Oceano Antártico – Ilhas

Não é de hoje que o nosso planeta é conhecido por ser o único – talvez – em todo o Universo que possui vida. Ou seja, até o momento, não conseguiu-se descobrir nenhum outro planeta que não tenha vida como nós temos atualmente. Isso não significa, no entanto, que não temos a possibilidade de existir outro planeta tal como a Terra em outro canto do nosso Universo.

Na verdade, o grande problema quando se trata na descoberta de vida é que o sistema para a descoberta de seres vivos são baseados no que existe em nosso planeta. Ou seja, pode muito bem existir formas de vida em outros locais do espaço mas que não sigam, necessariamente, o que existe aqui em nosso planeta.

Sondas Espaciais

Várias e várias sondas terrestres já foram enviadas para incontáveis lugares em universo, principalmente dentro do nosso Sistema Solar. Mas, como bem explica os cientistas, pode muito bem acontecer de as sondas passarem por cima de vidas extraterrestre mas não identificarem justamente por conta dos parâmetros, as vezes, não corresponderem com o que de fato existe. Ou seja, um grande problema a ser sanado em um futuro próximo.

Inclusive, o gasto excessivo em exploração especial vem chamando a atenção de diversos grupos que acreditam que esse valor seria muito melhor empregue em nosso próprio planeta. Só que, o que essas pessoas não entendem é que os investimentos realizados para esse fim já retornaram em grandes conquistas para os próprios seres humanos. Várias pesquisas levadas a cabo pela NASA, por exemplo, fizeram com que estivéssemos com o nosso smartphone lendo esse artigo.

Mas não tiremos a razão das pessoas preocupadas com o nosso planeta. Isso é reflexo de uma natureza eu está padecendo cada vez mais pelas atitudes enfadonhas e mesquinhas do ser humano. Algumas pessoas acreditam que, em pouco tempo, o ser humano começará a ter, de fato, uma dimensão maior de todo o estrago que ele promoveu durante o tempo que está nesse planeta.

E, já que estamos falando da nossa casa, que tal conhecer um pouco mais sobre o Oceano Antártico? Confira um pouco mais sobre ele a seguir, bem como algumas de suas ilhas:

O Oceano Antártico

O Oceano Antártico, também conhecido como Oceano Austral ou Oceano Glacial Antártico é, em sua definição mais formal, o conjunto de águas que banham o continente antártico mas que, na prática, são os prolongamentos naturais dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Por conta disso, muitos cientistas nem consideram a existência concreta do oceano antártico.

Considerando a sua existência, o Oceano Antártico é o único Oceano do nosso planeta que consegue rodear o globo de forma completa, tendo uma dimensão de quase 21 milhões quilômetros quadrados, tendo a terra firme que borda o oceano quase 18 milhões de quilômetros quadrados.

Como você já pode ter notado antes, A Antártida é um continente que é inabitado. Não sendo um local de realizações econômicas, passou a acomodar diversas estações científicas voltadas para pesquisa. Desde 1950, um grupo de países assinou um acordo no qual se comprometiam a se responsabilizar pela ilha, para poderem utilizá-la para fins científicos. Dentre os países, em sua maioria, desenvolvidos, está o Brasil. O país tem uma base científica sólida no continente, mas que, alguns anos atrás, veio a sucumbir em um triste incêndio. Porém, está sendo recuperado e, logo, será reinaugurado para poder voltar a pleno funcionamento imediatamente.

Embora algumas pessoas considerem ou desconsiderem a existência do Oceano Antártico, o fato é que é muito difícil dimensionar o seu tamanho e também a sua extensão.  Inclusive, existiu uma corrente de países que se tornaram favoráveis à definição do Oceano Antártico como sendo, de fato, uma formação marítima assim como o Oceano Atlântico e Oceano Pacífico. Porém, dois países se mostraram contra essa criação: Brasil e Estados Unidos.

O Clima

O Clima no Oceano Pacífico é bastante variável, apresentando máximas de 10 graus e mínimas que podem chegar a até 20 graus negativos. Por conta dessas variações de clima, a existência de gigantescos icebergs, alguns com mais de quilômetros de extensão, é bastante comum, o que é um grande perigo para a navegação. O ponto mais profundo do Oceano Antártico está localizado no extremo meridional da Fossa Sandwich do Sul, tendo uma profundidade de mais de sete quilômetros.

Sobre a existência de recursos naturais pouco se sabe, mas o que se especula é que a presença de gás e petróleo em suas águas, sendo que as jazidas podem ser bastante grandes. O empecilho para sua exploração seria, no caso, o acordo existente entre os países bem como, também, o grande impacto ambiental que seria causado pela exploração desses recursos minerais em um local onde a preservação do meio ambiente é muito importante. Imagina se, durante a exploração, há um derramamento de óleo na região? Os danos na biodiversidade seriam tremendamente horrorosos.

Ilhas do Oceano Antártico

Ilhas do Oceano Antártico

E, por falar em sua biodiversidade, essa é outra riqueza que ainda não é explorada cientificamente. Segundo os pesquisadores, o local é bastante conhecido por apresentar uma grande gama de animais, tais como pinguins, frutos do mar e até mesmo cianobactérias. Uma exploração realizada há alguns anos indicou a existência de fósseis de bactérias tão antigas que podem ser consideradas como as primeiras ancestrais das bactérias que existem hoje em nosso planeta. Vale a pena ressaltar que eram muito mais simples do que as que existem hoje.

Ilhas Antárticas

Para conferir algumas ilhas do oceano antártico, não deixe de conferir o link a seguir, que irá trazer uma lista com as principais ilhas existentes nesse continente.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ilhas_ant%C3%A1rticas_e_subant%C3%A1rticas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *