Entre os anos de 1925 e 1991, o território do Uzbequistão, fez parte da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No dia 31 de agosto de 1991 o país obteve a sua independência nacional passando a fazer parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) formado pelas ex-repúblicas soviéticas incluindo a Federação Russa.
Embora integre o CEI vem fazendo um movimento cada vez mais acentuado de aproximação dos Estados Unidos do ponto de vista comercial. Esse país está encravado na parte central do continente asiático não tendo saída para o mar e sendo vizinho do Cazaquistão, Turcomenistão, Afeganistão, Tadjiquistão e Quirguistão. Que tal conhecer mais sobre a geografia do Uzbequistão?
Geografia do Uzbequistão
Confira a seguir mais detalhes sobre o clima, relevo, vegetação e hidrografia do Uzbequistão.
Clima
No Uzbequistão predomina o clima seco tanto no inverno quanto no verão. Os verões são bem quentes enquanto que os invernos apresentam temperaturas mais amenas. No leste o clima mais acentuado é o semiárido.
Relevo
Grande parte do território do Uzbequistão é plano sendo composto por desertos (em torno de 80%), as montanhas solitárias do território ficam localizadas no ponto extremo leste com picos de 4.500 metros acima do nível do mar. Algo interessante a respeito do território do Uzbequistão é o fato de contar com atividade sísmica em grande parte do país. No ano de 1966 a capital do país, a cidade de Tashkent foi destruída devido a um terremoto. Houve outros terremotos que causaram grande impacto na cidade no decorrer dos anos. As regiões montanhosas são as mais propensas aos terremotos.
Vegetação
De maneira geral o território do Uzbequistão é formado por desertos e coberto por vegetação de estepes secas. Na fronteira com o Cazaquistão está situado o importante lago Aral que vem sofrendo pela constante devastação da vegetação para uso do território para finalidades agrárias que ainda é a base da economia sendo essa nação a segunda maior exportadora de algodão do planeta.
Há pouca vegetação de floresta no país sendo que as gramíneas são predominantes. A fauna é composta por roedores de pequeno porte, gazelas, javalis, raposas e lobos. Na região de montanhas também é possível avistar animais como linces, ursos e cabras.
Hidrografia
O país possui três rios principais que são: Sir Daria, Amu Daria e Zeravchan. Os dois primeiros tem sua origem nas montanhas do Tajiquistão (Amu Daria) e Quirguistão (Sir Daria). Aliás esses dois rios formam as duas bacias hidrográficas de maior destaque da Ásia com grande relevância para a irrigação e formação de canais artificiais.
No noroeste do país fica o importante lago Aral que como já mencionado vem sofrendo com o processo constante de devastação do seu entorno devido ao crescimento das atividades agrícolas. O encolhimento do mar Aral vem acarretando numa maior concentração de resíduos de pesticidas químicos bem como de sais naturais. A maior exposição do leito do lago contribui para o aumento do processo de desertificação assim como para mais poluição das águas.
Há um grande problema em relação a distribuição de recursos hídricos no país, nas vastas planícies que dominam o território não há grande quantidade de água com poucos lagos.