A Semana da Mata Atlântica realizada em Curitiba em maio do ano passado, está até hoje presente na mente de todos aqueles que participaram do evento ambiental. Iniciativas como estas são indispensáveis para preparar melhor as futuras gerações e reeducar da melhor forma os adultos, com relação ao problema da extinção não somente da Mata Atlântica, como de toda a natureza nacional.
O evento contou com a ilustre presença da ministra do Meio Ambiente que inclusive discursou a favor da natureza. Instituições que trabalham para a recuperação da respectiva Mata também participaram do encontro. Hoje em dia somente trinta por centro da vegetação existe, sendo que a grande parte está ameaçada de forma explícita.
Recuperação do Paraíso Atlântico
No encontro foram discutidas políticas que ambicionam recuperar a Mata Atlântica, com apresentações de programas e medidas que ambicionam antes de tudo, fortalecer todas as formas de articulação entre representações governamentais.
Iniciativas como estas são importantes para que o poder público possa evidenciar melhor com estão os legítimos cenários da atualidade, com relação à tematização. Aos poucos os políticos estão se mexendo em busca de alguma solução para uma das regiões mais devastadas em todo o mundo.
O que é a semana da Mata Atlântica?
Esta semana prolongada de conscientização serve como medida de valorizar a região devastada que ainda conta com presença de inúmeros nichos ecológicos, que são dependentes dos recursos provindos da floresta.
A Constituição Federal de 1988 prevê que a Mata Atlântica representa um dos patrimônios nacionais que devem ser protegidos, uma vez que é pertencente de todos os brasileiros que residem na federação.
Desde o ano de 2002 o encontro é realizado em cidades diferentes, por onde são decorrentes traços da Mata Atlântica. Representa a data na qual os governos e instituições ambientais se organizam para discutir a atualidade e futuras políticas relacionadas com a Mata Atlântica.
Atenções midiáticas
Momento em que a imprensa faz a cobertura mais qualitativa frente aos outros temas ambientais também importantes, mas que poucas vezes são divulgados nos grandes noticiários. As organizações públicas e privadas debatem estratégias em conjunto para manutenção dos ecossistemas presentes nas diversas regiões abrigadas pela Mata Atlântica.
Considerada como região que está entre as maiores biodiversidades do mundo, acaba tendo importância para metade da população residente do Ceará ao Rio Grande do Sul. As áreas naturais fazem parte do processo que regula os mananciais e asseguram o nível fértil do terreno, além de equilibrar o clima e proteger as encostas, patrimônios históricos e culturais.
Clique neste link e confira na íntegra a programação completa da Semana da Mata Atlântica 2011, realizada em Curitiba. A ministra do Meio Ambiente esteve presente no café de boas vindas, evento de abertura da semana dedicada à Mata Atlântica.
.
Por Renato Duarte Plantier
É DEVER DE TODOS NÓS PRESERVARMOS A MATA ATLÂNTICA. PARA QUE TENHAMOS MAIS ALGUNS ANOS DE VIDA CASO CONTRARIO SEREMOS SUBIDOS POR NOSSA PRÓPRIA ESTUPIDEZ …!