Lago Bled

O Lago Bled está localizado nos Alpes Julianos, noroeste da Eslovênia, é considerado um destino turístico da região. Embora não seja tão grande, possui beleza única e vale a visita por ser bastante preservado. A área total da superfície é de 1,45 quilômetros quadrados, com comprimento máximo de 2,12 quilômetros e largura de 1,38 km, enquanto a profundidade do lago fica por volta dos 30 metros, na parte mais funda. O Lago Bled favorece muito o remo, sendo um lugar bom para os praticantes do esporte. Continue lendo para saber mais!

Lago Bled: Beleza Sem Igual

Esse pedaço do paraíso está localizado a 35 km do Aeroporto Internacional de Liubliana e a 55 km da capital do país, a cidade de Liubliana. As origens desse lago são tectônica e glacial. Outro tópico interessante é que conta com uma ilha de pequeno porte e está localizado num ponto cercado de floresta e montanhas. Esse é o mais famoso dentre os 300 lagos da Eslovênia. Os visitantes podem praticar uma série de atividades como natação, hiking, pesca, ciclismo ou remo.

Quem visita o lago pode conferir ainda o magnífico Castelo de Medieval de Bled, situado no alto do lago na costa norte. No extremo oeste do lago fica situado o Vale Zaka. Favorecendo a prática esportiva esse lago foi sede do Campeonato Mundial de Remo em quatro anos: 1966, 1979, 1989 e 2011.

Cidade de Bled

Bled é também o nome da cidade em que o lago está localizado, está situada bem próxima da fronteira com a Croácia e com a Áustria. Em seu torno estão os Alpes Julianos, um local que oferece a possibilidade de aproveitar o melhor de resorts tipicamente alpinos.

Pode ser uma excelente opção para casais que desejam fazer viagens românticas, mas também um bom destino para fazer uma viagem com crianças. Vale ressaltar que a Eslovênia é um país pequeno de maneira que em poucos dias é possível conhecer uma grande diversidade de lugares. Contudo, recomendamos que você passe alguns dias no Lago Bled para poder aproveitar ao máximo seu potencial relaxante.

Cidade de Bled

Cidade de Bled

Castelo de Bled

Esse castelo está localizado num penhasco a cerca de 130 metros acima do lago. Trata-se de um castelo em estilo tipicamente medieval, o mais antigo dessa categoria do país. Visitar o castelo permite ter uma vista panorâmica do lago, pois está bem no topo da montanha. Geralmente ele é a primeira parada dos visitantes do lago.

O castelo foi a residência do Bispo de Brixton, nessa época era conhecido como Castello Veldes. Como o bispo nunca morou de verdade no local ele passou a alugar a propriedade que se manteve dessa forma por centenas de anos até que o governo da Eslovênia decidiu nacionalizar o castelo. Após passar por um terremoto e um incêndio finalmente o castelo recebeu a atenção necessária de restauro nos anos 1950.

Castelo de Bled

Castelo de Bled

A propriedade está aberta para a visitação todos os dias das 8h às 20h, no inverno o horário passa a ser das 8h às 18h. O valor da entrada é de 11 euros, tem desconto para estudantes, crianças e grupos. Possui excelente infraestrutura oferecendo uma grande variedade de atividades para os visitantes. Nesse castelo são realizados diversos eventos como casamentos, festivais medievais e até mesmo reuniões políticas.

Ilha de Bled (Blejski Otok)

Há uma ilha, a única ilha natural do país, cercada pelo lago na qual há diversos edifícios sendo o mais relevante deles a igreja dedicada à Assunção de Maria (Cerkev Marijinega vnebovzetja). O edifício da igreja foi construído no século 17, mas conta em sua decoração com afrescos góticos de cerca de 1470. Essa igreja possui uma torre com 52 metros além de uma escadaria em estilo barroco, com nada menos do que 99 degraus, que data de 1655.

Trata-se de uma igreja visitada com alguma frequência e na qual são realizados alguns casamentos. Uma tradição que acredita-se trazer boa sorte para o casal é que o noivo carregue a noiva até a entrada da igreja antes de tocar a campainha e então possa fazer um pedido. Quem sabe esse é um segredo para ter um casamento duradouro e com grande felicidade?

Ilha de Bled

Ilha de Bled

Fica a dica de que para subir a torre e poder tocar o sino da igreja é necessário adquirir um bilhete de 6 euros. Tanto a torre quanto a igreja ficam abertas das 9h às 19h diariamente e das 9h às 16h nos meses do inverno. Quem não desejar conhecer a igreja pode aproveitar para passear pelos restaurantes e lojas de souvenires.

Como Chegar a Ilha de Bled?

Quer chegar a ilha de Bled em grande estilo? Então a dica é fazer o trajeto a bordo de um Pletna que nada mais é do que um barco tradicional com fundo plano feito inteiramente de madeira. O arco desse barco é pontudo e a sua popa é alongada para facilitar a entrada dos passageiros. Os remadores remam usando técnicas especiais fazendo esse um passeio mais interessante. Os visitantes chegam a ilha e ainda vivem uma experiência especial.

Em torno do lago existem diversos pontos de partida sendo que cada um deles apresenta duração diferente. O valor pago por viagem é de cerca de 14 euros por passeio e em média leva 45 minutos para chegar ao destino. Lembre-se dos 99 degraus da igreja e guarde um pouco do seu fôlego.

Deixe seus comentários abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *