Junte suas malas e prepare-se para uma das viagens mais inesquecíveis da sua vida: A maravilhosa Antártida. Estamos acostumados a ouvir relatos de viagens memoráveis onde as pessoas conheceram o Coliseu, em Roma, a Torre Eiffel, em Paris, as praias de Miami, a arquitetura de Madrid, a cultura holandesa e a culinária de Tóquio. Contudo, por mais incrível que pareça, nos últimos anos a Antártida tem sido um dos destinos turísticos mais procurados. Somente nas últimas duas décadas, o fluxo de turistas passando por lá cresceu cinco vezes, chegando a quase 50 mil pessoas em 2010.
As pessoas interessadas em desembolsar dinheiro suficiente para uma viagem dessas costumam procurar cruzeiros especializados. Hoje em dia, muitos países estão aptos e têm permissão para realizar tais excursões. Essas viagens, porém, são controladas por pessoas ligadas à proteção dos ecossistemas, para que nenhum prejuízo seja causado ao local, que já vem sofrendo em demasia com o aquecimento global.
Entretanto, dá para aproveitar sim muita coisa de um turismo na Antárdia. A paisagem é linda, dá para tirar belas fotos e o ecossistema local é único. Lembre apenas que uma boa proteção e produtos para a pele são de extrema importância, já que o frio intenso pode queimar a pele, rachar lábios e pode até causar hemorragia nasal.
O que você irá ver no turismo na Antártida
O local mais visitado na Antártida hoje em dia é o conjunto de ilhas Geórgia do Sul. Com 161 km de comprimento e 48 km de largura, o local é apreciado muito mais por sua beleza e singularidade do que pelo conforto. Isso porque a temperatura está quase sempre abaixo de 0ºC e a chuva é praticamente tão constante quanto há geada.
Todas essas características tão incomuns para brasileiros, porém, não têm sido um empecilho para que o turismo cresça. Contornada por um imenso oceano, a ilha costuma ser visitada por turistas de todos os países. Essas pessoas estão interessadas em conhecer os icebergs e as geleiras, mas, mais do que isso, a vida animal que é tão rica e encantadora na região.
No início do século XIX, as renas foram levadas para o local a fim de serem usadas na caça e na alimentação dos moradores locais. Hoje, são mais de dois mil seres da espécie correndo livremente pelo gramado resistente da região.
Além das renas, quem visita a Antártida também tem a oportunidade de conhecer incríveis leões-marinhos e os inigualáveis bandos de pinguins-rei, que desfilam pelo local exibindo sua beleza e inteligência. Fora aproveitar a beleza da fauna e da paisagem local, o turista também tem a chance de desfrutar paz e tranquilidade inigualáveis, já que não existem muitos habitantes por lá e as viagens não costumam levar mais de 100 pessoas em cada excursão.
.