Curiosidades Sobre o Oceano Pacífico

A terra em sua totalidade é forma 70% de água, em que a maioria dela se encontra nos oceanos. Esses são grandes parcelas de água, fazem parte das maiores depressões da terra.  Sendo considerado além da água um conjunto de fauna, flora, sais minerais. Eles cercam os continentes de todos os lados, e no meio deles podem aparecer algumas ilhas.

Essa quantidade de água faz com que a importância dos oceanos seja extrema por habitar milhares de espécies diferentes de seres vivos.

Temos que ter sempre em mente a diferença entre mar e oceano, uma dessas diferenças é que os oceanos não estão envoltos por três lados. Se fosse usada essa classificação para dizer quais são os oceanos, o Ártico e o Antártico não entrariam, porque  a maioria da extensão dele é formada por um conjunto de mares.

Um Pouco de Cada Oceano:

Atlântico: é o oceano com a segunda maior metragem no mundo, perdendo apenas para o pacífico. Possui cerca de 106 milhões de km², é o oceano que faz fronteira com as Américas pelo oeste, com um pedaço da Europa e o lado leste da África, por percorrer de baixo até o topo, faz divisa também com os oceanos Glaciais. Quando houve grandes expansões, muito do comércio passava por ali, isso perdurou até os anos XX, pois o comercio circunda os países que são grandes potências, e na época era a Europa e América do Norte. Hoje em dia muito passa pelo pacifico por conta da China.

Em questão de idade o Atlântico é relativamente novo, formado geologicamente há aproximadamente 150 milhões de anos. O que o criou foi o choque de placas tectônicas que dividiram a parte térrea em duas, de acordo com essa teoria. O nome vem da mitologia grega por conta do deus Atlas.

O oceano também já foi nomeado por Mar do Norte na época da Idade Média, só tendo o nome Atlântico novamente após outro mapa-múndi em circulação

Oceano Índico: Conhecido por esse nome de mares das índia, esse oceano consegue circundar não só a Índia, mas também, A Ásia leste, e ao norte, Grande parte da Oceania também.  Sendo o terceiro maior oceano do mundo com 73 milhões de km². Apresenta uma ligação entre o oceano e o Mar mediterrâneo. Sua origem também vem da separação de continentes.

Na região mais próxima à Ásia as aguas são mais quentes e nas regiões mais próximas ao oceano antártico mais frias, colaborando bastante para o clima de Monções muito presente na Índia.

Ficou conhecido principalmente na época das navegações que muitos viajantes iam até a índia em busca de especiarias. Muito tempo demorou para que os outras rotas fossem utilizadas como comercial, somente depois da colonização europeia.  Oceano Glacial Ártico: É  o menor oceano do planeta,  muitos consideram apenas um conjunto de mares.  Sendo cerca de 21 milhões de km² se estende por todo o polo norte. E faz fronteira com os continentes asiático, europeu e norte americano. É um dos oceanos que possui a menor parte de sua água em estado líquido, devido ao frio, ele fica muito congelado.

Oceano Glacial Antártico: Também possui uma divergência se é um oceano ou não por ser um conjunto de mares. Assim como o ártico fica grande parte congelado, porém ainda possui diversos seres vivos que habitam o local. Faz fronteira apenas com outros oceanos, e banha o continente Antártida. Foi delimitado sua extensão em 1956, pelo tratado da Antártida.  

Oceano Pacífico

É o maior oceano do planeta, pelo seu tamanho é muito importante para o clima mundial devido a grandes massas de ar que geram grandes correntes marítimas. É nele que ocorre alguns fenômenos de mudanças de temperatura como El Niño, o La Niña e a Oscilação Decadal do Pacífico  Alcança cerca de 165 milhões de km² sendo equivalente a quase um terço da Terra.  Também é o oceano mais profundo com cerca de 4049 metros, com o ponto mais profundo que é a fossa das Marianas, atingindo 11022 metros.

É cercado em sua parte oeste pela Ásia e Oceania, na parte leste pelo continente Americano. Possui um ligação estreita entre ele e o Oceano Glacial Ártico, essa ligação é feita pelo Estreito de Bering.

Possui esse nome por conta de muitos navegantes acharem o oceano um dos mais calmos do mundo. Contudo é notável que hoje em dia, várias correntes marítimas foram identificadas mostrando que há diversos lugares possuem águas turbulentas. O principal navegador que concretizou o nome do oceano foi Fernão de Magalhães, o qual deu o nome também ao estreito de Magalhães.

Ocupa cerca de 714,8 milhões de metros cúbicos em volume, também abriga três grandes ilhas que fazem parte da Oceania: a Polinésia, Micronésia e Melanésia. É um dos oceano que mais possui divisões de placas tectônicas, o que faz sempre se ver nos noticiários a quantidade de maremotos e atividades vulcânicas, fora as falhas geológicas. Possui  a ilha mais distante de um continente, a famosa ilha de Páscoa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Natureza

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *