Com as recentes catástrofes naturais e previsões no mínimo assustadoras sobre o futuro do planeta, muito se fala em sustentabilidade e responsabilidades ambientais. Diante desse quando é importante esclarecer exatamente o que vem a ser a tal responsabilidade e onde cada indivíduo pode estar inserido.
Responsabilidade ambiental é um termo utilizado para descrever um conjunto de atitudes que podem ser individuais, coletivas ou empresariais com o objetivo de evitar o aumento dos danos que vem sendo causados à atmosfera e ao planeta gerando consequências desastrosas ao meio ambiente e à população.
Alguns exemplos de responsabilidades ambientais individuais que se destacam são: Evitar jogar óleo de cozinha em redes de esgoto, adquirir e utilizar eletro/eletrônicos que tenham baixo consumo de energia elétrica e não utilizar sacolas plásticas em supermercados.
Por outro lado, exemplos de responsabilidades ambientais empresariais são: Tratar a água a fim de reutilizá-la no processo produtivo, implantar sistema de reciclagem de resíduos no próprio ambiente da empresa e orientar e promover palestras e seminários aos funcionários sobre educação ambiental.
A preservação do planeta depende das atitudes de todos.