A água é o elemento que constitui nosso corpo e nosso planeta, sem ela ninguém nem nada existiriam. Pode parecer piegas falar isso, mas devemos nossa existência completamente a água, além de bebermos, de cozinharmos, tomarmos banho, lavarmos roupas e louça. Ou seja, em quase tudo o que fazemos temos a água presente.
A Água
Todos sabem que a água é um liquido transparente, que não tem sabor e também não tem cheiro, em outras palavras ela é respectivamente: incolor, insípida e inodora. Sim, repetindo a água é extremamente importante para todas as formas de vida que existem na Terra. Nós humanos, os vegetais e os outros animais, todos dependemos da água para viver.
E Do Que é Constituída a Água?
A água é constituída pelo Hidrogênio e Oxigênio, sendo que sua fórmula é H2O, ou seja, são 2 (dois) átomos de hidrogênio para 1 (uma) de oxigênio, que formam uma molécula. Sabe-se que a água ferve ou chega a seu ponto de ebulição quando alcança os 100°C, e que ela congela ou chega ao ponto de fusão quando é resfriada até 0°C.
A Importância Da Água Em Nossas Vidas
Depois de vermos como a água é formada, devemos ficar atentos para a importância da água em nossas vidas. É muito importante lembrar que se não houvesse a água, não existiria vida em nosso lindo planeta. A água é o elemento mais importante para que haja vida nos seres habitantes deste planeta, que é constituído basicamente por água.
Quais Os Principais Pontos Onde a Água é Utilizada?
- Mantém o funcionamento normal dos seres vivos;
- Ajuda a manter o funcionamento perfeito do meio ambiente e seus ecossistemas, seja ele fauna e flora, lembrando que isso envolve os ecossistemas terrestres e aquáticos;
- Ajuda na agricultura, pecuária e também na indústria, ou seja, em produções de alimentos, medicamentos, bens materiais e tudo aqui que o homem precisa para sobreviver;
- Gera energia elétrica por meio das usinas hidrelétricas, e o mais importante, energia limpa, sem poluição.
- E lembrando que é por causa da evaporação das águas que temos as chuvas que abastecem rios e reservatórios e preservam a umidade do ar.
Sabemos de tudo isso que foi dito logo mais acima, mas mesmo sendo um planeta feito primordialmente de água e existir uma grande abundância dela, vale ressaltar que somente algo em torno de 3% a 4% desse total pode ser consumido, e ainda temos que pensar que boa parte dessa água está congelada nos polos, ou seja, a quantidade de água disponível é ainda menor.
Em um planeta onde 70% é praticamente água, muitas pessoas dizem que não deveria haver problemas com água, afinal existe muita. Mas ai é que está o problema, quando as águas não são salgadas, elas estão poluídas devida a ação do homem ao longo dos anos. Então aquela porcentagem que comentamos anteriormente vai caindo gradativamente, e sim deve aterrorizar a todos.
Depois de baixarmos a porcentagem de água potável devemos fazer uma conta ainda mais assustadora. Em todo o mundo já passamos dos 7 bilhões de habitantes e esse número não para nunca, fazendo com que a população mundial aumente sempre. Por isso, é importante que se economize água, que se use somente o que é necessário e o suficiente.
Caso isso não aconteça, em breve todos terão que fazer essa economia forçada.
A Água e a Poluição
Então falar de economia e não falar da poluição das águas é a mesma coisa que não falar. Estamos com o sinal de alerta ligado afinal à quantidade de água disponível não é mais a mesma que nos últimos 50 anos. Cidades e estados andam passando por forte seca e não tem água sequer para beber, imagine para banhar e higienizar?
Quando falamos em higienizar, automaticamente vem a nossa cabeça a situação da rede de esgoto brasileira, do saneamento básico que não existe em todos os municípios brasileiros, na realidade ela só está presente para uma pequena parte do território brasileiro. Se compararmos a região Sudeste, a mais rica do país, com a região Norte, a mais pobre, vemos um número assustador.
Enquanto no Sudeste existe mais de 40% da população com saneamento, no Norte apenas 5% tem essa cobertura. O mais assustador é que, fica na Amazônia a maior concentração de água doce no mundo, ou seja, com o esgoto da população que lá reside indo diretamente para os rios e mananciais, qual será a água potável que existirá?
Por isso, que é extremamente recomendada que seja feita com urgência a rede de esgoto e saneamento nessa região, para que se possa salvar o que ainda temos.
E o Racionamento, Onde Entra?
E no desespero para tentar economizar água, muitas pessoas já fazem o seu racionamento, o problema são que os outros não fazem. Por outro lado, existem pessoas que simplesmente são forçadas a conviver sem água, nesse caso as pessoas do interior do nordeste, uma região semiárida, que cada vez mais apresenta aspecto de deserto, estão ficando muito tempo sem água.
É muito importante dizer que já existe uma lei do racionamento, que já foi encaminhado ao Congresso Nacional, ela diz que o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, pode tomar decisões em termos de racionamento, em casos de falta/escassez de água possa fazer com que entre em vigor o racionamento de água.
A Água é Um Recurso De Todos
Depois de vermos do que é constituída a água, qual a sua importância em nossas vidas, e na vida de todos os animais e plantas que existem na Terra. Vimos ainda o quão pouco de água temos disponível para o consumo e que quase todo está concentrado nas geleiras, e do que sobra a maior parte está na Amazônia que vem sendo poluída por dejetos e esgoto que não existe.
Mas mesmo com estes problema devemos pensar que a água é um recurso de todos, que todos tem direito a seu acesso e que o problema que hoje muitas pessoas enfrentam deve ser sanado o mais breve possível.