Recursos Naturais Minerais

Os chamados recursos minerais são aqueles que consistem em concentrações de minérios que tem como características poder ser extraído de maneira que seja tecnicamente ou economicamente viável. Esses recursos podem ser divididos em metálicos e não metálicos. No grupo dos metálicos estão minérios como cobre, estanho e ferro e dentre os não metálicos estão mármore, quartzo, mármore entre outros.

Os Recursos Minerais no Brasil

A descoberta dos recursos minerais em nosso país se deu no século XVII, os colonizadores europeus encontraram ouro na região do estado de Minas Gerais. O Brasil tem uma forte indústria de transformação mineral, sendo que esse segmento consiste num dos pilares da nossa economia.

Dentre os recursos minerais mais encontrados no Brasil está o ferro que é um dos principais minérios de exportação. O ferro é segundo item no ranking de exportação, fica atrás somente da soja. Contudo, mesmo tendo grande importância para a economia do país há que se destacar que a mineração tem grande impacto social e ambiental.

Impactos da Mineração

A mineração embora tenha muita importância econômica pode ser bastante negativa no sentido do impacto ambiental e social uma vez que causa um desenfreado processo de desmatamento, destruição bem como contaminação de ecossistemas. A sociedade também sofre com constantes invasões nas áreas indígenas bem como a exploração dos trabalhadores da mineração e brigas por terras particulares.

Os Tipos de Recursos Naturais

Recursos Minerais São Recursos da Natureza

Os recursos minerais são recursos da natureza e desde que o homem existe utiliza os mesmos para a sua sobrevivência. Os recursos que a natureza nos oferece são divididos em duas categorias que são os recursos naturais renováveis e os não renováveis. Basicamente recurso natural é todo recurso que é fornecido pela natureza e que o homem utiliza. Os recursos naturais podem ser vegetais, animais e minerais.

Recursos Naturais Renováveis

Os recursos renováveis são aqueles que podem ser extraídos e/ou utilizados pelo homem ou outros seres vivos sem que haja o fim do mesmo, ou seja, um recurso capaz de se recompor de impactos como a água e o solo.

Recursos Naturais Não Renováveis

Na categoria dos recursos não renováveis entram aqueles que não tem a capacidade de se renovar como o petróleo, o estanho, o ouro, o diamante entre outros. São elementos encontrados na natureza em forma de reservar que tem fim. Alguns desses recursos são encontrados numa quantidade pequena e podem acabar num curto prazo.

Recursos Minerais

Os recursos minerais têm outras utilidades se comparados com os recursos naturais e estão divididos em duas categorias que são: metálicos e não metálicos. Os recursos minerais metálicos são aqueles que tem elementos químicos metálicos em sua composição como o chumbo, o alumínio e o ferro.  Já dentre o segundo grupo estão os minerais que possuem composição química com elementos do tipo não metálicos como o petróleo e o carvão.

Recursos Energéticos Fósseis

Esses recursos tem extensa difusão em todo o planeta, para se ter uma ideia o carvão é usado desde o período da Primeira Revolução Industrial nas máquinas a vapor da indústria têxtil e também nas locomotivas. O petróleo é o outro recurso bastante utilizado que se consolidou no fim do século XIX e começo do século XX. O seu uso se tornou mais comum devido ao crescimento do uso de motores a combustão de carros e ainda nas indústrias com a função de gerar energia.

O Esgotamento dos Recursos

Quando paramos para pensar a respeito dos recursos que a natureza nos oferece e já nos ofereceu em todo esse tempo que o ser humano está na Terra percebemos que os mesmos caminham para um esgotamento em pouco tempo. Existem pesquisas que apontam que alguns minérios podem ter o seu fim até o ano de 2020. A principal forma de tentar amenizar essa situação é através do uso sustentável e comedido.

Curiosidades – Conhecendo Alguns Recursos Minerais

Metálicos

Ferro

Trata-se de um elemento químico que é representado pelo símbolo Fe e cujo número atômico é 26. Quando está na temperatura ambiente é encontrado no seu estado sólido, pode ser extraído da natureza como minério de ferro e depois ir para o estágio de ferro-gusa por meio da realização de processos de transformação. É realizado o controle da quantidade de carbono o que origina o aço.

O ferro é um dos elementos encontrados em maior quantidade na Terra e em geral é formado de níquel e ferro. Um recurso mineral que tem grande importância histórica de maneira que até mesmo um período recebeu o nome de Idade do Ferro. Atualmente esse minério é usado para produzir liga metálica que depois é usada para produzir ferramentas, veículos de transporte e máquinas.

Cobre

Um elemento químico cujo símbolo é Cu e quando está em temperatura ambiente é encontrado no seu estado sólido. Pode ser classificado como um metal de transição e faz parte do grupo 11 de Classificação Periódica dos Elementos. Esse é considerado como um dos metais de maior importância industrial e conta com uma coloração num tom de vermelho. O cobre é um excelente condutor de eletricidade.

Um elemento que é conhecido desde o período da pré-história e que é usado nos dias hoje para produzir materiais que conduzem eletricidade como cabos e fios. Ainda é usado como bronze e latão.

Não Metálicos

Quartzo

Esse é o mineral que existe em maior quantidade no planeta, conta com uma estrutura cristalina trigonal que é composta por tetraedros de sílica e fazem parte da subclasse dos tectossilicatos tridimensionais. Trata-se de um prisma de seis lados que culmina em pirâmides de seis lados. A sua dureza é 7 na Escala de Mohs e conta com cores diversas. Em geral mineradores que trabalham com quartzo costumam sofrer de uma doença chamada de silicose.

Calcário

Esse recurso mineral consiste numa rocha do tipo sedimentar que possui uma quantidade maior do que 30% de carbonato de cálcio. Nos casos em que o mineral que aparece em maior quantidade é a dolomita o nome desse calcário fica sendo dolomítico. Dentre os principais tipos de impurezas que podem ser encontradas no calcário estão as argilas, sílicas, carbonato de cálcio e magnésio.

Recursos Naturais: Concentração de Minério

Podemos dizer que os recursos naturais são concentrações de minério que são formadas na crosta terrestre e possuem características que fazem com que a sua extração seja ou possa chegar a ser técnica e também economicamente lucrativo.

Os recursos minerais se dividem em dois grupos que são: os metálicos (cobre, ferro, estanho) e os não-metálicos (calcário, quartzo, mármore).

Recursos Naturais Minerais

Recursos Naturais Minerais

Os recursos minerais são recursos que podem ser extraídos da natureza por meio de rochas, e podem ser usados em atividade industrial. Os recursos minerais são muito importantes para a economia de Portugal.

Estes recursos naturais são usados para diversos fins como: jóias, produção de chips, produção de automóveis, entre outros. Vale ressaltar que, apesar dos recursos minerais serem usados para diversos fins vantajosos, a extração desses recursos também possui algumas desvantagens como a liberação de poeira que é prejudicial ao homem e quando os minerais são refinados substâncias são liberadas e elas poluem a atmosfera.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • obrigado!!!

    Ameiii!!1

    stephanie 17 de setembro de 2012 16:38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *