O Peru apresenta as seguintes características em seu relevo: profundos vales com vários rios (situados entre as cadeias); uma faixa litorânea mais desértica situada a leste e por 3 cadeias verticais, do noroeste a sul, da cordilheira dos Andes; planícies onduladas contendo floresta tropical amazônica, e altiplano andino, ao sudeste, contendo o lago Titicaca.
A oeste, está a costa; no centro, a cordilheira; a leste está a selva. Essas três regiões representam as regiões naturais que o país possui. No lado noroeste do lago estão reunidas as cordilheiras responsáveis por circundar a bacia do lago Titicaca.
Coropuna representa o monte mais alto que há na cordilheira Ocidental (com 6.425 metros de altura. E da cordilheira Oriental é o Ausangate, com 6.384 metros. Existe uma região de altiplanos entre as duas cordilheiras, Ocidental e Oriental, que são cortados por enormes vales fluviais. As maiores altitudes do Peru estão na cordilheira Branca, a montanha Nevado Huascarán, ou monte Huascarán, que chega a 6.768 metros.
Geografia do Peru
Localização Geográfica: América do Sul (região ocidental)
Limites geográficos: Chile ao sul, Brasil/Bolívia ao leste, Equador/Colômbia ao norte, Oceano Pacífico a oeste.
Área total: 1.285.220 km²
Extensão do litoral: 2.414 km
Faz fronteiras com os países: Brasil, Equador, Bolívia, Colômbia e Chile.
Clima do Peru: na região litorânea, o clima é árido tropical; na região da Floresta Amazônica, o clima é equatorial; na região da Cordilheira dos Andes, o clima é de montanha.
Características do Relevo: a oeste, planície costeira; na Cordilheira dos Andes, montanhoso na região central; na região da Floresta Amazônica, planície na região oriental.
Ponto mais alto: é o Monte Nevado, com 6.768 metros.
Ponto mais baixo: é Oceano Pacífico, com 0 metros
Principais recursos naturais do Peru: outro, cobre, prata, minério de ferro, petróleo e o carvão mineral.
Uso da terra: terra arável corresponde a 2,88%; de culturas permanentes, compreende 0,47%, e outros representam 96,65%.
Principais lagos do país: Llanganuce e Titicaca.
Principais rios: Madre de Dios, Yetau, Rio Amazonas e Amoramago.
Problemas ambientais mais comuns: poluição do ar em Lima (capital), desmatamento, poluição das águas costeiras e dos rios e erosão do solo.
O território do Peru se divide em 3 grandes setores. São eles: a selva amazônica, que representa 62%; a serra ou os Andes, que somam 27%; e a costa, que corresponde a 11% de toda a superfície.
A costa tem uma largura de, no máximo, 180 km. A selva amazônica é uma planície. Nessa região, o relevo apresenta as seguintes diferenças: selva baixa e alta, montanha. A montanha se situa de 1.000 a 2.500 metros de altitude. Enquanto a selva alta está entre 500 e 1.000 metros acima do nível do mar. E a selva baixa entre 50 e 500 m de altitude.
A costa peruana é bem seca, e a sua vegetação é apropriada para esse tipo de clima. Possui arbustos, cactos e uma pequena vegetação, resultante da pouca chuva. Já nos Andes, o tipo de vegetação irá mudar conforme a altitude. Nos vales mais úmidos, existe uma boa variedade de plantas. Nas regiões mais altas, é possível encontrar também coca, cedros, acaju e baunilha. Já a região amazônica conta com uma vegetação tropical, onde há uma grande variedade de plantas, da mesma forma que acontece no Brasil.