A conservação ambiental dentro do país é uma preocupação antiga que tem diversos defensores ao longo dos anos. No entanto, a ação real só começa a ser tomada pela iniciativa privada – fora do governo e de maneira a não obter lucros – a partir de 1986, quando a Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica foi criada.
A preocupação é antiga, mas o problema está conosco até hoje. Há mais de três décadas se percebe que a Mata Atlântica, uma das últimas reservas naturais deste tipo de mata no planeta, corre risco por ser usada de maneira inadequada e explorada de forma ilegal.
Para prevenir a destruição e tentar reparar os danos já cometidos a ela, a ONG SOS Mata Atlântica busca promover a conscientização entre a população brasileira através de projetos de educação ambiental e ações de cunho público, além de parcerias em voluntariados, manejo de ecossistemas e a promoção do desenvolvimento sustentável.
Longe de ser uma ONG radical e tentar proibir o comércio e produção baseado na mata atlântica, a SOS Mata Atlântica tenta promover o equilíbrio entre a extração necessária para a população residente naquela área e o controle do quanto pode ser retirado sem ferir a mata natural.
É uma maneira de se fazer crescer a economia sem ser às custas da natureza, preservando a fonte de riquezas e comércio que ali existe, mas sem prejudicar aqueles que necessitam dela para viver.
Por ser uma organização tão antiga e respeitada, a SOS Mata Atlântica tem parceiros em diversos campos, indo desde grandes instituições bancárias até pequenas empresas, todas visando a conservação de um ambiente rico, como é a mata atlântica brasileira, e tentando fazer com que o capital investido na ONG seja utilizado de maneira correta para os fins a que é destinado.
Além destes parceiros, a ONG também se sustenta a partir de uma Loja Virtual, com produtos naturais e cultivados de maneira correta e ecológica, vendendo todo o tipo de artigos, como canecas, camisetas, bolsas e muito mais.
Estes recursos, tanto de doação quanto da venda feita nas lojas virtuais e nas parceiras que comercializam o produto, vão para as iniciativas que visam a proteção da Mata Atlântica, como cursos e manifestação, além de profundas discussões políticas.
Para se filiar a ONG você precisa simplesmente visitar o site e ver as maneiras possíveis de filiação, que varia de acordo com o projeto ao qual você estará se engajando. O Banco Bradesco também contribui com esta parte da Organização Não Governamental e promove a filiação através de alguns dos seus cartões, em que o valor da filiação já consta diretamente da anuidade do cartão.
Para saber mais sobre a ONG SOS Mata Atlântica visite o site.
gostaria de me filiar a ong, muito grato !