Gelo no Kilimanjaro

Com as mudanças climáticas que vem acontecendo no mundo ao longo dos anos, causas pelo mau uso dos recursos naturais e especialmente pela emissão de gases poluentes na atmosfera, como o gás carbônico, algumas das paisagens mais bonitas do mundo como o pico gelado do monte Kilimanjaro na África pode estar ameaçado.

O pico do Kilimanjaro é com certeza um dos cartões postais mais populares no mundo, e essa paisagem existe há mais de 11 mil anos segundo os cientistas, porém pode desaparecer nas próximas décadas. Nesse artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre o monte Kilimanjaro e sobre o anuncio dos cientistas que alertam sobre o derretimento da neve no pico do monte.

Conhecendo Um Pouco Sobre o Kilimanjaro

Monte Kilimanjaro que dizer montanha brilhante, nome dado a montanha que está sempre coberta de neve o que faz com que ganhe um aspecto brilhante especialmente nas estações mais quentes. O monte Kilimanjaro é a maior montanha da África e tem 5,8 mil metros de altura e fica situada na Tanzânia, na África, próxima a fronteira com o Quênia e também bem próxima da linha do Equador.

gelo no kilimanjaro-1

Conhecendo Um Pouco Sobre o Kilimanjaro

A montanha se ergue sobre a imensa savana africana, uma terra de vida selvagem onde vivem ainda os guerreiros Massai, que continuam sua vida mantendo suas tradições ao longo do tempo, e procurando manterem-se afastados das facilidades e modernidades do mundo contemporâneo. Os Massai andam sempre enfeitados, não caçam e vivem da criação de cabras, e já perceberam a muitos anos as mudanças climáticas que vem ocorrendo nas terras onde vivem, que segundo eles, faz com que as estações se misturem.

Resultados das Pesquisas

Pesquisadores da Universidade Americana do estado de Ohio fizeram um estudo profundo sobre as alterações climáticas e as conseqüências que podem ser observadas no monte Kilimanjaro que foi publicado no Proceedings of the National Academy of Science. Segundo as conclusões das pesquisas do grupo de cientistas a neve do pico da montanha de kilimanjaro, que já tem mais de 11 mil anos, pode desaparecer completamente nas próximas décadas, mudando completamente a paisagem local.

gelo no kilimanjaro-2

Resultados das Pesquisas

Os pesquisadores fizeram uma analise das temperaturas mais elevadas e as condições de baixa umidade e com poucas nuvens, a isso juntaram fotografias atuais, antigas e medidas da espessura do manto que cobre o pico na montanha da Tanzânia. Segundo o resultado das pesquisas feitas pelo grupo de cientistas, se as condições climáticas persistirem nesse ritmo de aquecimento, a neve deverá desaparecer entre 2022 e 2033.

Dados Históricos e Conseqüências

gelo no kilimanjaro-3

Dados Históricos e Conseqüências

É importante salientar que segundo registros científicos a montanha do kilimanjaro se mantém coberta de neve há pelo menos 11, 700 anos, passando por secas históricas e muitas outras alterações climáticas. Se as previsões dos cientistas se confirmarem, essa alteração deverá trazer impactos incalculáveis na vida das comunidades locais e para o meio ambiente local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *