Deserto da Patagônia Clima

No post de hoje, vamos aprender um pouco mais sobre o Deserto da Patagônia, clima, melhor época para visitar, baixa temporada, muito mais…

A Patagônia, na qual estão inclusas as províncias Chubut, Rio Negro, Neuquén, Santa Cruz e a Terra do Fogo, é composta de um grande planalto, que desce em sentido ao Oceano Atlântico, desde os Andes.

O Deserto da Patagônia, que se estende até a região sul da América do Sul, se caracteriza por um clima desértico frio, que possui pouca pluviosidade, se concentra entre os meses de junho e julho, com muitas alterações de temperatura e ventos bem fortes. O clima é ainda mais frio na Província da Terra do Fogo, e a precipitação também é mais abundante.

O clima do Deserto da Patagônia é seco, com as temperaturas mais moderadas ao sul e ao norte. Apresenta características subantárticas. Enquanto que, na região sul, apresenta características de um clima sub-ártico, que se caracteriza pelas poucas chuvas, que variam entre 200 e 800 mm por ano, e pelos ventos fortes.

Na região norte da Patagônia, o clima é mais moderado durante o outono e a primavera. Porém, os dias com vento são bem frequentes. Entre janeiro e fevereiro, durante o verão, os termômetros podem ultrapassar os 30°C. No entanto, como as temperaturas variam bastante, pode ter dias frios também.

A temperatura fica entre 12°C e 20°C no Parque Nacional dos Glaciares. E, no verão, pode chegar a 28°C. A temperatura máxima também pode oscilar entre 4 e 15°C no extremo sul. E a mínima fica entre -1 e 5°C. O que significa que, em um mesmo dia, o clima pode variar bastante.

Patagônia

Patagônia

No clima da Patagônia, o vento é um elemento bem presente e constante durante o ano inteiro. Os meses que apresentam um pouco menos de vento são: entre outubro e meados do mês de novembro; e entre meados do mês de março e o mês de abril.

Qual a Melhor Época Para Visitar o Deserto da Patagônia?

A melhor época para visitar o Deserto da Patagônia é no verão. Pois é quando os dias são mais longos e as temperaturas apresentam-se mais amenas. E os melhores meses são entre dezembro e fevereiro, que é quando o verão está bem no auge.

Porém, nos meses de novembro, e até o fim do mês de março, e início de abril, também dá pra viajar para o local, pois as condições ainda estão boas. O único problema de visitar durante a alta temporada, é que os preços são bem mais elevados.

Deserto da Patagônia

Deserto da Patagônia

Não é aconselhável viajar para a Patagônia no inverno, pois as temperaturas são bem baixas nessa época, os dias são mais curtos e, certamente, haverá muito ponto turístico fechado, como lugares de passeio e trilha, por exemplo. É um período de baixa temporada.

Uma observação para quem quer evitar as chuvas é que, ao viajar para a Patagônia, esse é um risco presente em qualquer época do ano. A chuva se divide o ano inteiro, mas de maneira mais equilibrada, acontecendo em todos os meses do ano. A dica é estar sempre preparado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *