Por Que é Importante o Estudo das Erupções Vulcânicas?

Por Que é Importante o Estudo das Erupções Vulcânicas?

As erupções vulcânicas consistem em saídas de pedaços de rochas, magma, cinzas devido ao vulcanismo e gases. A composição do magma do vulcão é baseada em rochas e em minerais derretidos por causa da altíssima temperatura existente no interior da Terra.

Quando o magma entra em contato com a superfície por meio das erupções vulcânicas, ele passa a se chamar de lava. Com o passar do tempo, depois de se solidificarem, as lavas dão origem às rochas magmáticas ou vulcânicas.

Para saber mais sobre as erupções vulcânicas e qual a sua importância, é só continuar lendo, pois daremos todos os detalhes.

Vulcões e as Erupções

Podemos classificar as atividades vulcânicas em centrais ou fissurais, conforme a posição que se encontrem em relação tanto às placas litosféricas, quanto ao tipo dos produtos.

No caso das características dos produtos, elas se vinculam com as propriedades da lava, e também às condições do ambiente da erupção.  As erupções nem sempre irão produzir cones imponentes e simétricos.

O vulcão apresenta relevo em formas diversas. Para compreender melhor, é preciso analisar tanto as condições dos derrames, quanto as propriedades da lava.

As feições vulcânicas mais comumente geradas, são causadas pelas erupções com condutos centrais. Essas feições apresentam consistem numa espécie de montanha vulcânica em forma cônica.

Essas erupções descarregam material piroclástico ou lava por meio de uma chaminé, ou conduto central, que se trata de uma abertura bem no alto do vulcão, ou seja, no extremo superior do canal alimentador cilíndrico, que se conecta à câmara magmática, que é o local por onde irá ascender o material até chegar à superfície da Terra.

Como exemplos, podemos citar:

  • Domos vulcânicos: que consistem em massas de rochas arredondadas que, normalmente, apresentam vertentes abruptas. Eles apresentam em esse formato por suas lavas serem félsicas, muito parecidas com pasta de dente, com uma textura viscosa.
  • Vulcões-escudo: trata-se de um cone que é construído por meio de derrames sucessivos de lavas. Esses derrames vão se espalhando pela chaminé. Em geral, as suas lavas são basálticas, bem fluidas.
  • Vulcões compostos: que emitem piroclastos e lava. É por esse motivo que os seus derrames são alternados dentre os materiais, resultando em um vulcão com formas de estratovulcão ou côncavas.
  • Cones de cinzas: quando ocorrem as descargas dos piroclastos através de chaminés provocam o acúmulo de fragmentos sólidos, que formam um verdadeiro cone de cinza.

Importância de Estudar as Erupções Vulcânicas

O estudo das erupções vulcânicas é importante para compreendermos quais são os seus efeitos na natureza.

Quando um vulcão entra em atividade, os seus efeitos representam uma grande ameaça para todos os moradores das proximidades das erupções. Afinal de contas, nesse momento acontece uma grande liberação de fumaça, gases, explosões e muito mais. Com isso, as lavas que o vulcão expele têm o enorme potencial de destruírem tudo o que encontrarem pela frente.

Erupções Vulcânicas

Erupções Vulcânicas

Mas as lavas também apresentam vantagens. Pois elas também formam ilhas e também constituem formações de relevos.

Com isso, os principais efeitos físicos imediatos causados pela revolução tectônica apresentam as mesmas consequências indiretas. São elas: sociais, ambientais, culturais e econômicas.

Curiosidades Sobre os Vulcões

Abaixo, nós apresentamos algumas curiosidades interessantes a respeito dos vulcões. Confira!

  • O Yasur é o vulcão que se encontra a mais tempo ativo. Ele está localizado e, Vanuatu, na ilha de Tanna. Ele já está em constante erupção a mais de 110 anos. Apesar de serem erupções leves, elas acontecem o tempo todo. Em geral, os intervalos que acontecem entre uma e outra são de apenas 3 ou 4 minutos.
  • Ao todo, existem cerca de 1500 vulcões ativos no mundo inteiro. Todos os anos, entram em erupção cerca de 70 vulcões.
  • Mauna Loa é o nome do maio vulcão do mundo. Ele mede 4.169 metros de altura, e tem 90 km de largura. Ele se encontra em terras emersas do Havaí. A última erupção que ele apresentou foi no ano de 1984. Este é o maior vulcão considerando a sua largura. Pois o vulcão mais alto, com 6.893 metros, está localizado em Atacama, no Chile, e recebe o nome de Ojos Del Salado.
  • A erupção vulcânica responsável por causar o maior número de vítimas fatais aconteceu em 1815, em Tambora, na Indonésia, e causou e morte de cerca de 100 mil pessoas.
  • O cientista que estuda os vulcões é denominado vulcanólogo. Ele também estuda todos os fenômenos envolvidos no vulcanismo. Esse cientista tenta prever quando uma erupção vai acontecer, para que ele tenha tempo suficiente para alertar a população e retirar todas as pessoas que moram nos arredores.
  • O Chile, a Indonésia, o Japão, a Rússia e os Estados Unidos, inclusive o Havaí, são os países que apresentam o maior número de vulcões ativos. Eles se encontram no Círculo de Fogo do Oceano Pacífico, que é a área onde há maior incidência de vulcanismo e atividades sísmicas.

O Que é o Vulcanismo

O vulcanismo consiste em um fenômeno que acontece do interior da Terra em direção à superfície, quando o magma extravasa em forma de lava, além da fumaça e dos gases. Usa-se o termo vulcanismo para identificar vários elementos e fenômenos vulcânicos.

Além disso, a ciência que estuda o fenômeno e como os vulcões de comportam se chama vulcanologia. E o profissional responsável por executar a vulcanologia é o vulcanólogo. O vulcanismo é resultante das características de temperatura e pressão existentes no subsolo.

O entendimento a respeito do vulcanismo iniciou-se na primeira metade do séc. XX. Por isso, os conhecimentos a seu respeito ainda são limitados. Uma vez que não há como prever o momento exato quando ocorrerá uma nova erupção vulcânica.

Vulcanismo

Vulcanismo

Um exemplo são os vulcões que se localizam nas áreas em contato com as placas tectônicas. Eles costumam entrar em atividades apresentando explosões super violentas, sem darem nenhum tipo de sinal antes do fenômeno acontecer.

Vale frisar que um vulcão em atividade representa um enorme risco para todos os moradores das proximidades. As lavas que ele emite são capazes de destruir absolutamente tudo o que estiver no seu caminho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *