O Que É Poluição Ambiental?

O Que É Poluição Ambiental?

A poluição do ar tem sempre acompanhado às civilizações. Começou desde os tempos pré-históricos, quando o homem criou os primeiros incêndios. De acordo com o artigo de 1983 da revista SCIENCE, “a fuligem encontrada no topo das grutas que estão presentes no local por séculos. A estrutura tem ampla evidência de que os vestígios se relacionam de forma direta com o uso incorreto no manejo das fogueiras”.

O forjar de metais parece ser ponto chave de viragem na criação de níveis de poluição atmosférica significativa. Amostras do núcleo das geleiras na Groenlândia indicam aumento que se associa à produção de metal grego, romano e chinês. Os ingleses lançaram veto no sentido de não permitir a queima de mar de carvão ao proclamar medida oficial de Londres, no ano de 1272, depois que a fumaça incomodou os nobres.

Poluição Ambiental (PA) e Revolução Industrial

A poluição do ar virou problema global, em especial depois da Revolução Industrial. Exemplo de danos perigosos está na grade nuvem de 1952. Grande Fedor no Thames, no ano de 1858, foi um dos primeiros fatos que causaram impacto em larga escala e o reconhecimento das autoridades de que a problemática era maior do que se pensava nos séculos anteriores. De qualquer maneirar, especialistas apontam as Revoluções Industriais como principal marco no que tange aos estragos do meio ambiente por conta do ritmo de trabalho acelerado e com base nos combustíveis fósseis.

Consciência Moderna e Poluição Ambiental

A poluição tomou os jornais ao ponto de virar caderno especial nos exemplares impressos de forma diária que anunciavam à humanidade os reveses que existia na forma de desenvolvimento que as principais potências procuraram trilhar desde o começo da segunda metade do século XX. As Grandes Batalhas Mundiais aumentaram as preocupações do público por conta dos testes atômicos radioativos.

Processos judiciais na década de noventa do século XX ajudaram a trazer aperto das regras na Califórnia. Enquanto o mundo começou a vivenciar a Guerra Fria existia aquele sentimento de que em qualquer momento um dos lados das potências mundiais que ditavam as regras do mundo apertasse o famoso botão de emergência. As décadas de cinquenta e sessenta receberam boom de pesquisar que levaram como bases os testes dos nucleares, capazes de lançar resíduos que possuem alto poder de radiação com capacidade de matar grande número de pessoas por longos anos.

Poluição Ambiental

Críticos enxergaram de forma positiva as bombas de Hiroshima e Nagasaki, não por conta da morte dos japoneses, mas sim porque o mundo percebeu o perigo que consiste a modalidades. Desde então, grande parte das nações do planeta passaram a se reunir para lançar atos contra países que insistem em trabalhar com tendências nucleares, em principal quando existe a surpresa de que se está enriquecendo para fabricar estruturas bélicas. Durante a Guerra Fria, capitalistas e socialistas ameaçaram a apertar o botão vermelho em diversos momentos, mas os líderes não cumpriram a ameaça por parte da opinião pública e da imprensa que aumentou o poder de tecnologia na cobertura durante o mesmo período.

O lago Karachay, nomeado pelo Instituto Worldwatch como “o local mais poluído” na terra, serviu como um local de eliminação para a União Soviética entre 1950 e 1960. O segundo lugar está na área de Cheljabinsk, também na extinta URSS. Não se pode ignorar o fato de que a necessidade por desenvolver as economias e se sobressair no mercado fez com que acontecesse o aumento das usinas nucleares. Chernobyl e Three Mile Island trouxeram problemas históricos e representavam o modelo da incerteza quando ao método para crescer e prosperar a sociedade.

Catástrofes e Poluição Ambiental

Em termos práticos os “poluentes orgânicos persistentes” descreve grupo de produtos químicos. Embora os efeitos permaneçam com pouco saber por parte dos cientistas, foram detectados em habitats ecológicos distantes da indústria. Um paradigma do gênero que não pode ser ignorado a título do estudo está nas terras árticas que demonstrou aumento e acúmulo problemas em curto período de tempo.

Problema a se exemplificar acontece na Grande Mancha de Lixo do Pacífico, enorme concentração de plásticos, lodo químico e detritos coletados em grande área do Oceano Pacífico pelo Giro do Pacífico Norte. Traz consequências múltiplas e graves, tais como o aumento da mortalidade dos animais selvagens, a propagação de espécies invasoras e ingestão humana de produtos químicos tóxicos.

Tipos de PA e Danos à Atmosfera

(A) Sujeira na atmosfera (B) Manejo Irregular: Desmatar para lucrar sem levar em conta os locais nos quais se permite explorar desde que exista licença por parte do poder público. (C) Poluição sonora: Engloba o ruído da estrada, das aeronaves, industrial e de alta intensidade sonar.

(D) A contaminação radioativa. (E) A poluição térmica consiste na mudança de temperatura em corpos naturais por influência humana, tais como o uso da água para refrigerar as usinas, por exemplo.

(F) Poluição visual, como acontece nas linhas de energia, autoestrada, outdoors, cicatrizes, acidentes geográficos (a partir de mineração a céu aberto), entre outros. (G) A poluição da água, por descargas residuais do tipo comercial e resíduos industriais em zonas aquáticas superficiais, as descargas nos esgotos domésticos e contaminantes químicos, como o cloro, a partir de esgoto tratado.

Poluição Atmosférica

Poluição Atmosférica

As emissões dos automóveis são principais causas da sujeira na atmosfera. Fontes de poluentes principais incluem fábricas de produtos químicos, resíduos tóxicos, atividade disposição, carvão, incineradores, grandes fazendas de gado (vacas leiteiras, suínos, aves, entre outras espécies). Poluição atmosférica representa problema pontual na sociedade, em especial depois da Revolução Industrial e se estendeu ao passado recente, como na grade nuvem de 1952. A capital inglesa também registrou um dos casos extremos de problemas de qualidade de água com o evento denominado.

Por fim vale ressaltar que o problema acontece desde os primórdios. Porém o homem passou a notar a problemática apenas depois da Revolução Industrial e das Grandes Batalhas Mundiais. O forjar de metais parece ser ponto chave de viragem na criação de níveis de poluição atmosférica significativa. Amostras do núcleo das geleiras na Groenlândia indicam aumento que se associa à produção de metal grego, romano e chinês.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *