Este tipo de erosão em margens faz com que o material suspenso seja depositado na água. As ondas se formam por ações que são realizadas pela água e vento. Os efeitos podem ser notados em ambientes praieiros ou campais que carrega mar e rio. As erosões naturais do gênero são propiciadas por ondas, ventos e chuvas, ocasionando problemas na cobertura ou manejo do solo. Conheça informações sobre erosões criadas pelas ondas oceânicas.
Erosão Marítima
As erosões criadas pelas ondas representam uma categoria singular dentre as diversas que compões o campo da erosão marítima. Existem processos complexos atenuantes nas dinâmicas das condições costeiras que modelam as linhas das costas, propiciados por: Ventos, correntes, ondas e marés.
Ventos: Principais responsáveis por gerar corrente litorâneas. Fato que contribui para formação dos tamanhos e velocidades das ondas e sedimentação litorânea, ambiente no qual acontecem os maiores índices de erosões do gênero. O conjunto de ventania gera ondas.
Ondas: Possuem amplo número de agentes energéticos, sendo de fato a principal causa das erosões do gênero. Pode gerar correntes distintas que na prática forma os terrenos arenosos chamados de praias.
Movimentação de Areia
As ondas que batem na praia causam correntes que variam conforme as características das superfícies. Correntes litorâneas realizam o transporte dos sedimentos que se movimentam de acordo com mar e marés: Ondas vindas de oceanos com movimentos rítmicos de acordo com a ação dos astros nas águas.
Ao acumular ou erodir as costas as marés são causadoras de profundos acontecimentos dentro das sedimentações nos litorais. A variação acontece pelas correntes horizontais provindas das marés. Pode acontecer, no máximo, duas vezes ao mês, entre as luas novas e cheias, mais precisamente na sizígia – momento de maior altura à maré.
Ondas, praias e desequilíbrio: Relação entre capacidade de transporte e aporte de sedimentos determinam o nível de instabilidade da praia e erosões causadas por ondas que podem trazer areias de outras regiões arenosas, propiciando desequilíbrio gerador de acúmulos e erosões entre as regiões. O balanço sedimentar pode ser modificado por outras situações como: Mudanças do nível do mar ou as edificações de engenharias que provocam o bloqueio do transporte dos sedimentos.
Desaparecimento do litoral: O mundo ambiental está preocupado com inúmeros problemas que existem nesta tematização. As mudanças de níveis dos mares representam aspecto estudado e abordado por ONGs e organizações governamentais. Existem chances de algumas regiões costeiras desaparecerem por causa da problemática.
Principal causa está no descongelamento das calotas polares, fato que segundo os cientistas acontece pelo menos há vinte milênios. Durante este tempo o nível do mar subiu por quase duzentos metros, fato que auxilia na diminuição do litoral. Atualmente em escala mundial as águas oceânicas aumentam 05 centímetros em cada vinte e cinco anos.
Por Renato Duarte Plantier
.