Energia Sustentável Na América Latina

Em outra conversa vimos a importância de algumas energias renováveis do nosso país. É importante sempre lembrar que essas energias existem no mundo inteiro e cabe ao governo de cada país ou de um conglomerado, investir nestes recursos e levar uma vida mais sustentável para todos do planeta. A divisa territorial que abrange a América Latina, está entre os distribuidores de energia sustentável de maior importância do mundo. Vamos conhecer alguns exemplos dessas fontes.

Importância

O uso das energias alternativas é de extrema importância para o nosso planeta. Com esse tipo de tecnologia, milhões de gases tóxicos não são emitidos ao nosso ar e uma série de problemas que ouvimos falar há anos, vai deixar de existir ou reduzir com o tempo. Sabemos que acabar com a população das grandes cidades é praticamente impossível, mas não é porque isso já se tornou um fato, que não devemos nos preocupar com as emissões de gases de efeito estufa que são feitas constantemente.

Energia Sustentável

Energia Sustentável

Custo

Quando se fala em energia renovável, a duas primeiras ideias que vêm em nossas mentes é o cuidado com o meio ambiente e o custo de geração bem menor. De fato, se uma energia renovável não possuir um valor de mercado acessível, ela acaba sendo eficiente, mas não importante para a população, já que grande parcela não poderia investir altos valores em tal.

Os preços bem mais baixos e as novas tecnologias estão fazendo com que as fontes de energia solar, eólica e outras, ganhem destaque por toda a América Latina. Segundo estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, a energia renovável que existe em toda a América Latina hoje em dia, com um bom investimento e direcionamento, poderiam suprir a necessidade de toda a população desses locais.

Segundo o estudo encomendado, se existir um projeto eficiente, em 2050 toda a América Latina e o Caribe seria abastecidos de energia elétrica gerada apenas por fontes renováveis, o que seria um avanço sustentável incrível. Sem falar que o custo que isso teria para a população seria bem menor, levando a uma redução considerável na conta de cada um.

Produção Sustentável

As fontes solar, geotérmica, das ondas, a biomassa e a eólica trabalhando em conjunto poderiam chegar a produzir até 80 petawatts por hora de eletricidade. Para você ter uma pequena noção do que equivale esse valor, apenas 1 petawatt por hora é o equivalente a 1 trilhão de kilowatts por hora. Esse valor é aproximadamente três vezes o valor de energia que todo o México consome em um ano.

Hoje temos uma produção sustentável de energia elétrica acontecendo em toda a América Latina. Nossos números chegam a 1,3 petawatt por hora de energia gerada. Os planos dos governos é que até 2050, esse valor cresça e chegue a 2,5 a 3,5 petawatts porhora. Não é um valor alto nem uma realidade fora do possível, já que surgem novos projetos de produções sustentáveis a cada ano.

Banco Interamericano de Desenvolvimento

Com os estudos e relatórios divulgados pelo BID, a perspectiva de melhoria nesse setor cresceu bastante. Diferente de muitos relatórios já divulgados até então, o BID não abordou nada fora da realidade e nada além do que temos em atividade atualmente. O diferencial é que existem diversos mitos sobre as energias renováveis que acabam atrapalhando o desenvolvimento de projetos e planos para suas melhorias.

Se pararmos para observar, as tecnologias utilizadas nos dias de hoje, para a geração de energia sustentável, estão com valores de custo compatíveis se não mais baratos do que as várias tecnologias convencionais, as quais nós estamos habituados. O problema da falta de implantação é a também a falta de conhecimento, já que quando estas foram criadas, eram distribuídas a custos elevadíssimos e totalmente fora da realidade dos países da América Latina, que estão em fase de desenvolvimento.

O objetivo do estudo realizado pelo BID foi somente de promover as ações mais concretas e também as parcerias existentes e que podem passar a existir entre instituições público e privadas. Existindo essa junção, as fontes renováveis que hoje estão disponíveis para uso podem gerar uma série de benefícios para a população de toda a América Latina e um avanço político de todos os seus países.

Previsões de Melhoria

Atualmente todos os governos da América Latina estão envolvidos em melhoria para o uso das energias sustentáveis tanto em seus países como em apoio à países vizinhos, vide o que já acontece com o fornecimento de energia hidroelétrica aqui no Brasil que fornece também a mesma energia para o Paraguai.

Hoje podemos considerar a energia eólica como a fonte mais promissora de energia sustentável que temos. Isso se dá principalmente pelos custos envolvidos nessa produção, mas também pela extensão territorial que temos que favorece a implantação desse sistema. Estima-se que até 2020, a maior parte da América Latina receberá esse tipo de energia.

Aqui no Brasil, apesar de ter um investimento considerável em geração de energia pelo vendo, a biomassa ainda domina e pelo que indica os estudos, ainda continuará a frente de todas as outras fontes sustentáveis. Podemos considerar a biomassa e a energia eólica como as duas tecnologias de geração de energia sustentável que tem mais importância entre os países da América Latina hoje, e que vai permanecer por pelo menos 10 anos.

Saib Mais

Saib Mais

De acordo com pesquisas feitas pelos governos de todos os países latinos, a necessidade total que temos hoje de acrescentar energia sustentável e que vai conseguir cobrir toda a população até o ano de 2020 é de 57 a 111 mil toneladas. Hoje a energia eólica representa 73% de todo o consumo de energia sustentável. A estimativa é que a biomassa a ultrapasse até 2020 e chegue em números entre 86% e 93% da demanda.

Os países que mais precisam produzir até lá são: o Brasil que precisa de 69% da quantidade total, o México com 10%, a Argentina e o Chile com respectivamente 40% e 27%. Levando em consideração o que vem sendo produzido nos dias de hoje por todos esses países, provavelmente todas as metas serão alcançadas até 2020.

*Todos esses dados foram colhidos da internet em sites e livros sobre o assunto e são referentes à dados gerados até julho de 2013.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Gestão Ambiental

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *