Condições dos Rios Brasileiros

O Brasil é um país repleto de rios e bacias hidrográficas, se destacando em todo o mundo por esse fator. O maior rio do mundo fica localizado em nosso território – Rio Amazonas.

A grande quantidade de rios existentes no Brasil trazem inúmeros benefícios e vantagens para as populações, no entanto os recursos hidrográficos precisam ser usados de forma sustentável e inteligente, de maneira que consigamos conservar os rios saudáveis.

Contudo, apesar da riqueza hidrográfica existente em nosso país, vemos que existe uma serie de problemas tanto no aspecto da distribuição dos recursos hídricos (existem locais em nosso país que sofre com a seca) quanto no aspecto da qualidade da água, que sofre de problemas atrelados as questões da poluição.

As águas dos rios brasileiros sofrem com a baixa qualidade, sendo um dos principais pontos a serem resolvidos, pois na maioria das vezes, os rios estão poluídos devido ao crescimento das cidades, que atreladas ao desenvolvimento industrial e a falta de uma política de beneficiamento de resíduos e dejetos, que acabam sendo jogados diretamente nos rios, causando danos incalculáveis para o meio ambiente.

Além dos danos ao meio ambiente, a poluição nos rios pode gerar riscos de transmissão de doenças para as pessoas que mantém contato com as águas dos rios poluídos.

Portanto, a qualidade da água dos rios que se encontram poluídos e a falta de saneamento básico, compromete a qualidade do meio ambiente e da natureza.

A Escassez de Água

O Brasil, devido a quantidade de recursos hídricos existentes, não deveria passar por problemas de escassez de água, pois em nosso país há uma grande quantidade de rios que poderiam ser aproveitados para satisfazer as necessidades de água de toda a população.

Contudo, devido ao fator poluição das águas, muitos dos rios estão poluídos e a água não possui a menor condição de ser consumida nem por animais e muito menos por seres humanos.

Por isso, se torna cada vez mais necessário um trabalho de recuperação das águas para que a população seja atendida em suas necessidades básicas.

A Poluição dos Rios Brasileiros

O grande problema dos rios brasileiros é a questão da poluição que tornam a qualidade da água ser baixa. Essa questão é um dos principais problemas ambientais que é vivido na atualidade.

A grande maioria dos rios brasileiros que se encontram poluídos, estão nesse estágio pelo fato dos rios serem tratados como depósitos de lixo tanto pela população em geral (colocam lixo espalhados pelo rio), pelos governantes (permitem que esgotos sejam lançados diretamente sobre os rios) e pelas empresas – principalmente indústrias (que lançam os seus resíduos diretamente sobre os rios).

Condições de Alguns são Boas

Condições de Alguns são Boas

O grande problema da poluição que vem sendo lançada diretamente sobre os rios é que o meio ambiente como um todo sofre com essas péssimas ações, que não buscam conservar a natureza e nem preservar os recursos naturais disponíveis para as gerações futuras.

Por isso é necessário trabalhar junto aos principais fatores que estao levando os rios a ficarem poluídos, de forma que sejam encontradas ações preventivas e corretivas, enquanto ainda é tempo de salvar os nossos rios. Seguem abaixo as principais ações a serem tomadas para impedir que se alastre a poluição dos rios:

a)    Política de limpeza dos rios;

b)    Construção e manutenção de um sistema de saneamento básico de forma que os esgotos não sejam mais lançados diretamente nos rios;

Rios Belos

Rios Belos

c)    Educar e conscientizar a população da importância de não jogar lixos e outros materiais nos rios;

Em muitos locais, os rios são tratados como verdadeiros depósitos de lixo, e neles você encontra: moveis, garrafas pet, pedaços de madeira, restos de comida, fezes humanas e de outros animais, produtos de limpeza (que não se degradam facilmente na natureza) e outros tipos de resíduos.

A medida que essa grande quantidade de dejetos são lançados nos rios, a água vai perdendo a qualidade, e devido a grande poluição existente, fica difícil de conseguir recuperar as águas que se encontram poluídas.

Entre os rios mais poluídos do Brasil estão: o rio Tietê (São Paulo), Rio Iguaçu (Paraná), Rio Ipojuca (Pernambuco), Rio dos Sinos (Rio Grande do Sul), Rio das Velhas (Minas Gerais), Rio Gravataí (Rio Grande do Sul), Rio Capibaribe (Pernambuco), Rio Pinheiros (São Paulo), Rio Doce (Minas Gerais), Rio Paraíba do Sul (Rio de Janeiro) e outros rios.

Como Prevenir a Poluição dos Rios

Se conseguíssemos manter os rios sem nenhum tipo de poluição seria a condição ideal para o meio ambiente e para as espécies animais e vegetais que dependem dos rios para sobreviverem. E para nós também seria bom, pois rios despoluídos tornam o lugar mais bonito e ainda se tornam opção de lazer e entretenimento.

No entanto, essa situação de rios despoluídos em nosso país, seria um grande sonho para ser alcançado. Esse sonho não é impossível, pois existem vários rios espalhados pelo mundo que foram despoluídos, através do controle das indústrias e administração dos esgotos da cidade, aliados ao trabalho de recuperação dos rios, como por exemplo: o rio Sena em Paris e o rio Tâmisa em Londres.

Como estamos vivendo com esse problema da poluição das águas dos rios, é necessário que sejam tomadas medidas que evitem que a poluição aconteça.

Para isso, é necessário que algumas medida sejam tomadas e regras sejam obedecidas para que consigamos melhorar as condições dos rios e não provocar a poluição:

a)    Tanto as pessoas quanto as empresas não podem jogar lixo, resíduos e dejetos nos rios;

b)    O governo deve investir na área de saneamento básico e tratamento do esgoto para evitar que ocorra o lançamento de resíduos sobre os rios;

c)    O governo deve criar leis rigorosas com relação as pessoas e empresas que causem poluição aos rios;

d)    O governo deve impedir que exista ocupações irregulares em áreas próximo as margens dos rios;

Para melhorar as condições dos rios existentes em nosso país, é necessário que a poluição seja prevenida, e para isso é necessário que as pessoas se conscientizem da importância de manter os rios sempre limpos e em condições agradáveis.

A conscientização da população é a maior aliada na despoluição dos rios, que seriam mais bem utilizados, trazendo grandes benefícios econômicos e sociais para as pessoas. Não adianta criar leis se o povo não for educado e consciente da importância de preservar o meio ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *