Mineração De Carvão No Brasil

Antes de usarmos a gasolina abundantemente, era o carvão mineral o grande responsável pela luz, cozimento e locomoção. Este é considerado o combustível natural mais presente em todo o planeta, com grandes fontes no Brasil. É de extrema importância para a economia brasileira também.

Mais de 6.185 milhões de toneladas de carvão são atualmente produzidos no mundo. . Os maiores países produtores de carvão não se limitam a uma região. Os cinco maiores produtores de carvão rígidos são China, EUA, Índia, Austrália e África do Sul. Grande parte da produção mundial de carvão é usada no país em que foi produzido. Apenas cerca de 15% é destinado ao mercado internacional.

Mineração De Carvão No Brasil

Mineração De Carvão No Brasil

Composição Do Carvão Mineral

O carvão mineral tem este nome porque sua fonte é de minérios. Sua composição é principalmente carbono e magnésio na forma de betumes. Ele não passa de uma pedra e pode ter duas variações de cores: preto e marrom bem escuro. É bastante residual, deixando manchas em quem toca com os dedos. Sua textura lembra um giz muito duro.

http://www.youtube.com/watch?v=1Kf3OXJjmrU

Como é Extraído o Carvão Mineral?

A escolha do método de mineração é em grande parte determinada pela geologia do depósito de carvão. A mineração subterrânea é atualmente responsável por uma parcela maior da produção de carvão a céu aberto do mundo. A mineração de superfície representa cerca de 80% da produção na Austrália, enquanto nos EUA é usada por cerca de 67% da produção.

Mineração de superfície – também conhecida como mineração a céu aberto ou céu aberto é econômico somente quando a camada de carvão está perto da superfície. Este método recupera uma proporção mais elevada do depósito de carvão de mineração subterrânea pois todos os veios de carvão são explorados. Cerca de 90% ou mais do carvão pode ser recuperado. As grandes minas a céu aberto podem cobrir uma área de muitos quilômetros quadrados e usar grandes peças de equipamento.

Como é Extraído o Carvão Mineral?

Como é Extraído o Carvão Mineral?

Mineração subterrânea – Com este método, depósitos de carvão são extraídos pelo corte de uma rede de ‘quartos’ na camada de rocha e deixando para trás “pilares” de carvão para sustentar o teto da mina. Estes pilares podem ser de até 40% do total de carvão na costura.

Outro método envolve a extração completa de carvão por uma secção da costura, usando tosquiadores mecânicos. Requer um planejamento cuidadoso para assegurar se existe uma geologia favorável em toda a seção antes de iniciar o trabalho de desenvolvimento.

Os avanços tecnológicos têm feito da mineração de carvão hoje um dos métodos de extração mais produtivos das últimas décadas. Para acompanhar a tecnologia e extrair carvão de forma tão eficiente quanto possível, o pessoal de mineração investe em modernos e altamente qualificados equipamentos, baixando o custo da mão de obra e aumentando o da produção.

A Mineração Do Carvão No Brasil

No Brasil, o carvão é um dos produtos amplamente usados pela indústria como fonte de energia por seu baixo custo. O carvão de nossas terras vem principalmente da região Sul e também da Sudeste, exportando até para países próximos. Somos uma fonte rica de mineração.

Infelizmente nosso território não é tão rico de mineração de carvão, mesmo sendo tão vasto. O solo pobre da maior parte do território torna a região sul o foco da produção. Nos demais estados pode haver extração, mas em baixo número.

Os estados com reservas de carvão mineral em grande quantidade no país são: Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Acre. O Sul, porém, produz a maior parte que vai para uso em todo o Brasil.

O motivo disso é a qualidade do produto do sul. O solo é mais rico. Para o mundo, a qualidade de nosso mineral é baixa, mas ele tem grande poder de queima e por isso serve para o nosso uso.

Quando Começou a Mineração No Brasil

Nossa história com o carvão como fonte de energia é bem antiga. Data de nada menos que 1855, ano em que a primeira fonte de extração por arroio foi inaugurada. Alguns anos depois, com a descoberta de tanto carvão mineral, já estávamos usando e explorando as fontes em grande quantidade.

Os Usos Do Carvão Mineral

Carvão tem muitos usos importantes em todo o mundo. Os mais importantes são geração de energia, produção de aço, fabricação de cimento e como um combustível líquido. Cerca de 6,6 bilhões de toneladas de carvão foram usados ​​em todo o mundo no ano passado e, desta quantidade, 1 bilhão de toneladas era do tipo carvão marrom.

Desde 2000, o consumo mundial de carvão cresceu mais rapidamente do que qualquer outro combustível. Os cinco maiores consumidores de carvão  do mundo são a China, os EUA, a Índia, a Rússia e o Japão. Estes países são responsáveis ​​por nada menos que 76% do consumo total de carvão global.

Diferentes tipos de carvão têm usos diferentes. O carvão vapor (também conhecido como carvão térmico)  é usado principalmente na geração de energia. O carvão de coque ( (também conhecido como carvão metalúrgico) é usado principalmente na produção de aço.

O maior mercado para o carvão é a Ásia, que atualmente responde por mais de 67% do consumo global de carvão, embora a China seja responsável por uma parte significativa deste número.

Muitos países não têm recursos energéticos naturais suficientes para cobrir suas necessidades de energia e, portanto, precisa importar energia para ajudar a satisfazer as suas necessidades. Japão, China Taipei e Coréia, por exemplo, fazem todos os meses a importação de quantidades significativas de carvão vapor para geração de eletricidade e carvão de coque para a produção de aço.

Outros usos importantes de carvão incluem refinarias de alumina e a fabricação de papel e na indústria farmacêutica. Vários produtos químicos podem ser produzidos dos subprodutos de carvão. O alcatrão de carvão refinado, por exemplo, é utilizado na fabricação de produtos químicos, tais como o óleo de creosoto, naftaleno, fenol e benzeno.

Os diferentes produtos de carvão ou sub-produtos são: sabão, aspirina, solventes, tintas, plásticos e fibras, tais como rayon e nylon. O carvão é também um ingrediente essencial na produção de produtos especializados como o carbono ativado e fibra de carbono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *