, ficando apenas atrás do São Francisco. O rio Tocantins é também conhecido como Tocantins-Araguaia, após juntar-se ao Araguaia na região do “Bico do Papagaio”. É no vale do médio e baixo rio que há a maior concentração de castanhas do país. No transporte anual, cerca de 15 mil toneladas de castanha escoam da região do Pará até a cidade de Belém.

Imagem de Amostra do You Tube

São Francisco: Na região Nordeste predominam os rios temporários ou intermitentes, esses rios ficam secos no período de estiagem. Apesar disso, o rio de maior importância na região, o São Francisco, é perenes. Esses rios permanecem com um fluxo de água regular o ano todo, mesmo nos períodos de estiagem eles apresentam uma vazão mínima. Com sua nascente no estado de Minas Gerais, na serra da Canastra, o rio São Francisco é o principal do Nordeste. Além de essencial meio de sobrevivência para a população ribeirinha, esse rio, por ser de planalto, naturalmente proporciona a produção de energia hidrelétrica.

Rio Sao Francisco

Rio Sao Francisco

Paraná: Na região sul, destaca-se a Bacia do Paraná, através do rio Paraná. Ele é fundamental para a biodiversidade da região e também de grande importância para o setor de energia. Muitas usinas hidrelétricas foram construídas no rio Paraná, entre elas a famosa Itaipu, a de Porto Primavera e Jupiá, no Mato Grosso do Sul, e Ilha Solteira, em São Paulo. Além disso, apesar de serem um rio tipicamente de planalto, o Paraná, juntamente com alguns de seus afluentes, é utilizado como via de transporte. O Paraná e o Tietê formam a hidrovia Tietê-Paraná, uma importante via de circulação de produtos e pessoas entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

Posts Relacionados

Saiba mais sobre as condições dos rios brasileiros e quais são os métodos utilizados para despoluir um rio, além de informações muito importante sobre as nascentes dos rios do Brasil e do mundo.

10 comentários

  1. Cadê os rios Amazonas e Parnaíba?

  2. pow eu preciso fazer uma pesquisa me ajude aiiiiiiiiii///////////////////////kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. adorei vcs me ajudaram muuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiiiito com esta pesquisa bjus TCHaU

  4. vei esse site nem tem todos os rios emportantes e nem fala que o rio amazonas tem6.992km de extenssa ajoda eu ai

  5. muito obrigada me ajudou pra caramba obg

  6. eae pessoal meu nome eh ejackson silva sou um cantor no youtube de varios tipos de musica passem la e da um laique e subscraibi. curtam meu som
    falo,
    Mc Ejackson

  7. cade os restos dos rios brasileiros??????????????

  8. poxa vida tem que ser taoo rande assim kkkkk

  9. poxa vida tm que ser tao grande assim kkkkkk

  10. cade a foto do amazonas e paraiba

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>