Como ajudar o meio ambiente
Muito se ouve falar sobre os problemas que o meio ambiente enfrenta todos os dias. Os meios de comunicação são uma fonte inesgotável de informações sobre os problemas causados pela poluição, desmatamento e outras tantas causas que podem ser dadas para os problemas ambientais que enfrentamos.
Mesmo sabendo de todas essas informações, e mesmo tendo plena consciência de que o problema precisa ser enfrentado, a maioria da população faz pouco para que os problemas do Meio Ambiente sejam resolvidos – ou, pelo menos, diminuídos de maneira a serem mais manejáveis pelas futuras gerações.
Pequenas ações diárias podem ajudar e contribuir – e muito – com a diminuição da poluição e dos danos que o meio ambiente sofre constantemente.
A separação do lixo seco do lixo orgânico, e, se possível, separar o lixo seco entre metal, vidro, papel e plástico, já é uma grande ajuda ao Meio Ambiente, e não custa absolutamente nada para fazer. O simples fato de o lixo já estar separado já garante uma reciclagem mais fácil e rápida, e também faz com que o lixo orgânico possa ser usado como adubo, já que não estará misturado com o lixo seco, que deve ir para a reciclagem.
A pesquisa por marcas que têm atitudes ambientais também é outra grande arma que temos para ajudar o Meio Ambiente: certas marcas causam muito menos poluição e utilizam materiais provenientes de fontes recicláveis, o que diminui a extração de matéria prima diretamente da natureza. Isso faz com que a natureza tenha mais tempo para se recompor, e os desmatamentos e colheitas de materiais não precisem ser tão brutais.
Quanto mais as empresas que têm este tipo de atitude venderem, mais as outras empresas passarão a se preocupar com o Meio Ambiente de forma verdadeira.
A economia de água está, é claro, entre as medidas mais fáceis, e também as mais importantes. Não lave seu carro com água corrente e também não utilize água da torneira para limpar calçadas.
Economize a água na hora do banho, desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes. Utilize um sistema de guardar a água da chuva para os usos mais comuns e que mais desperdiçam água, como limpezas, pois isso garante que a água pura que é tratada não será desperdiçada, e garante menos preocupações futuras com poluição de fontes de água potável, além de garantir a menor ocorrência de racionamentos durante o verão.
Com medidas bem simples, você pode ajudar muito o Meio Ambiente!