Árvores em Risco de Extinção: Quais São e Como Evitar

Quando escutamos a palavra extinção, a ligamos quase sempre aos animais, mas não somente essas espécies que estão ameaçadas de desaparecerem completamente do planeta se nada for feito a tempo. Mesmo que não haja uma ampla divulgação há que se ressaltar que existem inúmeras árvores em risco de extinção.

O Brasil é um dos países que possui a maior variedade de árvores que estão na lista que corre o perigo de sumir. Basta que lembremos do caso do Pau-Brasil que de tão explorado na época do Brasil Colônia acabou simplesmente sumindo, atualmente, é bastante raro poder ver um exemplar dessa espécie.

É importante saber que ainda nos dias de hoje existem espécies de árvores que se encontram ameaçadas. Conheça melhor cada uma dessas espécies e descubra tudo o que nosso país pode perder se essas espécies não forem conservadas. 

Os Três Estados de Conservação

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) define que existem 3 estados de conservação que podem indicar que uma espécie está ameaçada. A espécie ameaçada pode estar vulnerável, rara ou em perigo. Figuram na lista desses estágios árvores como pau-brasil, araucária, jequitibá, mogno, jacarandá, sapucaia, jatobá, imbuia, entre outros.

A cada dia mais espécies saem do estágio de vulnerável para entrar no estágio de rara e em perigo. Por isso mesmo é importante tomar atitudes de preservação hoje, pois amanhã poderá ser tarde demais. Quanto antes a preservação começar mais chances teremos de salvar essas espécies. Uma luta que vale a pena e que pode ser sua também.

Evitar

Evitar

As Espécies Ameaçadas

Cedro

O cedro é uma árvore que faz parte da família Pinaceae e pode chegar até 30 metros de altura. Trata-se de uma árvore nativa da Mata Atlântica e tem um crescimento bastante acelerado, por isso mesmo se trata de uma árvore utilizada largamente em áreas de reflorestamento.

Imbuia

O nome Imbuia é originário do Tupi e pertence a espécie Ocotea Porosa. Uma árvore cheia de folhas e flores bem pequenos, os troncos são bastante grossos.

Ipê

As árvores do gênero Tabebuia são chamadas de Ipê e existe uma grande variedade de tipos de Ipê. Apesar de serem muito utilizadas como árvore urbana alguns tipos de Ipê, como o roxo, por exemplo, enfrenta a ameaça de extinção. Uma das qualidades dessa árvore como árvore urbana é que as suas raízes crescem para baixo o que evita os danos a calçadas e também as ruas asfaltadas.

Jacarandá

Uma árvore que é nativa do nosso país e que pertence a família Fabaceae.

Jatobá

Essa árvore é nativa da Amazônia e também da Mata Atlântica, o nome científico dela é Hymeneae Courbaril. Uma árvore que pode chegar a ter 1 metro de diâmetro no seu tronco. Um dos grande problemas que estão levando a espécie a extinção é o fato de que as suas cascas são muito utilizadas para a produção de chás e vinhos.

Juazeiro

Uma espécie típica do Nordeste do Brasil possui frutos bastante ricos em Vitamina C. Essa árvore desperta grande interesse da indústria de cosméticos isso por causa dos seus nutrientes que também são usados pela indústria de cremes dentais. O nome cientifíco dessa árvore é Zyziphus Joazeiro.

Mogno

Provavelmente você já viu na descrição de algum móvel a palavra Mogno, essa espécie é muito utilizada no fabrico de móveis devido a facilidade de se trabalhar com ela. Uma espécie que é nativa das florestas equatoriais e que pertence ao gênero Entandrophragma.

Nogueira

Essa árvore pertence ao gênero Junglans que também agrega outras várias espécies nativas de muitos continentes. O fruto dessa árvore é a noz, é largamente utilizada na fabricação de óleos e também como um artigo de culinária.

Pau-Brasil

A árvore Pau-Brasil tem a sua origem em nosso solo e o seu nome científico é Caesalpinia Echinata. No dia 07 de setembro de 1978 essa espécie foi declarada como árvore natural do Brasil. Bastante exploradas pelos portugueses no período colonial quase não existe mais salvo algumas mudas.

Uma curiosidade interessante a árvore Pau-Brasil é que o seu nome original é Ibirapitanga. Esse nome significa algo como madeira vermelha, a tonalidade do tronco do Pau-Brasil. A cor dessa árvore se origina de uma resina vermelha que está contida na madeira.

Sapucaia

A origem dessa árvore está na floresta Amazônica e também na Mata Atlântica do Brasil e pode chegar a medir 30 metros de altura. O nome científico dessa árvore é Lecythis Ollaria, da família Lecythidaceae.

Como Ajudar a Evitar a Extinção das Árvores?

Depois de conhecer melhor algumas espécies que estão ameaçadas de extinção bate aquela vontade de ajudar que isso não se concretize. Apesar de parecer difícil existem algumas atitudes que você tomar que ajudarão a preservar essas espécies.

Para começar um dos principais motivos para que essas espécies sejam arrancadas do seu lugar sem dó nem piedade é que a utilização das mesmas como matéria prima para fazer móveis.

Projeto Matrizeiro

Projeto Matrizeiro

Dessa forma se você móveis feitos com essas espécies de árvores em extinção estará fazendo um grande favor para as florestas e para a conservação das mesmas. Nas lojas você pode pedir a certificação da madeira do móvel que pretende comprar, o vendedor é obrigado a lhe mostrar essa certificação para que seja possível saber se a peça foi feita com madeira de árvore ameaçada ou não.

Além disso, se na sua casa tem quintal e você tem um espacinho também pode ajudar plantando uma muda de uma árvore dessas que está ameaçada. Em geral a prefeitura das cidades fornece esse tipo de muda com o desejo de que mais pessoas plantem esse tipo de árvore e ajudem a preservar.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

Porém, antes de sair plantando uma árvore no seu quintal se informe das condições que essa muda precisará para crescer e também se certifique que ela não irá atrapalhar a calçada.

Muitas são as medidas que podemos tomar para ajudar nessa batalha da preservação de algo tão importante para o nosso país, as suas árvores. Uma luta que vale muito a pena e da qual você também pode fazer parte. A força de vontade é essencial para tentar reverter esse quadro.

Posts Relacionados

Confira agora quais são as árvores brasileiras em extinção e quais os riscos que essas espécies estão correndo. Saiba mais sobre a poda de árvores e como ela influencia no crescimento e entenda como funciona o transplante de árvores.

4 comentários

  1. ei qual é o nome dessas arvores

  2. Gostaria de saber se voces teriam algumas sementes para doar?

  3. Carlos Roberto Cortez

    Existe em São José dos Campos/ SP um Parque cuja origem é de uma fazenda que foi arborizada com base em projeto de Burle Max e que contém diversas destas espécies citadas aqui. Infelizmente a Prefeitura da cidade parece que ainda não se deu conta da riqueza que tem em mãos e não explora as sementes produzidas no local para produzir mudas. Por minha iniciativa tenho colhido algumas sementes de Jequitibá e fornecido para o canteiro de produção de mudas da Univap – Universidade Valeparaibana de Ensino. Existem também várias Sapucaias cujas sementes tem sido consumidas por esquilos e cuja coleta não é permitida por servirem de alimento a esses animais.

  4. gostaria de saber como compra mudas de Ipé na região de santa maria RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>