Todo ecossistema apresenta os componentes bióticos (representados pelos seres vivos) e os abióticos (representados pelas condições físicas e químicas do meio). Saiba mais sobre esses componentes do ecossistema a seguir.
Componentes Bióticos – Os Seres Autótrofos e Heterótrofos
Os componentes bióticos do ecossistema são representados pelos seres vivos que são divididos em autótrofos e heterótrofos. Grande parte dos seres autótrofos (algas, plantas e certas bactérias) realiza a fotossíntese através da captação da energia luminosa do sol e utilizando-a na fabricação de matéria orgânica.
Há também alguns (bem poucos) seres autótrofos que fazem quimiossíntese, podemos citar como exemplo algumas bactérias que obtêm a energia para a vida por meio de reações químicas inorgânicas.
Grande parte dos animais, protozoários, fungos e maioria das bactérias são heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Esses serem necessitam de substâncias orgânicas (alimento) que são obtidos através de outros seres vivos ou dos seus produtos.
Os seres que são autótrofos fotossintetizantes além de serem capazes de produzir praticamente todo o alimento que é consumido pelos seres heterótrofos liberam no ambiente o gás oxigênio (O2). O gás oxigênio é utilizado na respiração pelos animais, plantas e diversos micro-organismos.
Componentes Abióticos
Os chamados componentes abióticos de um ecossistema são representados pelos fatores físicos como a temperatura, luminosidade, umidade, ventos entre outros e também pelos fatores químicos como a quantidade relativa dos inúmeros elementos químicos presentes na água e também no solo.
Fatores Físicos: Clima
Alguns fatores físicos que atuam numa determinada região da superfície da Terra constituem o que chamamos de clima. Basicamente o clima é o resultado da ação combinada de luminosidade, temperatura, ventos, pressão, umidade e regime de chuvas.
Um dos fatores determinantes do clima é a radiação solar que atinge a Terra. É importante destacar que além das radiações visíveis (luz) (utilizadas pelos seres autótrofos na fotossíntese) as emanações solares também contêm os raios infravermelhos que são responsáveis pelo aquecimento da atmosfera e do solo. Isso é o que faz com a superfície da Terra seja favorável à vida.
A temperatura ambiental é uma condição ecológica bastante importante e decisiva para que os seres possam viver na superfície da Terra. Os lugares que são muito quentes ou que são muito frios somente podem ser habitados por espécies que sejam altamente adaptadas a essas condições extremas.
A temperatura afeta outros fatores climáticos como, por exemplo, a umidade relativa do ar, os ventos e a pluviosidade (índice de chuvas) de uma região.
Fatores Químicos
Alguns elementos químicos devem estar presentes na água e no solo para a sobrevivência dos seres vivos seja garantida. Um exemplo disso é o fósforo na forma de fosfatos que é de extrema importância uma vez que eles são constituintes fundamentais da matéria viva. Os elementos e os sais essenciais ao seres vivos recebem o nome genérico de nutrientes minerais.
Cadeias e Teias Alimentares no Ecossistema
Produtores e Consumidores
Os seres autótrofos produzem toda a matéria orgânica que é consumida como alimento pelos seres heterótrofos. Dessa forma são chamados de produtores e os segundos são os consumidores. Num ecossistema de campo temos as plantas de capim como os produtores, por exemplo.
Os gafanhotos que se alimentam desse capim são os chamados consumidores primários e os pássaros (que irão comer os gafanhotos) são consumidores secundários. Uma cobra que vier a se alimentar dos pássaros é um consumidor terciário e assim por diante.
Alguns organismos tem uma alimentação variada e por isso são chamados de onívoros (do latim omnis, tudo e vorare, comer, devorar). Um exemplo de onívoro é o próprio ser humano. Uma pessoa come vegetais (assim são consumidores primários) e também se alimenta de animais (sendo consumidor secundário e terciário).
Decompositores
Quando os produtores e consumidores morrem se tornam alimento para algumas bactérias e fungos. Estes fazem a decomposição da matéria orgânica dos cadáveres para conseguir obter energia e dessa forma são conhecidos como decompositores.
Cadeias e Teias Alimentares
Num ecossistema uma certa sequência de alimentação é denominada de cadeia alimentar. No exemplo que foi apresentado anteriormente a cadeia alimentar era composta por capim; gafanhotos; pássaros; cobras; fungos e bactérias.
Uma cadeia alimentar completa como essa conta com três categorias de organismos que constituem os chamados níveis tróficos. Esses níveis são o dos produtores (capim), o nível dos consumidores (gafanhotos, pássaros, cobras) e nível dos decompositores (fungos e bactérias).
Quando as relações alimentares de um ecossistema são observadas em conjunto é possível perceber que elas formam um intrincado esquema, teia ou rede alimentar.
Conceito de Nicho Ecológico
A palavra “nicho” vem do italiano antigo e significa originalmente uma cavidade ou mesmo um vão onde se coloca uma imagem ou uma estátua. Então por extensão o termo nicho passa uma noção de “ambiente escondido” e foi exatamente isso que inspirou o termo nicho ecológico que foi criado pelo ecólogo norte-americano C. Elton no final da década de 1920.
A Definição de C. Elton:
“Nicho ecológico e o conjunto de relações e atividades próprias de uma espécie, ou seja, o ‘modo de vida’ único e particular que cada espécie explora no habitat”.
Esse conceito é abstrato e engloba desde a maneira pela qual uma espécie se alimenta até as suas condições de reprodução, hábitos, inimigos naturais, tipo de moradia, estratégia de sobrevivência entre outras.
O Que é Ecossistema?
Ecossistema é um conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem numa determinada região e também pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Como já vimos ao longo do texto são considerados fatores bióticos os efeitos das várias populações de animais, bactérias e plantas umas com as outras. Os fatores abióticos são aqueles externos como a água, o gelo, o sol, vento entre outros. Cada ecossistema possui as suas características principais.
A alteração de elementos do ecossistema podem alterar completamente a vida dos seres que vivem nessa comunidade. Sendo assim é muito importante para os componentes do ecossistema que tudo se mantenha dentro das condições necessárias para que eles possam sobreviver.
Os componentes do ecossistema convivem entre si e das suas relações é que eles conseguem retirar os alimentos e tudo o que precisam para sobreviver.
Posts Relacionados
Depois de conhecer os componentes, saiba mais a respeito do que é um ecossistema. Entenda qual é a importância de uma boa relação homem natureza para evitar que a degradação do meio ambiente piore a cada dia mais.
site legal,explica tudo