Impactos Ambientais Causados Pelas Queimadas

Um dos grandes problemas ambientais que o planeta enfrenta nos dias de hoje são as queimadas. Seja pelo motivo que for essa ação destruidora tem impactos bastante fortes e duradouros no meio ambiente. É de extrema importância que seja feito um grande trabalho de preservação desses incêndios.

Para quem ainda não conhece muito do assunto ou deseja saber mais a fundo quais são os impactos ambientais que esse tipo de ação causa ao planeta, vai poder conferir nesse texto. Elaboramos uma lista de impactos ambientais que são causados pelas queimadas, é muito mais sério do que parece.

Impactos Ambientais Causados Pelas Queimadas

Impactos Ambientais Causados Pelas Queimadas

Porque São Feitas Queimadas?

A pergunta que surge quando pensamos no efeito negativo das queimadas é o motivo que leva a esse mundo de fogo na vegetação. As queimadas que são causadas pelo homem têm como principal objetivo preparar o solo para a agricultura ou mesmo destruir a vegetação para que seja possível criar pastos para animais.

Além do problema de destruir a vegetação com objetivos econômicos há que se ressaltar que o clima seco de várias regiões do país acaba tornando propício o alastramento do fogo. Dessa forma as matas podem desaparecer num instante, também devemos pensar no risco que um incêndio mal controlado pode causar para as pessoas que moram na região.

Os Impactos Ambientais Das Queimadas

Os Impactos Ambientais Das Queimadas

Os Impactos Ambientais Das Queimadas

A Destruição

Com certeza a destruição da vegetação é o maior impacto ambiental que uma queimada causa, pois durante esse processo muitas espécies nativas podem acabar desaparecendo para sempre.

Porém, não é somente a vegetação que as queimadas destroem tem também a questão dos nutrientes do solo que se tornam quase nulos, uma vez que o fogo tornou o solo fraco e praticamente improdutivo.

Em alguns casos acaba se tornando impraticável realizar a plantação de qualquer coisa num solo que passou por uma queimada. Podemos dizer que não se trata de uma forma muito inteligente de preparar o solo. Existem inúmeras outras técnicas, mas que claro custam mais do que simplesmente por fogo na vegetação.

O fogo também acaba com os minúsculos seres decompositores que estão presentes no solo. Esses serem tem a tarefa de decompor restos de plantas e animais, mas a partir do momento que não existem mais essa função não é feita.

Efeito Estufa

As queimadas tem grande participação no efeito estufa, são o segundo maior incentivador desse problema de ordem ambiental. Para se ter uma ideia da seriedade da questão há que se ressaltar que as queimadas ficam atrás somente das emissões de gases provenientes de veículos automotores na promoção do efeito estufa.

Durante as queimadas acontece uma intensa liberação de dióxido de carbono que chega a atmosfera. Dessa forma acontece um agravamento do efeito estufa e consequentemente do aquecimento global.

Perdas De Fauna e Flora

O fogo não é nem um pouco seletivo e destrói inúmeras espécies de fauna e flora dos mais variados locais. Quando se está fazendo a remoção da vegetação original de um lugar com o fogo também se está causando a morte de muitos seres vivos dentre plantas e animais.

O Equilíbrio Natural

Algumas espécies desaparecem todos os anos exatamente porque se concentram em regiões em que as queimadas são uma constante. Esse desaparecimento de espécies acaba gerando o chamado desequilíbrio natural. Algumas cadeias alimentares são prejudicadas e outras espécies acabam sumindo pela falta de alimento.

A falta da vegetação também causa a extinção e o rareamento de várias espécies, muitas dessas espécies dependem da vegetação para sobreviver. É mais ou menos como se alguém colocasse fogo na sua casa e você não tivesse para onde ir.

O resultado disso é que muitas espécies acabam se deslocando de seus habitats naturais para outros locais como, por exemplo, as estradas que ficam próximas a regiões de floresta e matas. Muitos acidentes na estrada são causados porque os motoristas se distraem com animais na pista.

A Queima Da Cana-de-Açúcar

A cana-de-açúcar nunca esteve tão em evidência no Brasil como agora, pois se trata da matéria prima do Etanol. Esse combustível natural está sendo bastante visado para substituir os combustíveis a base de Petróleo.

Apesar de todos os ganhos econômicos que o Etanol pode trazer para o nosso país não podemos deixar de levantar a questão da queima da cana-de-açúcar. Essa queima realizada no canavial tem como principal objetivo fazer a limpeza da cana, ou seja, eliminar as folhas secas e verdes que são consideradas dispensáveis.

Para muitos agricultores essa ainda a forma mais fácil e barata de fazer essa limpeza que facilitará o trabalho de corte da cana. Porém, toda vez que se realizar uma queima de canavial também se causam diversos impactos ambientais. O grande X da questão é conseguir aproveitar o melhor da cana-de-açúcar sempre precisar mais atear fogo.

Impactos Das Queimadas Da Cana-de-Açúcar

O grande impacto negativo que se dá através desse tipo de queimada está ligado a grande quantidade de gás carbônico que a cana absorve durante um período que vai de 12 a 18 meses, o seu período de crescimento.

Quando a queimada é realizada, durante cerca de 30 a 60 minutos, todo esse gás carbônico é liberado para a atmosfera de uma única vez. Além disso, ainda há a liberação de óxido nitroso na atmosfera que acaba causando as famosas chuvas ácidas. Essa chuva acaba contaminando o solo e gerando novos problemas de produtividade.

A chuva ácida pode também influenciar no restante da biodiversidade, os peixes dos rios que recebem essa água em forma de chuva podem morrer. O solo perde as suas propriedades e muitos outros impactos são sentidos devido às queimas de cana.

Um grande exemplo desse impacto é o estado de São Paulo, geralmente os produtores realizam essas queimadas nos meses de abril a novembro que englobam a seca. Nesse período de seca é mais difícil que haja a dispersão das partículas geradas pelas queimadas e essas permanecem no ar.

Todo o entorno da região em que essas queimadas são realizadas sofre e ainda existe a questão da qualidade do ar que é bastante afetada. Nesses períodos os casos de doenças respiratórias aumentam muito.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noticias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Muito obrigada! Me ajudou muito!Era exatamente o que eu precisava!Ótima pesquisa e site!

    juliana 14 de março de 2016 0:20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *