Como se Formam Ondas Gigantes

Uma série de fatores pode contribuir para formar as ondas gigantes

As ondas gigantes ou são provocadas por um conjunto de fatores que podem ocorrer ao mesmo tempo ou isoladamente.
Muitas vezes elas podem ser provocadas por terremotos ou por uma ventania mais forte que acaba fazendo com que a onda ganhe muita força antes de chegar na costa do continente.

Fatores que Podem Colaborar para a Geração de Ondas Gigantes

Ventanias podem ser a causa da geração de um tsunami. E não precisa ser um vento tão forte quanto o de uma tempestade não! Em uma região conhecida como Estreito de Drake, ventos de 60 km/h já são suficientes para provocar a geração de ondas de até 7 metros no oceano.

Ventos mais fortes podem provocar situações mais dramáticas, como o recorde registrado em 1933 no sul do Oceano Pacífico. Ventos que chegaram a 110 km/h e que duraram uma semana foram responsáveis por uma onda gigante que media 34 metros de altura. Os tripulantes do navio Ramapo calcularam a altura da onda, no momento em que foram atingidas por uma tormenta.

Causas

Outra causa de ondas gigantes é o formato da costa do continente. Quanto mais suave for a transição entre o fundo do oceano e a região costeira, menos chance daquele litoral ser surpreendido por ondas gigantes. A região sul do Brasil, por exemplo, pouca profundidade. A 80 quilômetros distanta da costa, a profundidade do mar ainda é de 40 metros. Já no Havaí, famoso por suas ondas gigantescas, a profundidade do mar chega a 5 mil metros de profundidade, em distância semelhante.

Costa

Isso interfere na força com a qual a água vai atingir a costa: se a profundidade diminuir abruptamente (como é o caso do Havaí), a parede de água vai arrebentar e subir, formando ondas gigantes.
O isolamento geográfico também contribui para aumentar o tamanho das ondas. Sem outras ilhas ou barreiras de recifes as ondas vão ganhando força e velocidade até chegar à costa.

As Maiores Ondas

O relevo acidentado, fortes ventos e ausência de muitos obstáculos naturais transformam a praia de Mavericks, na Califórnia, na recordista em ondas gigantes: lá, elas podem atingir até 21 metros de altura.

As praias Waimea e Jaws estão localizadas no Havaí e podem atingir até 20 metros de altura.
Depois vem o México, onde as ondas podem atingir 10 metros na praia Todos os Santos, e em quinto lugar o Peru, com ondas de 8 metros na praia de Pico Alto.

Altura

Embora sejam perigosas, as ondas gigantes não costumam provocar nenhum dano ás pessoas mais precavidas, pois geralmente apresentam o mesmo comportament. Os surfistas, por exemplo, adoram surfar as ondas gigantes do Havaí.
Neto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>