Conhecendo o Outback
Uma das principais atrações turísticas da Austrália é o chamado Outback Australiano. Outback é a nome que os australianos dão para o deserto do seu país. Esse deerto cobre parte do interior da Austrália, mas vale dizer que não existem demarcações ou bordas que indiquem onde começa e terminar o Outback.
.
Grande parte da sua extensão é coberta por uma areia grossa e com um tom avermelhado que esporadicamente pode apresentar uma vegetação rasteira, em geral depois de breves e infrequentes chuvas. Uma curiosidade é que o solo do Outback é tão infértil que mesmo usando poderosos fertilizantes a agricultura se mostra impossível na maior parte da região.
Na parte norte, conhecida como Top End as chuvas são frequentes durante a estação chuvosa do ano. Porém, no Centro e Sul o clima que se apresenta é o semiárido ou árido. A temperatura mais alta que já foi registrada foi de 50,7°C numa pequena comunidade de Oodnadatta, Austrália Meridional no dia 2 de janeiro de 1960.
Porém, não se engane, pois no Outback australiano também são registradas baixas temperaturas durante o inverno. Uma terra de extremos com toda a certeza. Dentre as cidades que estão localizadas no Outback estão Coober Pedy, Alice Springs, Kalgoorlie, Broken Hill e diversas outras que tem um tamanho reduzido.
.
Nessas cidades muitos moradores vivem em habitações subterrâneas em que as temperaturas extremas são evitadas. Em Alice Springs, por exemplo, é possível encontrar um albergue debaixo de terra. Menos de 10% da população de australianos vivem na região do Outback embora o deserto cubra a maior parte desse país.
Reservas de Minérios
A agricultura nessa região do Outback é quase inexistente, pois se mostra quase impossível. Porém, mesmo assim a Austrália tem uma grande riqueza de reservas de minérios. Nessas reservas é possível encontrar minérios como ferro, alumínio, urânio e em menor quantidade ouro, chumbo, zinco e níquel.
Outback Australiano – Uma Atração Turística
Uma das áreas que certamente é uma das mais áridas e remotas da Austrália, o Outback, é também uma das atrações turísticas mais incríveis do país. Uma das comparações mais interessantes que fazem a respeito do Outback australiano é que ele parece uma paisagem marciana, o seu solo é de um vermelho vivo e pontuado por monólitos e crateras gigantes. Conforme a incidência de luz a sua areia pode ficar roxa, rosa e dourada.
Um cenário composto de extremos no qual é possível conferir lindas paisagens desérticas e explorar um pouco mais da cultura e da lenda dos povos aborígenes. Assim podemos entender porque essa região atrai tantas turistas todos os anos.
Como Chegar ao Outback Australiano?
A cidade que serve de porta de entrada para o principal parque do Outback australiano é Alice Springs. Para chegar até essa cidade é necessário ir primeiro para a cidade de Perth e em seguida pegar um voo para Alice.
Vale avisar que os turistas brasileiros precisam de visto e para conseguir você entrar no site http://www.immi.gov.au/e_visa/e676.htm e solicitar o seu visto eletrônico. Fique atento que esse documento só poderá ser feito para quem pretende passar até 3 meses na Austrália. Quem deseja passar tempo no país precisará tirar o visto convencional.
O Que Fazer no Outback?
O Outback é uma região desértica bastante extensa que cobre várias cidades australianas. Para se divertir e ter o máximo de conforto o mais indicado é saber quais são as cidades que ficam mais próximas das atrações turísticas e também quais tem a melhor infraestrutura para te receber. A dica é conhecer Alice Springs.
Essa cidade tem clima árido e está bem no coração do Outback, podemos dizer que o seu visual parece um oásis. Em torno da cidade você só consegue ver a areia vermelha e as formações rochosas que delimitam o território. Um lugar com um visual bastante intrigante e composto por uma natureza exuberante bem como por lindas obras humanas.
A dica é ir para Alice Springs porque lá você poderá conhecer um pouco da cultura australiana. Sempre tem um morador que está disposto a contar as lendas que envolvem a região como, por exemplo, aquela da formação da Cordilheira MacDonnel que de acordo com os mais idosos foi erguida através do empenho de lagartas gigantes.
Para escutar essas histórias pessoalmente a dica é ir até a Estação Telegráfica de Alice Springs ou ao Royal Flying Doctor Service. Mesmo que os contos pareçam sem sentido saiba que para os moradores locais essas lendas são importantes para manter a ancestralidade aborígene.
Além de ficar por dentro do misticismo da cidade você poderá visitar as atrações típicas de Alice Springs como, por exemplo, o safári pelo deserto. Tem também outras atividades que são um tanto quanto exóticas como, por exemplo, a corrida de camelo e o voo de balão.
As Trilhas de Tanami e Larapinta
Se você gosta mesmo de aventura a dica é conhecer a trilha Tanami e a trilha de Larapinta. Essa última é indicada somente para aqueles que amam a vida ao ar livre e que tem energia suficiente para aguentar uma caminhada de 257 km. A trilha de Larapinta é realizada num período de duas a três semanas e as suas paradas são feitos no nada, pois não existem cidades próximas e nem mesmo hotéis.
Em geral as paradas são feitas nos reservatórios de água e o descanso acontece quando a escuridão não permite mais que se continue caminhando. No caminho de Larapinta você poderá perceber a falta de chuva, pois não há nada vivo por lá. Observe as imponentes e lindas rochas que estão por toda a parte.
Os Cangurus
Falar sobre a Austrália e não falar em cangurus é algo quase impossível e claro que você poderá ver os animais de perto no Outback. Para isso é necessário seguir até as montanhas de Simpsons Gap. No vale Rainbow, na Cordilheira James também é possível encontrar lindos cenários como, por exemplo, as gravações dos aborígenes nas pedras.
O Uluru
Visite ainda o parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta na cidade de Yulara. Nesse parque está a atração principal do outback australiano, o uluru. Basicamente o Uluru é um monólito de proporção gigante. A sua cor vermelha vai se modificando conforme o dia vai passando. O pôr-do-sol visto aos pés da pedra é simplesmente incrível.