Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia do Turcomenistão

Turcomenistão se localiza na Ásia Central. Dentre todas as repúblicas soviéticas antigas, essa é considerada como a mais meridional de todas. Em um dos mais secos de todos os desertos do mundo. Devido a isso, em certos lugares, possui uma precipitação média de somente 12 mm ao ano.

O seu relevo se compõe, principalmente, de planícies, e que é integrada ao deserto da Ásia Centra, denominado Deserto de Karakum, que possui 297.900 km², ocupando cerca de 80% do total de todo o território.

Ao Sul e Leste, encontram-se as áreas montanhosas. Na parte mais superior do território, os rios são ausentes, enquanto que nas regiões das fronteiras, como é o caso de Amu Dária, onde acontece a separação entre Uzbequistão, Murgab e Turcomenistão, nascendo no Afeganistão.

Porta do Inferno é o nome dado a um campo de gás natural que existe no país. Ele atrai a atenção da mídia com frequência, e também se tornou um ponto turístico muito visitado da região.

O país possui 488.100 Km², se tornando o 52° maior país. E o seu centro é chamado de Depressão de Turan.

Turcomenistão faz fronteira com o Uzbequistão a leste e nordeste; a noroeste com o Cazaquistão; a sudeste com o Afeganistão; a oeste com o Mar Cáspio e a sudoeste e ao sul com o Irã.

O clima de Turcomenistão é continental onde os verões são mais quentes e o inverno bem frio. Já as chuvas, essas são bem escassas, tornando a vegetação de estepe e desértica.  A maior temperatura já registrada em Ashgabat, a capital, foi de 48 °C. E também em Kerki, situada no interior de Turcomenistão foi de 51,7 °C, nas margens do maior rio da Ásia, o Amu Dária, que é formado pela união dos rios Panj e Vakhsh.

A independência do país se deu em outubro de 1991, diante da liderança de Saparmurat Niyazov, que era o único candidato à presidência. Já no ano seguinte, o país se tornou o 1º da Ásia Central que aprovou uma nova constituição, e que promoveu a instituição do Conselho do Povo (Halk MAslahat) para ser o órgão supremo do governo.

Ainda em 1992, o Partido Comunista do Turquemenistão para a se chamar Partido Democrático do Turquemenistão. E o país também aderiu a CEI (Comunidade de Estados Independentes). No ano de 1993, o país passou a adotar o manat como sendo a moeda nacional, pois queria sair da área influenciada pelo rublo. Também trabalhou pela ampliação da indústria petrolífera.

Em 1995, no mês de julho, houve um protesto por parte da população contra a situação econômica do país e contra o governo. Participaram da manifestação mil pessoas. Muitas dessas pessoas acabaram sendo presas.

Bandeira do Turquemenistão

Bandeira do Turquemenistão

No mês de dezembro, como uma forma de revidar as críticas internacionais, Saparmurat anunciou a criação do Instituto de Direitos Humanos em Turcomenistão, que começou a funcionar no mês de outubro de 1996.

No mês de julho de 97, um novo código criminal foi aprovado pelo Halk Maslahat. Nele, está prevista a pena de morte para casos de assassinato premeditado, porte de drogras, atentado contra presidente e crimes contra o governo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *