Manejo Florestal

“Manejo” aqui está considerado como planejamento, ou seja, planejar a retirada de todos os produtos das florestas conforme os padrões especificados por ideias sustentáveis. Árvores maiores são exploradas de forma cuidadosa, sendo que deve-se deixar as pequenas para o recolhimento futuro. Além disso, para cada árvore derrubada é necessário plantar novas espécies. Conheça alguns conceitos básicos sobre manejo florestal.

Planejamento Florestal: Aspecto relacionado com o planejamento de uso reacional das matérias retiradas das florestas. Este plano simboliza elemento indispensável para renovar e evitar a completa escassez dos recursos. Desta forma, madeiras jamais acabam e podem continuar gerando lucratividade às empresas que trabalham com este material.

Os ganhos com o controle total do projeto logo de início são muitos, além do planejamento de explorações e desperdícios, principalmente de madeira. A longo prazo fica nítido o crescimento e redução dos danos às florestais nativas, resultando em maior receita líquida. De forma básica, se pode dizer que o manejo florestal está dividido em seis partes: documentação, atividades do campo, aprovação do SEMA e IBAMA, vistoria oficial, exploração madeireira e acompanhamento.

A Amazônia possui a maior floresta do planeta. Dentro dela as árvores são conhecidas pelo alto nível de porte e qualidade das madeiras. Praticamente 20% das espécies existentes na fauna mundial estão abrigadas em terras amazônicas.

Com desmatamentos ilegais que não contam com manejos florestais o ecossistema fica abalado, prejudicando o ordenamento natural, além de que todos os animais do local são maltratados. A título de informação vale dizer que praticamente 20% de toda a água doce está presente na região.

Manejo Florestal

Manejo Florestal

O manejo florestal deve ser aplicado para que a floresta não vire pasto, prejudicando inclusive na purificação do ar para grande parte do planeta. A abundância da Amazônia pode desaparecer caso as empresas que a explorem não façam manejo conforme especificado nos trâmites legais. As riquezas naturais necessitam de muito cuidado na coleta e distribuição, procurando reduzir de forma máxima os danos causados ao ambiente.

Assim, o futuro das florestas está no manejo e exploração realizada de forma inteligente e eficaz, colaborando inclusive com os povos que vivem no lugar. As extensas vegetações são de patrimônio nacional e reservadas a todos os brasileiros, principalmente aos residentes.

A exploração de madeira auxilia diretamente no desenvolvimento econômico da Amazônia. Entretanto, os meios utilizados precisam antes de tudo não prejudicar a mata. Mesmo alguns trabalhadores experientes exploram sem o mínimo de cuidado necessário, sendo que a falta de conhecimento técnico auxilia diretamente para este cenário atual.

Pouco treinamento e uso de equipamentos inapropriados são grandes causas para a proliferação da exploração florestal convencional que não respeita nenhum limite na busca pela lucratividade, fato que prejudica os próprios empreendedores. As áreas próximas ficam vazias e os trabalhadores precisam de longos percursos para derrubar e fazer a locomoção dos produtos extraídos.

Por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Ecologia

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *