Elevação no Nível do Mar

As geleiras começam a derreter e aumentam os níveis dos mares que coloca a vida de habitats em baixa latitude no risco de entrar no ciclo de extinção. Com o aumento da temperatura do mundo acontecem derretimentos no gelo que se estabelecem de forma principal nos polos do globo terrestre. De forma subsequente aumenta o nível do mar, o que traz o perigo de enchentes em habitats terrestres repletos de vida animal ou vegetal, além do fato da água engolir pequenas ilhas em limites baixos.

            O que é Elevação no Nível do Mar?

De acordo com especialistas o conceito consiste no aumento da quantidade de água que existem nos oceanos. As duas principais formas acontecem por causa do aumento de chuva ou do calor que traz o processo de derretimento para geleiras e icebergs. Existem outras causas artificiais e naturais para acontecer o fenômeno e com o tempo cientistas traçam novas hipóteses e formas de controle.

            Elevação no Nível do Mar: Ontem e Hoje

Aconteceu aumento de 130 metros do nível do mar ao levar em conta a comparação do cenário em 04 mil AC e começo do século XXI DC. Interessante notar que o IPCC demonstra menor nível na subida durante o século XX, quando as formas industriais se intensificaram em nível alto jamais observado durante a história da humanidade. Com base no respectivo argumento surgem novos pensadores que apontam pouca culpa para as ações da humanidade.

            Aumento da Temperatura do Oceano

Outra causa que pode representar ponto principal para aumentar o valor dos mares consiste no fato de existir aumento na temperatura do oceano. De forma química o calor pode aumentar o volume de estados líquidos e gasosos. Embora não tenha sido registrado aumento de forma substantiva em termos de aquecimento global no século XX, especialistas esperam que até o final do século XXI.

De acordo com estimativas oficiais de centros que trabalham para observar os níveis do aumento da quantidade de água salgada a média de evolução em termos global acontecem em um milímetro anual se levar em conta o crescimento que aconteceu no século XX, com valor que sofre a contribuição direta da quantidade de calotas que derretem em consequência do aquecimento global.

            Elevação no Nível do Mar e Neve

Apenas nas regiões da Antártica e Groenlândia existe cerca de dez milímetros de água adicional que aumenta o nível dos mares de forma anual por causa da presença da neve. De acordo com especialistas o valor equivalente a oito milímetros iria diminuir do oceano por ano caso não nevasse nos dois locais.

Porém, além da presença da neve que colabora de forma direta ao aumento dos mares também há a questão dos icebergs que não se desprendem das calotas por causa do aquecimento global, mas aumenta o nível de derretimento em consequência do aumento da temperatura no mundo. Interessante notar que técnicos não sabem ao certo se aumentou ou diminui o valor de gelo e a diferença entre os dois modos consiste no balanço.

Também existe o conceito ao que se refere às plataformas que conseguem flutuar no oceano não colabora de forma direta ao aumento dos níveis marítimos, assim como o processo que acontece na parte norte e que traz blocos que flutuam não traz o aumento em níveis a se considerar de forma destacável no que tange ao crescimento oceânico.

Isso acontece por causa da composição de geleiras e icebergs que trazem composição por volta de noventa por cento de água doce, que embora aumente o nível traz evolução de ordem desprezível. Em termos de derretimento e plataforma existe a certeza única de que o processo aumenta os níveis dos mares que cercam as regiões antárticas e da Groenlândia.

Elevação do Mar

Elevação do Mar

            O que Fazer para Diminuir o Aumento no Nível do Mar?

Estimativas apontam que seria necessário que cada governo investisse cerca de um por cento do PIB no sentido de arrecadar valores financeiros a investir em planos que objetivam construir estruturas que forneçam energia limpa e renovável. Em termos práticos, qualquer plano que deseja combater o aumento dos mares deve levar em conta ações que diminuam o envio de gases à atmosfera que traz o perigo do efeito estufa.

Estudos de instituições importantes são indispensáveis não apenas para monitorar como também traçar planos que objetivam combater os efeitos do aquecimento global. Protocolos também são importantes no processo, embora sejam pontos que não obrigam aos países em participar, o que representa traz chances de recusa por parte de grandes poluidores do mundo, como Estados Unidos e China que de forma usual causam problemas em não assinar a grande parte dos documentos com metas de controle da poluição ambiental.

Os protocolos com minutas são pontos de partidas louváveis, não fosse o fato de recusa de quem não quer se envolver com processos custosos a diminuir o nível dos mares antes que ambientes terrestres sejam engolidos por limites marítimos.

Mar

Mar

            Protocolo de Kyoto

Problema de excesso de carbono na atmosfera acontece desde a Conferência de Kyoto que no ano de 1997 reuniu líderes mundiais para discutir o problema de forma específica no sentido de lançar compromisso mundial a diminuir as taxas e colabora com a queda dos níveis do aquecimento global que aumenta a temperatura na Terra, faz as geleiras derreterem, aumenta os níveis dos mares e coloca em risco a vida em países e ilhas que se estabelecem em níveis marítimos baixos.

Aquecimento Global e Aumento no Nível do Mar

A problemática do documento consiste no fato de que os Estados Unidos não apenas deixaram de assinar o documento como também levantou às suspeitas de erros científicos no processo. Como a grande parte dos países campeões na emissão de carbono não aderiram ao protocolo, Kyoto acabou por ser um fracasso e não conseguiu atingir o objetivo de diminuir o aquecimento global e por consequência os níveis dos mares.

Interessante notar que entre as organizações com maior respeito do mundo ao que tange o estudo do aquecimento global e aumento no nível dos mares consiste no IPCC que está subordinado aos padrões da ONU – Organizações das Nações Unidas.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *