Deserto da Patagônia Curiosidades

Deserto da Patagônia Curiosidades

Essa região fica localizada ao sul no Continente americano. Possui uma área de 80.0000 m² aproximadamente, situado nos países da Argentina e do Chile.

A maior parte está localizada do lado da Argentina, que detém 76% do território. E a menor parte fica com o Chile, que detém 24% do território.

A região da Patagônia é ocupada por cerca de 2.500.000 habitantes. Porém, a distribuição da população não é uniforme, ela é bem dispersa. A ocupação por km² é de, mais ou menos, 2,6 habitantes, o que é reduzida.

Contrariando a imaginação de muitos, o clima da região da Patagônia é bem seco. Devido às temperaturas muito baixas, há uma redução na pluviosidade da região, pois as baixas temperaturas atuam impedindo a evaporação. E a consequência disso é a não formação de nuvens. E, se a quantidade de nuvens é pouca, consequentemente a frequência de chuvas também é pouca.

O clima da região da Patagônia depende muito dos ventos e das massas de ar vindas do oceano pacífico. Em relação às precipitações, elas acontecem em uma pequena área ao leste, local onde há um quantidade maior da pluviosidade. Os efeitos dessa pluviosidade maior, são notados no desenvolvimento da paisagem nesse local, que se constitui de florestas e vegetação, com uma intensa diversidade no âmbito ambiental.

A região da Patagônia possui dois tipos de relevo, um formado por planaltos e outro formado por montanhas.

Também conhecida pelo nome de Patagônia Extra Andina, a região formada por planaltos tem incidência de baixas temperaturas no decorrer de todo o ano, e um clima bem seco. Planícies fluviais, originadas pela água de rios que corre no relevo, entrecortam a região.

Na parte ocidental da região da Patagônia, ficam as montanhas, conhecidas como Cordilheiras dos Andes. Estas montanhas chegam a ter uma altitude de 3000 metros. As temperaturas desta região sofrem influência da altitude e, no verão e na primavera, é quando há mais pluviosidade. A região é cheia de lagos, consequência do desgelo dos glaciares e da neve que acumula no alto das montanhas. O degelo acontece periodicamente. Esses lagos permanecem congelados e, nos meses em que a temperatura aumenta, eles descongelam.

Grande parte das terras da Patagônia é atingida pelo clima seco. Em razão disso, esta região tem o deserto considerado o maior da América do Sul. A região onde se localiza os planaltos, praticamente não tem vegetação alguma. Ou, se há, ela é muito escassa.

Localizadas em uma área bem menor, as florestas constituem a paisagem da região da Patagônia. Elas ficam na região andina da Patagônia, onde a altitude é menor. Em algumas partes do ano, surgem na região vegetações como, estepe, tundra, vegetação típica da montanha e bosques austrais.

Localizada ao extremo sul da patagônia, a Tierra del Fuego, é também conhecida pelo nome de “o fim do mundo”. Este apelido surgiu por causa de sua localização que é única, ela fica próxima ao Polo Sul. Nos meses em que é verão, o dia chega a ter 18 horas de claridade da luz. Já no inverno, são apenas de 7 a 8 horas de luz solar.

Parque Nacional Tierra del Fuego

Parque Nacional Tierra del Fuego

Economia da Patagônia

Na região da Patagônia, a atividade econômica principal é o turismo. Por causa de sua localização, que fica ao extremo sul, e pela sua proximidade à zona polar, as expedições têm a região como ponto de partida rumo a Antártica. Devido à grande aglomeração de pinguins e animais, como os leões marinhos, turistas de várias partes do mundo são atraídos para a região.

A pesca, a agricultura e a pecuária também fazem parte das atividades econômicas que integram a região, ainda que sejam em uma proporção menor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *