Por Que Existem Montanhas E Outras Formas De Relevo?

Relevo

O relevo é uma parte importante das nossas vidas todos os dias, afinal o mundo em que vivemos é feito de relevos, a inclinação do local onde estamos neste exato momento é em decorrência do relevo, as montanhas são expressões do relevo, as serras também, assim como tantas outras coisas que fazem tanto parte das nossas vidas, que nós nem sequer paramos para pensar sobre elas.

De uma maneira mais clara, podemos definir o relevo como sendo a modelagem do planeta em que vivemos, a modelagem da superfície terrestre. Ao contrário do que muita gente pensa, ao contrário do que nos parece quando passamos pelos lugares, o relevo não é algo estático, ela não está eternizada na forma que ele é na atualidade, pelo contrário o relevo é algo dinâmico e que está se modificando constantemente ao longo do tempo.

O relevo do planeta Terra, tal como vemos nos dias de hoje é um resultado de muitos milhões de anos de transformações que vem acontecendo no nosso planeta, transformações geológicas que ocorrendo em todo esse tempo e que vem acontecendo até hoje, e que ainda vou continuar acontecendo, o relevo é completamente dinâmico, mas de maneira lenta, é por isso que para nós observadores, muitas vezes o relevo pode parecer parado.

Muita gente não pensa dessa maneira, mas o relevo conta uma história, o relevo se trata de uma história silenciosa que nos está sendo contada, uma história que resume os milhões de anos já vividos pelos planetas, tudo isso pode ser visto nas incontáveis paisagens diferentes que existem no nosso planeta, todas elas são formadas por um conjunto de eventos geológicos que culminaram no que vemos nos dias de hoje ao nosso redor.

De uma maneira muito, mas muito reduzida e resumida, podemos diminuir as formas de relevo em quatro diferentes tipos, são elas as montanhas, as depressões, os planaltos e as planícies, mas essa é a maneira mais resumida possível de se falar sobre o relevo, uma vez que o relevo terrestre tem inúmeras diferentes formas e diferentes moldes. Reduzir toda a grandiosidade do relevo do nosso planeta em apenas 4 tipos, é diminuir a grandiosidade de eventos que aconteceram e nos levaram ao que hoje vemos, em termos de paisagens e relevo.

O Que São E Como Surgiram Alguns Dos Tipos De Relevo?

Relevo

Relevo

Vamos começar falando sobre as montanhas, elas estão por toda a parte e podem formar belíssimas paisagens, portanto, vamos logo definir que as montanhas é como são chamados os relevos de maior declividade e alturas, as declividades das montanhas, quanto mais acentuadas elas são, maiores são as montanhas, no mundo o maior conjunto de montanhas é o Everest, que fica localizado no continente asiático, mas a Cordilheira dos Andes que está aqui perto de nós na América do Sul, está logo atrás, pois atinge altíssimas altitudes em muitos de seus pontos.

Agora vamos a principal questão, sobre como são formadas as montanhas, pois vamos a resposta. Não é possível dizer que as montanhas são formadas por apenas um processo isolado, porque a verdade é que elas podem ser criadas a partir de alguns processos geológicos diferentes, vamos falar sobre os diferentes tipos de formação, que são a gênese vulcânica, os dobramentos terrestres, a erosão e as falhas ou falhamentos como algumas pessoas chamam.

Primeiramente vamos falar sobre as montanhas formadas através da gênese vulcânica, elas são formadas por decorrentes erupções vulcânicas que foram ocorrendo ao longo de milhares de anos, tal como as montanhas que existem por exemplo, na ilha brasileira de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco, elas são decorrentes de muitos anos de erupções vulcânicas fortes e constantes.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha

As montanhas formadas a partir das dobras terrestres, ou dobramentos terrestres, acontecem principalmente em locais de rochas sedimentares, por causa dos eventos tectônicos terrestres, ou seja, por causa das placas tectônicas que existem no subsolo do nosso planeta, elas quando entram em movimento ao longo do tempo podem formar as montanhas, normalmente as montanhas com esse tipo de origem são mais jovens, por isso também elas são a maioria vistas nos dias de hoje, já que tiveram menos tempo para serem completamente submetidas aos processos do tempo, como a erosão, mas não se engane, pois o “mais jovem” ainda remete a milhares de anos.

As montanhas que são erodidas, ou seja, aquelas formadas por processos de erosão, ao longo de um grande período de tempo, são as montanhas que são formadas pelo desgaste do solo e da superfície ao seu redor, sendo assim o seu entorno sofre erosão, mas ela continua resistindo, com o passar de milhões de anos, ela acaba se tornando uma montanha, enquanto isso, o relevo que existia a sua volta já foi erodido e lixiviado.

Ainda existem as montanhas que são criadas a partir das falhas ou falhamentos, vale ressaltar aqui que os falhamentos acontecem por causa de rochas rígidas, principalmente rochas cristalinas, normalmente a junção ou colisão de rochas cristalinas acabam consequentemente formando rupturas, as falhas. O próximo evento a ocorrer após essas fraturas é deslizamento, que pode ser do tipo vertical ou do tipo inclinado.

Montanhas

Montanhas

O relevo do tipo planalto como seu nome já diz, ele é mais alto do que outros tipos, eles ocorrem muito no Brasil, podem ser chamados de chapadas ou de alguns outros nomes, dependendo do seu tipo e especificidades, eles são muito acometidos pelos processos erosivos e estão constantemente perdendo partículas para as regiões mais baixas. Eles podem surgir a partir dos 3 tipos de rochas, portanto, eles podem ser basálticos, cristalinos ou ainda sedimentares.

As planícies são regiões onde o relevo plano se estende por um grande território, normalmente as planícies estão nas regiões em volta de água, como leitos de rios e litorais, muitas das planícies existentes, estão nas áreas de várzeas dos rios, sendo assim inundáveis e a ocupação humana não é indicada, elas são formadas pelos processos geológicos terrestres ao longo de milhões de anos.

As depressões são regiões com altitudes mais baixas que seus arredores, que normalmente são constituídos de planícies, elas são essencialmente formadas pelos processos erosivos ou por movimentos terrestres que são chamados de movimentos piro genéticos, que estão em ação quando uma área ou região “afunda”, por causa dos fatores geológicos do local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *