A sustentabilidade representa um assunto que está crescendo entre as populações. Mesmo não existindo cobertura midiática com a qualidade que o tema requerer, pelo menos existe maior cobertura e interesse midiático na atualidade. A FAO (Organização da Agricultura e Alimentos) afirma que o manejo sustentável está ligado na conservação dos recursos naturais para suprir necessidade de gerações presentes e futuras. Conheça a relação atual entre pecuária de corte sustentável e Pantanal.
Pecuária e Áreas Vegetativas
Nos últimos tempos, a sustentabilidade representa assunto debatido com frequência por representações da sociedade. Existe alto número de desmatamento propiciado para compor zonas de pastos que podem prejudicar o desenvolvimento do solo de forma vitalícia. Restando apenas as gramas que somem conforme os consumos dos gados.
Pantanal: Representa religião complexas para o desenvolvimento do casamento entre florestas e pastos. Cientistas precisam entender de forma completa os processos de interações entre bióticos e abióticos, bem com os papéis protagonizados por cada espécie que vive em nichos ecológicos.
A biologia do solo fica comprometida, mesmo com os microrganismos tendo facilidade em migrar para novas zonas, já a fauna fica completamente comprometida, tendo que procurar novos habitats para se desenvolverem, principalmente, pela ausência de alimentos ou locais idealizados como leitos seguros contra os caçadores-predadores.
Estudos Atuais e Diminuição Do IBAMA
Os estudos da atualidade não possui qualidade a não ser para o entendimento imediato de contabilização das produções dos animais. O Governo está cada vez mais preocupado com a Copa do Mundo e desenvolvimento da economia segundo os interesses dos meios de produções. Cenário possui poucas chances de melhorar.
Com os escritórios do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) sendo esquecidos e cada vez mais fechados pelo poder público, a fiscalização diminui, e não somente o Pantanal, como, também, a nação inteira que corre risco pasto gigante.
Ideias Para Melhorar a Situação!
Especialistas em meio ambiente afirmam que a saída plausível do embate no Pantanal relacionado com pecuária de corte sustentável está na criação bovina em pastagens nativas. Algumas práticas alternativas de processos sanitários também são apontadas como soluções de baixo custo.
Os criadores podem contar com tecnologias consideradas legais na região: Estações de monta, descarte técnico, seleção de touros, suplemento mineral, controle profilático-sanitário, entre outros.
A vegetação do Pantanal fornece alimento para muitos animais herbívoros dependentes de tipos forrageiros na vegetação para realizar a alimentação. A retirada da vegetação provoca fuga em massas destes animais que são alimentos para predadores que seguem para novos habitats para não morrerem de fome.
Consumo Sustentável
O mercado de carnes bovinas gera alto volume de dinheiro. O Brasil representa um dos maiores produtores e importadores do alimento em todo planeta. Soluções alternativas estão nos produtos orgânicos que embora possuam gosto diferente podem ser ainda mais saboroso.
Por Renato Duarte Plantier