Como a tecnologia melhora, os cientistas são capazes de detectar mais poluentes e em concentrações menores nos corpos de água doce da Terra. Vestígios de contaminantes variam de pílulas anticoncepcionais, protetor solar, pesticidas, petróleo e óleo. Rios, riachos e águas subterrâneas são coquetéis químicos.
Poluição Sintética de Água Doce
A poluição sintética de água doce também é ponto final para resíduos biológicos na forma de esgotos humanos, dejetos animais e escoamento pluvial aromatizado rico em nutrientes fertilizantes de metros e fazendas.
Estes nutrientes encontrar o caminho nos sistemas de rios em mares, criando às vezes costeiras oceânicas vazias de oxigênio. Quase tudo despejado no ralo de casa acaba no oceano através de sistemas de água doce.
No mundo desenvolvido a regulação tem restringido indústria e operações agrícolas para derramar poluentes em lagos, córregos e rios. Tecnologia também oferece solução na forma de filtração cara e estações de tratamento que fazem a água tornar potável para o consumo.
Algumas cidades estão até promovendo infraestrutura “verde”, como telhados verdes e jardins de chuva, implantando formas de filtrar poluentes de maneira natural. É possível encontrar imagem diferente em partes do mundo no desenvolvimento, onde há menos infraestrutura política, econômica e técnica para lidar com a enxurrada de ameaças de poluição de água doce.
Fatos a Considerar: Poluição de Água Doce
Nos países em desenvolvimento, setenta por cento dos resíduos industriais são despejados em águas sem tratamento, poluindo o abastecimento de água utilizável. Em média, cem milhões de libras de fertilizantes e produtos químicos são usados por ano nos Estados Unidos.
.
Portland, Oregon, possui programa governamental que instala “telhados verdes” e “ruas verdes” para prevenir excessos de esgoto no rio Willamette. Chicago, Illinois, tem 517.000 acres (209.222 hectares) de vegetação que ajuda a captar água da tempestade, resfriar o ambiente urbano e oferecer oportunidades para jardins suspensos.
Por teoria os estoques de água da Terra devem ser capazes de se renovar. Infelizmente, algumas das atividades da humanidade (uso doméstico, indústria ou agricultura) poluem cursos d’água e lençóis freáticos, fontes potáveis, entre outros danos.
Esta poluição mata 2,2 milhões de pessoas todos os anos, em especial nos países pobres, que possuem extrema necessidade de sistema de tratamento de água.
Água mole, ao contrário da água dura e água do mar, contém muito pouco sal dissolvido. Representa 3% da hidrosfera. Quase três quartos são de gelo polar. No final, apenas 0,01% da água doce da Terra é utilizável.
Atividades de agricultura, indústria e domésticos são responsáveis por poluir a água doce. A poluição pode ser causada por orgânicos (resíduos de ser expulso sem ser tratada) e matéria microbiológica. Este tipo de poluição provoca danos a fauna aquática relacionados inclusive com asfixia.
Matéria orgânica, em especial excremento humano, é a principal causa da poluição dos rios. Por um lado, satura a água, por outro lado, coloca os microrganismos patogênicos na composição aquática.
Pesticidas contaminam cursos de água por infiltração. Aquíferos também são afetados por nitratos em fertilizantes. Poluição por nitratos, causada por agricultura (66%), pode ter efeitos tóxicos sobre o corpo humano. Da mesma forma que os fosfatos mudam o equilíbrio biológico de ambientes aquáticos e causam problemas de eutrofização.
Doenças Associadas à Água
Em 2002, cerca de 2,6 bilhão de pessoas não tinham um sistema de tratamento adequado da água, 80% das pessoas viviam na África Subsaariana e no Sul da Ásia.
Mais de 2,2 milhões de pessoas por ano, principalmente nos países em desenvolvimento, morrem de doenças ligadas à má qualidade da água e péssimas condições sanitárias. A cada oito segundos, em algum lugar do mundo, uma criança morre de doença associada.
Há muitos microrganismos na água suja por causa de animais e fezes humanas. Algumas das bactérias causam diarreia grave que podem levar o corpo à desidratado. Isso resulta em morte.
Em países quentes que não têm latrinas de fossas sépticas, a matéria fecal das pessoas doentes contamina a água potável. Malária e dengue são exemplos de doenças geradas por água poluída contaminada com mosquitos que transmitir a infecção para os seres humanos.
Efeitos Sobre Ecossistemas
Ecossistema aquático se torna insalubres quando o equilíbrio do estado natural é perturbado. Esses distúrbios podem ser físicos, químicos ou biológicos. Poluição da água macia pode provocar a morte de algumas espécies, eutrofização, tumores e deformações em animais e desenvolvimento de bactérias.
Muitos dos sintomas do ecossistema doente ocorrem ao mesmo tempo. Por exemplo, o aumento da acidez da água em lago pode causar a morte de determinadas espécies e permitir a proliferação temporária de espécies capazes de resistir melhor à acidez.
Poluição em Água Salgada
Água salgada se refere aos ecossistemas aquáticos marinhos. Chamado de água salgada ou de ecossistema à base de sal devido ao nível elevado de salinidade em comparação com os tipos doce. Fontes de poluição no mar incluem escoamentos de atividades terrestres, descarga de vasos, espécies e invasivos.
As principais fontes da poluição estão nos tanques de lastro de navios que operam águas marinhas. Estes navios ocupam lastro de diferentes fontes e descarrega em áreas distantes onde água foi tomada.
Informações da Guarda Costeira dos Estados Unidos explicam que as águas de lastro muitas vezes carregam plantas estrangeiras, bactérias, agentes patogênicos e animais. Eles proliferar em detrimento das espécies nativas, levando à deslocação e degradação de habitats nativos.
Por exemplo, espécies de plantas aquáticas podem entupir os cursos de água, poluindo as águas e interrompendo as atividades econômicas e sociais que dependem de recursos hídricos.
As atividades em terra também enorme impacto sobre a poluição dos corpos aquáticos. Alguns dos componentes dos escoamentos agrícolas incluem nitrato e amónio. Outras fontes de terrestres são os escoamentos de esgoto e subprodutos de atividades industriais.
Poluição por petróleo vem de duas fontes terrestres e incidentes no mar. Escoamentos de vazamento de tanques de armazenamento na terra, veículos, máquinas pesadas e acidentes com petroleiros podem abalar o meio marinho.
Explosões de plataforma de petróleo, atos de guerra e acidentes de navios causam vazamentos de óleo nos oceanos e mares, poluem o meio ambiente. Ninhada de atividades do homem, tais como redes de pesca, garrafas de plástico e latas de refrigerante de iates e navios de cruzeiro, todos contribuem para a poluição do ambiente marinho.
Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier