Todos os dias ouvimos pessoas falando sobre os recursos energéticos fósseis e como eles são uma grande preocupação. Porém, será que realmente sabemos qual é a importância de encontrar substitutos para eles? Confira abaixo mais explicações a respeito desses recursos e como eles podem vir a ser substituídos.
O Que São Recursos Energéticos Fósseis?
Basicamente esses recursos energéticos chamados de fósseis são os minérios não-metálicos que podem ser encontrados no subsolo continental ou oceânico. Esses minérios tem o seu uso vinculado à geração de energia que movimenta veículos automotores e máquinas da indústria.
Além disso, esses minérios servem de matéria-prima para uma grande variedade de produtos. Atualmente, todos os países do mundo precisam desses recursos já que é através deles que se conquista o desenvolvimento industrial, agropecuário e comercial. Os minérios fósseis mais utilizados hoje em dia são o carvão e o petróleo.
O Petróleo
O petróleo é uma substância que tem textura viscosa e possui uma cor escura, pode ser encontrado em jazidas continentais ou oceânicas. Em geral nesses locais em que é extraído o petróleo também podem ser extraídos o gás natural e o xisto betuminoso.
Todos os dias no mundo todo são retirados da natureza milhões de barris de petróleo. Esse minério quando extraído de jazidas é encontrado em sua forma bruta e por isso deve ser transportado até as refinarias. Nesses locais o petróleo é beneficiado e assim é transformado em subprodutos como diesel, gasolina, querosene entre outros.
Do Que o Petróleo é Feito
O petróleo é um óleo mineral que tem uma cor escura e um cheiro forte, a sua constituição básica é de hidrocarbonetos. O refino do petróleo consiste em fazer a separação desses componentes variados para que se possa obter vários tipos de combustíveis e matérias-primas.
Os primeiros produtos ou frações a serem obtidos do petróleo são os gases butano e propano que depois de separados são comercializados. Esses produtos podem ser vendidos individualmente e também podem ser misturados com o etano para que constituam os gases do petróleo liquefeitos conhecidos como GLP.
O grande objetivo das refinarias de petróleo é conseguir a maior quantidade possível de gasolina, pois se trata da parte mais rentável desse mineral. Devemos lembrar que todos os transportes utilizados no mundo dependem desse combustível sendo assim é bem compreensível essa preocupação das refinarias.
Para que o petróleo seja ainda mais rentável as refinarias têm trabalhado em novos processos para obter gasolina das frações mais pesadas do óleo mineral.
A Duração do Petróleo
Estima-se que nesse ritmo as reservas de petróleo do planeta durem apenas pelos próximos 30 ou 40 anos. Além da possibilidade de escassez desse combustível fóssil é necessário que se destaque que ele pode causar grandes danos a natureza em todas as suas fases de extração.
Dentre as possibilidades de danos que o petróleo pode causar estão ser derramado no ambiente, existe o perigo durante o transporte que ainda é feito com equipamentos obsoletos, na refinação pode causar contaminação e também no momento de combustão que gera a emissão de gases do efeito estufa.
Uma fonte de energia que tem sido muito utilizada pela humanidade e que se torna imprescindível encontrar um substituto.
Carvão Mineral
Esse mineral é encontrado numa forma rochosa e tem sido muito utilizado para gerar energia em especial para a indústria de base, a siderúrgica. Aliás, vale destacar que nos séculos XVIII e XIX esse minério favoreceu o surgimento da indústria servindo de combustível para que as máquinas têxteis a vapor funcionassem.
Hoje em dia o carvão mineral é de grande valor para a indústria química uma vez que é utilizado no fabrico de vários produtos como inseticidas, corantes, medicamentos, plásticos entre outros.
Do Que o Carvão é Feito
O carvão mineral é um tipo de rocha orgânica que tem propriedades combustíveis e que tem a sua constituição quase que toda de carbono. Mais de 50 países no mundo fazem a exploração de jazidas desse minério. Trata-se de uma fonte de energia não-renovável que existe em certa abundância. Isso torna o carvão mineral relativamente barato.
As estimativas de duração desse recurso são de mais 120 anos aproximadamente se continuarmos no ritmo atual. Na verdade o grande problema do carvão mineral está na liberação de poluentes que é muito intensa durante a sua combustão. A queima desse composto produz a formação de cinzas, dióxidos de enxofre, dióxido de carbono e óxidos de azoto.
O carvão mineral produz uma quantidade bem mais significativa desses poluentes do que os demais minérios fósseis. No ano de 1950 o carvão mineral tinha uma posição de destaque como fonte energética uma vez que o minério mais utilizado, chegava a cobrir cerca de 60% das necessidades mundiais. Porém, devido ao uso do petróleo essa dependência da indústria pelo carvão foi reduzida.
Fontes de Energia Não-Renováveis
O grande problema em relação aos recursos energéticos fósseis é que eles não são renováveis. Recursos como petróleo e o carvão mineral são encontrados na natureza numa quantia limitada. Conforme o homem vai utilizando esses recursos eles vão se tornando mais escassos até o dia em que acabam.
Uma vez que as reservas desses recursos estão esgotadas não há como regenerá-las. As principais fontes de energia não-renováveis são combustíveis fósseis como o petróleo bruto, gás natural e o carvão. O urânio também entra nessa lista uma vez que é uma matéria-prima importante obter energia nos processos de fusão e fissão nuclear.
Reservas Limitadas
Todos esses recursos citados acima têm reservas limitadas já que precisam de muito tempo para serem repostos na natureza. Uma observação interessante a esse respeito é que as fontes de energia não-renováveis são conhecidas também como fontes de energia convencionais uma vez que atualmente são as mais utilizadas pela humanidade.
Energias Sujas
Outra questão que deve ser destacada quando estamos falando sobre recursos energéticos fósseis é o fato de se tratar de um tipo de energia suja. Esse tipo de recurso energético é considerado sujo pelo fato de causar alguns dos maiores danos a natureza. Dentre os danos que o uso desse tipo de fonte de energia pode causar estão:
- Destruição de ecossistemas
- Doenças
- Corrosão de edificações
- Destruição da camada de ozônio e chuva ácida
- Redução da atividade agrícola entre outros.
os 2 principais recursos energéticos sao o carvão e o petróleo