Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia Do Timor-Leste

Timor Leste: Geografia E Meio Ambiente

O Timor Leste é um país que está localizado na Ásia, mais especificamente no sudeste asiático e que faz fronteira com apenas um outro país, que é a Indonésia, ambos ficam localizados em uma ilha no Oceano Pacífico, o país é montanhoso e só tem uma fronteira terrestre. Uma curiosidade desse país é que assim como nós aqui no Brasil, eles também foram colonizados pelos portugueses, sendo assim por muito tempo a língua oficial foi o português e continua sendo, tanto que o Timor Leste faz parte do grupo, o qual o Brasil faz parte que é a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ou apenas CPLP, apesar disso, hoje apenas cerca de 10% da sua população total fala o português.

O país passou a ser colonizado pelos portugueses no ano de 1859 e acreditem ou não a sua independência foi declarada apenas recentemente no ano de 2002, após longos anos também de invasão Indonésia, que foi cruel e devastadora, tal como a invasão portuguesa por lá. O país apesar de hoje ser independente ainda depende muito de ajuda da comunidade internacional para que possa sobreviver, isso porque a sua economia é muitíssimo frágil, principalmente em decorrência das constantes explorações que sofreu ao longo de sua história, a maior parte de sua economia ainda é baseada na zona rural, em especial na produção e agricultura do café, tudo isso faz com que o país tenha um dos PIB’s ou Produto Interno Bruto, mais baixos de todo o mundo atual.

Muitos dos seus habitantes vivem na miséria, os índices de desemprego são muito altos, o seu IDH ou índice de desenvolvimento humano é de mediano para baixo e os valores de mortalidade infantil são altos para o que se é esperado. Hoje o país que é governado sobre um sistema de república parlamentarista, conta com 13 divisões administrativas chamadas de distritos, e vale lembrar que apesar do português ser o idioma oficial, o idioma falado pelo povo e o idioma nativo do seu território é o tetúm. Vivem hoje no Timor Leste uma população de pouco mais de 1.100 milhões de habitantes, o seu PIB per capita é de 393 dólares, e a sua moeda oficial é o dólar americano. Esse país faz fronteira aquática com a Austrália, que está localizada ao Sul.

Bandeira do Timor Leste

Bandeira do Timor Leste

Relevo do Timor Leste

No Timor Leste, como já foi mencionado anteriormente há muitas montanhas, ou como podemos definir também, o seu relevo é considerado muito acidentado, dessas montanhas que lá existem, há muitas que estão em uma altura de mais de 2000 mil metros considerado o nível do mar. A montanha mais alta de todas é o chamado de Monte Tata mailau, também chamado de Monte Ramelau e Foho Ramelau, o qual está a quase 3 mil metros acima do mar, ou mais especificamente, o Monte Tata mailau está a 2963 metros acima do nível do mar.

Uma estimativa em relação ao relevo determinou que cerca de 40% do território do Timor Leste faz parte dos chamados relevos acidentados, que incluem as montanhas, é muita coisa, além disso, dentro desses 40% de território, mais de 40% tem um declive muitíssimo inclinado.

Relevo do Timor Leste

Relevo do Timor Leste

Sobre o Monte Tata mailau é válido dizer que além de ser o pico mais alto do país, tanto de altura, quanto de altitude, ele também é importante pois divide a nação em grandes regiões do Norte e do Sul, pois está localizado bem na região central do país. Esse pico está a mais ou menos 120 quilômetros da capital do país, que é uma cidade chamada de Dili, que faz parte do grupo da região Sul, dentro da região administrativa de Atsabe.

Outros picos de montanhas de altitude elevada e importantes no país são o pico Mtabian, o pico Boicau e o pico Cateral Cabiac. Um ponto negativo do relevo predominante no país, é que as montanhas são formadas por declives, o que por sua vez é mais propício aos processos de degradação do solo, como a erosão, sendo assim há muito desgaste dos solos, principalmente por causa das chuvas fortes e constantes que podem acontecer no Timor Leste.

Clima do Timor Leste

O Timor Leste é considerado um país equatorial, sendo assim é normal que seja um país de clima típico tropical, com as suas características predominantes sendo a ocorrência de dois climas majoritários, que são as chamadas: estação seca e estação chuvosa, essas duas estações são muito bem definidas e distintas. O Clima é quente e úmido durante o ano todo praticamente, mesmo na estação seca o clima é quente.

Hidrografia do Timor Leste

Há vários rios no Timor Leste, mas isso vai depender da estação a qual estamos nos referindo, isso mesmo, pois como já foi mencionado anteriormente o país possui duas grandes estações predominantes, que é a estação seca e a estação chuvosa, a estação chuvosa contém muitos períodos de monções, chuvas fortes e constantes, durante esses períodos são formados muitos rios ao redor de todo o país, o ponto é que esses rios secam durante a estação seca, ou pelo menos a grande maioria deles some, até que se inicie novamente a estação das chuvas. Há apenas alguns rios que são considerados permanentes no país, ou seja, que existem ao longo de todo ano e não apenas na estação chuvosa, entre eles estão o rio Lacló, também chamado de Lacló do Norte ou de Mota Lakló, e o rio Lois, também chamado de ribeira de Lois ou de Mota de Lois.

Vegetação do Timor Leste

Infelizmente durante o período de colonização e opressão no Timor Leste grande parte de sua mata nativa foi derrubada e roubada, sim roubada, porque os seus colonizadores levavam embora as suas riquezas e o que tinha valor em suas terras, tal como foi feito aqui no Brasil. Hoje o país tenta recuperar um pouco do que foi perdido, mas a passos muito lentos, nessa tentativa de tentar recuperar o que foi derrubado, ou de preservar o que ainda existe, no ano de 2016 entrou em vigor uma lei que determina a criação e existência de áreas protegidas ambientalmente, foi através do decreto de lei de número 56/2016. São hoje no total 56 áreas de proteção ambiental que estão dentro do Sistema Nacional de Áreas Protegidas do Timor Leste.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *