Utilização da Água de Maneira Sustentável e Desafios Mundiais

A água limpa é essencial para a vida, mas a maioria das pessoas no mundo desenvolvido não pensa como deveria sobre o que usam para beber, preparar alimentos e saneamento. Nos países em desenvolvimento, no entanto, a busca de água potável pode ser uma crise diária. Milhões de pessoas morrem a cada ano, a maioria delas crianças, em grande parte de doenças causadas por saneamento inadequado.

.

De acordo com artigo no site do NATIONAL GEOGRAPHIC, Sandra Postel, da Global Water Policy Project, disse que a escassez de água doce apresenta como problema crescente, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20) no Brasil: “A falta se manifesta do fim das águas subterrâneas, da seca de rios e lagos nos quais as pessoas dependem para irrigar a cultivar os alimentos”. Ela também disse que a “interseção da escassez, segurança alimentar e mudança climática levantam o conjunto de problemas que precisam de soluções urgentes”.

Na verdade, por causa de esforços dos governos e ONGs desde a Cúpula da Terra, em 1992, água potável chegou a cerca de 1,7 bilhões de pessoas ao redor do mundo, com projetos de sistemas que canalizam a recolha de águas pluviais.

Utilização da Água de Maneira Sustentável e Desafios Mundiais

Utilização da Água de Maneira Sustentável e Desafios Mundiais

Cerca de 880 milhões de pessoas não têm acesso regular à água potável. “E nós não fizemos progresso no saneamento”, disse Postel. “Algo como 2,7 bilhões de pessoas não têm sistema de modo que ainda existe desafio grande”. Quem formula políticas deve lutar para diminuir os números, mesmo quando a população do planeta chegar a três bilhões de habitantes antes do ano de 2100.

Desafios Sustentáveis

Cerca de 5.000 crianças morrem a cada dia por causa das doenças evitáveis como a cólera e disenteria, que se espalham quando se usa a água contaminada para beber ou cozinhar. A falta para higiene pessoal leva às doenças como a tracoma, que mata cerca de seis milhões de pessoas ao ano.

Desafios

Desafios

A falta de água também prende famílias de baixa renda em ciclo de pobreza, prejudica a educação e os mais pobres que sofrem com a falta de acesso. Pessoas ficam com problemas de saúde ao cuidar de crianças doentes, ou para coletar água em distância média de 3,75 milhas (seis quilômetros) por dia. Indivíduos com oportunidades educacionais e econômicas negadas para melhorar as vidas.

A concorrência pode ser feroz para esse bem precioso. Agricultura consome a maior parte da água doce do mundo ao absorver cerca de 70 por cento. Usos industriais consomem mais de 22 por cento. Bacias hidrográficas e os aquíferos não respeitam fronteiras políticas e as nações nem sempre funcionam juntas para compartilhar recursos comuns. Por esse motivo que a água pode ser motivo de conflitos internacionais.

Demanda do dia-a-dia continua crescer e drenar as fontes de água a partir de grandes rios e aquíferos subterrâneos. “Nós estamos indo mais fundo em dívida sobre o uso de águas subterrâneas, o que traz impactos para a segurança global da água. A taxa de depleção dobrou de 1960 a 2010.”, diz Postel.

Algumas das águas subterrâneas da Terra são fósseis, criadas quando o clima era diferente. Hoje, a quantidade é finita como o petróleo. Crescente sede da humanidade também representa problema para os ecossistemas aquáticos. “Quando tomamos água de rios, várzeas, e bacias hidrográficas, os ecossistemas não suportam o impacto da escassez e começa a degradar ou desaparecer. E isso também gera um custo para nós, não apenas à natureza que também dependem desses ecossistemas”, afirma Postel.

Caminho para Soluções

A Assembleia Geral das Nações Unidas reconheceu “água potável e limpa ao saneamento como um direito humano essencial para o pleno gozo da vida”. Fazer a regra se tornar realidade universal e fornecer a cada pessoa no planeta o acesso a preços acessíveis para 20 a 50 litros de água por dia são pontos necessários para sustentar a vida – Objetivo claro para as próximas décadas.

Desligar a Torneira

Uma pequena gota por minuto se equivale a quase 53 litros desperdiçados por ano. Aperte e fale com a sua empresa de água sobre como verificar vazamentos ocultos e tubos de escape. Compre aparelhos de água eficientes. Compare o uso do H2O em máquinas de lavar louça e as que lavam roupas, leve o produto mais eficiente possível.

Desligue a água antes de viajar durante o período de férias – esta dica irá prevenir quaisquer danos enquanto se viaja. Plantas de interior podem ter cubos de gelo como fonte. Elas absorvem a substância de forma lenta e por consequência evita o excesso.

Problema da Economia

O domínio da “economia” é fundamental para as considerações do desenvolvimento sustentável, no entanto, existe considerável crítica da tendência de usar o modelo que visa recursos naturais como algo que não acaba no mundo.

Esta abordagem é questionada na medida em que trata a economia como o domínio principal que existe fora do social e trata o meio ambiente como um mundo de métricas naturais e a sociedade como coleção que varia de coisas extras que em termos de prática não se encaixam nos domínios econômicos ou ambientais.

Em alternativa à abordagem aos círculos de sustentabilidade, o domínio econômico se define como as práticas e os significados que se associam à produção, uso e gestão de recursos no sentido amplo da palavra.

Ecologia e Sustentabilidade

Atividades de pesquisa começam a partir da definição de desenvolvimento verde para argumentar que o meio ambiente consiste em combinar natureza e cultura. No entanto, isto tem o efeito de tornar o modelo pouco sustentável se a cultura for de domínio de direito próprio. Outros escrevem como algo amplo de interseção do social e do ambiental. Esse movimento permite à cultura ser usada como domínio ao lado economia e ecologia.

A sustentabilidade dos assentamentos humanos se implícita no foco de estudo sobre a relação entre os seres humanos e os ambientes naturais, sociais e construídos. Também denominada ecologia humana, isso faz crescer o foco do desenvolvimento sustentável, incluindo o domínio da saúde, para resolver os problemas da sociedade sem degradar o ambiente.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *