Praticamente todo material pode ser reciclado, o que deve ser levado em consideração é a finalidade desta reciclagem, se é uma atividade louvável de preocupação e cuidados com o meio ambiente, ou se a intenção é fazer um negócio lucrativo através desta reciclagem.
Quando se trata de reciclagem comercial o que deve ter em mente é se a reutilização, ou o remanufaturamento do material é viável, e para tal, deve-se pensar em logística, em transporte, na facilidade ou não de encontrar tal material e seu valor econômico agregado.
Entretanto se sua intenção é apenas contribuir para o descarte correto e a melhor manipulação e reciclagem de matérias, praticamente todo tipo de produto e matéria pode ser reciclada.
A agua pode ser reutilizada, seja na coleta ou no descarte, como, por exemplo, a agua utilizada na limpeza da roupa, pode ser aproveitada para lavar a área onde foi feito o trabalho, ou mesmo em outras partes comum da residência.
Sobras de alimentos são produtos orgânicos riquíssimos para a terra, e uma consequente horta, que pode ser feita e mantida em qualquer lugar, até mesmo dentro de um apartamento, bastando para tanto, reutilizar outros materiais tais como baldes velhos que seriam descartados, mas que podem servir para a base de uma horta ao colocar as plantas, e hortifrútis a serem cultivadas. Mas lembre-se de colocar detalhes no balde, para que o mesmo mude de aspecto, uma boa pintura, por exemplo, ou um revestimento ajudará na aparência do mesmo.
Reutilizar lâmpadas queimadas, enchendo-as de agua ou não, dando uma boa pintura pode ser um bom e belo enfeite em partes e cômodos da residência. Vidros em geral podem ser reciclados, e tanto para a utilização comercial, quanto para a revitalização e transformação em verdadeiras obras de arte. Garrafas e copos tomam formas e servem de base para floreiras entre outras coisas.
Garrafas Pet servem para muitas coisas, entre elas, controlar, por exemplo, o fluxo de agua na irrigação de plantas em geral. Ficam belas se bem tratadas, pintadas e até mesmo agrupadas. Pode-se fazer até mesmo um bote, para flutuar se a pessoa morar perto de um rio, lago ou mesmo riacho.
Plásticos em geral, não servem apenas, mas devem ser prioritários na reciclagem, já que o seu uso indiscriminado e necessário faz parte de nosso dia a dia, e o encontramos em praticamente tudo e em todo local que vamos. O seu descarte a natureza compromete a mesma, já que sua demora é comprometedora para todo o meio ambiente.
Pneus também devem ser reciclados, pois equilibra na queima de petróleo para sua produção. E mais o descarte a natureza pode ser inadequado e provocar danos à mesma. Um pneu reciclado economiza muitos materiais utilizados em sua confecção, e a demanda de matéria prima acaba sendo um inconveniente na produção deste, e a sua reutilização pode dar uma contribuição considerável ao meio ambiente.
Vidros em geral, também devem ser reciclados, já que para sua confecção, muitos poluentes são extraídos e produzidos, e a reutilização corrobora para um melhor aproveitamento de materiais e diminui a demanda. Vidros podem ser reciclados ou reutilizados, como enfeites, para uma atividade artesanal, para a própria segurança, ao ser instalado no alto do muro em forma de “cacos”, enfim a reciclagem deste ajuda em demasia a natureza e nunca deve ser abolido ou abandonado.
Latas em geral, e não só as de refrigerante e cerveja, é o carro chefe no quesito reciclagem, de fácil manuseio e já bem difundido, a reciclagem deste material já colocou o nosso País na vanguarda desta tecnologia, mas é bom saber que ainda a produção versus reciclagem está ainda muito desproporcional, e para tal devemos ainda colocar mais energia e dedicação.
Alumínio é um material muito utilizado na indústria para as mais diferentes e difusas atividades, e deve ser bem reutilizado, já que é uma matéria prima que em sua extração e confecção agride muito o meio ambiente. Além do alumínio o ferro é outro material necessário, porém em sua confecção e transformação, a queima e a utilização de outros materiais agridem nossa natureza.
Reutilizar é um ato de amor. Amor ao próximo, para que ele possa coexistir, um ato de amor a natureza, para que esta possa sobreviver as degradações que a ambição humana lhe afronta, um ato de amor as gerações futuras, que nem a conhecemos ,mas temos a obrigação de lhe oferecer e permitir sua vinda. E por fim um ato de amor a si mesmo, já que na roda e na rota da vida, tudo o que fazemos de uma forma ou outra se volta para nós e esta talvez seja a maior idiotice que o Homem faz contra sua própria vida.
A reciclagem é o grande desafio a ser seguido e colocado em prática. Nada no universo é tão volumoso, que nunca acabará, e mesmo que se transforme que se reutilize, pode fazer falta, ou mesmo acabar, e no equilíbrio, com certeza tal material fazendo falta, prejudicará, mesmo que seja substituído o equilíbrio necessário para nosso planeta.
Reciclar é uma atividade lucrativa, generosa, consciente, mas necessária também, já que o legado que pretendemos passar não é a de destruidores, mas sim a de criadores e desbravadores de pessoas que modificaram e transformaram a vida em sociedade mais segura, mais confortável, mais fácil de viver, cheias de vida e fartura. Deixar um legado é acreditar no que se faz, e passar adiante esta certeza e necessária ação, viver para o outro como se sempre houvesse o amanhã.
Muitos materiais ainda seriam necessários serem citados, mas com certeza independente de qual material for, nós devemos nos estamos preparar para reciclar e dar um novo rumo ao que se tornou obsoleto ou sua utilidade não é mais mister, todavia a certeza de que estamos fazendo a coisa certa e a atividade correta, viveremos mais e melhor, sem ao menos comprometer a nós mesmos, nem tão pouco diminuir e prejudicar as gerações futuras, nem o nosso ecossistema.
Hoje em dia todas as pessoas só falam em uma coisa: sustentabilidade e meio ambiente. Argumentos para salvar a natureza não faltam, mas quem realmente faz alguma coisa para mudar o mundo onde vivemos? Estamos habituados com todas as nossas tecnologias e nossos hábitos de homens modernos, e é complicado tirar todos esses confortos do nosso dia a dia, não?
Pois é, isso explica porque as pessoas não se preocupam o quanto deveriam com o meio ambiente. Existem várias formas de fazer com que o meio ambiente seja salvo. Podemos ficar falando e falando sobre o assunto ou podemos realmente fazer alguma coisa. São iniciativas simples.
Você pode reciclar. A maioria dos materiais é reciclável e podemos fazer essa separação sem mais problemas. Podemos separar os metais, vidro, papel, plástico e outros que são derivados desses materiais. Assim fica mais fácil de mudar o mundo, se cada um fizer a sua parte.