Focos de Calor: Temperaturas Acima de 47°C

Conceitos

O conceito de “focos de calor” ainda é bastante confundido com “incêndio florestal” e “queimada”, porém, os três não são a mesma coisa. Em grande parte das propriedades privadas de produção agropecuária são utilizadas queimadas controladas como uma forma de preparar o solo.

.

A seguir conceituamos o que são focos de calor, queimada e incêndio florestal. A partir desses conceitos torna-se mais fácil diferenciar uma coisa da outra.

Focos de Calor

Uma área considerada foco de calor é aquela cuja temperatura está acima de 47°C, essa elevada temperatura pode ou não ter relação com um incêndio.

Queimadas

Focos de Calor: Temperaturas Acima de 47°C

Focos de Calor: Temperaturas Acima de 47°C

As queimadas são práticas bastante comuns em propriedades com fins de produção agropecuária para que seja possível abrir a mata, limpar o solo e promover a renovação da área para servir de pastagem. É importante que esse tipo de procedimento seja feito de acordo com as condições ambientais estabelecidas e que o fogo seja mantido confinado, além disso, é necessário ter autorização de um órgão ambiental.

Os ambientalistas são radicalmente contra as queimadas, mesmo quando realizadas seguindo as regras, pelo fato de que promovem o desmatamento e ainda causam a emissão de CO2 no processo de queima.

Incêndio Florestal

Incêndio

Incêndio

Trata-se da incidência de fogo descontrolado numa área de floresta seja ele causado naturalmente (umidade, temperatura elevada e seca) ou mesmo de forma intencional pelo homem. Quando uma queimada sai de controle pode atingir uma área de floresta e se constituir num incêndio florestal e numa grande tragédia.

Depois de saber mais sobre cada um desses conceitos é mais fácil entender o que são os focos de calor.

O Monitoramento dos Focos de Calor

O monitoramento dos focos de calor fica a cargo do Centro de Pesquisa do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A avaliação é feita por meio da análise de imagens que são geradas por diferentes satélites que realizam o rastreamento da superfície da terra todos os dias, alguns mais de uma vez por dia.

Mapas de Foco de Calor

Os mapas de focos de calor são bastante úteis para visualizar possíveis pontos de queimadas, porém, lembramos que podem existir focos sem que haja incêndio. Essas imagens são captadas via satélite e apontam as regiões em que as temperaturas estão mais elevados do que 47°C.

As diferentes cores utilizadas nesses mapas simbolizam as intensidades diversas de temperaturas. Para se obter essas intensidades é realizado um escalonamento da temperatura de brilho de cada um dos pontos.

Os dados são recebidos pelo INMET, para facilitar a leitura do mapa é acrescentada uma legenda com informações como o nome, a data e a hora em que satélite passou bem como graus de intensidade das queimadas, quando essas existem. Também é possível identificar no mapa uma escala de cores que ajuda a identificar a intensidade de calor.

Para consultar os mapas de focos de calor você pode acessar http://www.inmet.gov.br/html/queima/foco_calor.html.

Focos de Calor na Amazônia

Uma das regiões do mundo que mais apresenta os focos de calor é a Amazônia. Muitas pesquisas desse fenômeno são realizadas e com a ajuda de satélites que são capazes de fazer a “leitura” das temperaturas em diferentes regiões da Terra é possível identificar onde estão os focos.

O mapa monitora a intensidade de calor de uma região no momento (hora e data) em que passou sobre ela. Para a diferenciação das temperaturas cada uma designa uma intensidade de calor. Um grande exemplo de como uma intervenção humana pode mudar a intensidade de calor de uma região é a fronteira entre o Brasil e o Peru.

O Asfaltamento e o Desmatamento

Essa região passou por diversas obras de asfaltamento da rodovia Interoceânica. A obra mudou a lógica de uso da terra nessa região e fomentou a expansão agrícola. A pavimentação realizada nessa área tem contribuído para a geração de focos de calor. Cerca de 93% dos focos de calor da região amazônica estão em Madre de Dios, cidade peruana.

Já no território brasileiro foram detectados vários focos de calor nas regiões próximas do centro urbano de Boca do Acre. Há muitos focos também na fronteira com a cidade de Lábrea (Peru), região em que há um assentamento Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária).

Porém, não é somente o asfaltamento da região que tem gerado os focos de calor, mas também o intenso processo de desmatamento que vem acontecendo nessa região.

Focos de Calor no Mato Grosso

O estado do Mato Grosso é o estado brasileiro que mais enfrenta problemas com os focos de calor. Não é raro que o estado esteja em primeiro lugar na lista de lugares com mais focos de calor. Em 2013 os mapas de verificação encontraram 11.932 focos de calor no estado contra 6.650 do segundo colocado, Tocantins e 4.138 do terceiro, Maranhão.

Além da questão agropecuária, um segmento bem forte no estado, devemos ressaltar que as condições climáticas também são propícias, uma vez que as temperaturas são elevadas e existe pouca umidade. Para se ter uma ideia o menor índice de umidade relativa do ar pode chegar a 16% no estado. Dentre os dez municípios de Mato Grosso que apresentam muitos focos de calor, sete, estão dentro do bioma Amazônico.

Medidas Contra o Fogo

Embora os focos de calor não signifiquem necessariamente que existem queimadas ou incêndios é importante que sejam tomadas medidas para evitar as ocorrências com fogo, pois é fácil que as queimadas tomem contem da região. Dentre as ações preventivas estão a organização de equipes de educação ambiental que ensinem as pessoas a ter ações preventivas para não começar o foco de fogo.

Em regiões como o estado do Mato Grosso, com focos de calor oriundos da temperatura ambiente, são proibidas atividades que envolvam queimadas no meio rural. Em geral a restrição se dá no período em que os focos de calor estão mais intensos e em maior quantidade.

Nas cidades atividades como queimadas são proibidas durante o ano todo, pois o risco de começar um incêndio sem controle é muito grande. Os focos de calor, sejam naturais ou causados por ação do homem, precisam ser vistos com cuidado e atenção.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *