Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia Do Quênia

Meio ambiente: Quênia

O Quênia é um país que está localizado no continente africano, mais especificamente na região chamada de África Oriental e ele faz fronteira com o Sudão do Sul, com a Somália, com a Tanzânia, com a Uganda e com a Etiópia, além de ter saída para o Oceano Índico. A sua população já passa dos 45 milhões de habitantes. Resumidamente podemos dizer que o Quênia foi uma colônia do Reino Unido por muito tempo, sendo que os ingleses monopolizaram por muito tempo as terras mais férteis do pais, é claro que esse sistema gerou muita pobreza e desigualdade, que inclusive é vista até os dias de hoje no país. A sua independência aconteceu no ano de 1963, mas o país ainda continuou no grupo chamado Commonwealth, o que manteve ligado ao Reino Unido.

Geografia do Quênia

Vamos deixar os problemas sociais, econômicos e políticos do país de lado e vamos focar aqui nos seus aspectos naturais, que incluem belíssimas paisagens e áreas de savanas, incluem também uma grande diversidade de espécies, entre elas espécies fascinantes tais como as zebras e as girafas, que para nós brasileiros só é possível observar por fotos ou em locais de funcionamento duvidoso, como os zoológicos que mantém os animais em cativeiro. Muito se engana quem pensa que o Quênia é só a sua parte de savana e de grandes parques naturais ambientais, pois na verdade ele conta também com maravilhosas paisagens costeiras, que contam com praias de águas cristalinas e transparentes de areia branca. Aqui vamos falar um pouco mais sobre os aspectos do clima, da sua hidrografia, sobre o seu relevo e a sua vegetação.

Hidrografia

Pelo Quênia passa um ponto que é extremamente importante para a hidrografia africana, ele se trata da região do Vale do Rift, também chamada de Grande Vale do Rift, Vale da Fenda ou apenas Rift Valey. Esse Vale não é exclusivo do Quênia, mas ele começa lá em cima na Síria e vai até Moçambique, essa região foi formada por causa da separação de placas tectônicas e é responsável pelo surgimento de muitos grandes lagos do continente africano e dos grandes lagos do Quênia.

Na região do Vale do Rift no Quênia há dois lagos em especial que são muito importantes para o país, assim como para as nações próximas, são eles o lago Vitória e o lago Turkana. O lago Vitória tem quase a mesma área da Irlanda, para se ter noção de como ele é grande com seus quase 70 mil quilômetros quadrados de área, isso faz com ele seja o maior lago do continente e o maior lago tropical do planeta, ele conta também com muitas ilhas. A sua profundidade, no entanto, varia entre 40 metros a até pouco mais de 80 metros. O lago ocupa uma área de mais ou menos 4 mil quilômetros quadrados dentro do território do Quênia.

O lago Turkana que já foi chamado no passado por Lago Rodolfo, está na fronteira do Quênia com a Etiópia, ele é o maior lago de águas com constituição alcalina em todo o planeta e para se ter uma comparação de tamanho, a sua extensão em quilômetros quadrados é mais ou menos o equivalente ao tamanho do Líbano. O lago é muito importante por ser considerado um dos primeiros pontos de atividade humana em todo o mundo, devido aos muitos fosseis e registros antropológicos já encontrados ao seu redor.

Geografia do Quênia

Geografia do Quênia

Aspectos Climáticos

O Quênia é um dos países cortados pela linha do Equador, por esse motivo ele está presente em dois hemisférios diferentes, tanto o hemisfério Norte, quanto o hemisfério Sul, por isso também há diferenças de climas em diferentes localidades do país, são os famosos microclimas, específicos de acordo com as características geográficas de cada lugar. No país pode ser observado o clima tropical, o clima árido e o clima temperado. Se formos fazer uma definição geral, podemos dizer que o clima médio é um clima quente, o que faz com as que pessoas que vivem no país usem roupa de verão durante todas as estações do ano.

As estações do ano normalmente são definidas de uma maneira um pouco diferente de como conhecemos aqui, isso porque as separamos apenas em verão, primavera, outono e inverno, por lá eles costumam classificar as estações em temporada de chuva de curta duração e temporada de chuva de longa duração, que como o seu nome já diz, separa os períodos de acordo com a duração das precipitações que acontecem. A temporadas de chuvas de curta duração acontece a partir do mês de outubro e vai até o mês de novembro, em alguns anos se estendendo até o mês de dezembro. Já a temporada de chuvas de longa duração vai desde o mês de março ou abril a até o mês de maio ou de junho, dependendo do ano.

Os meses mais quentes são fevereiro e março, enquanto os meses que registram os menores valores de temperaturas são julho e agosto até o seu meio. É importante ressaltar que o clima tropical ocorre principalmente na zona costeira do país, enquanto que o clima mais árido é observado mais ao Norte e Nordeste do Quênia, já o clima temperado é visto nas regiões mais do interior em áreas de altitudes mais elevadas. Em algumas regiões pode fazer frio durante a noite e bem no início da manhã.

Relevo

O país tem a maioria das suas montanas concentradas ao redor do Vale do Rift, de formação provavelmente vulcânica, incluindo a montanha que tem o ponto mais alto do país, o Monte Quênia que tem uma altitude que atinge impressionantes 5200 metros, com isso sendo ele o segundo pico mais alto em todo o continente africano. Muitas pessoas não imaginam e normalmente associam a imagem do Quênia à savana, mas a verdade é que no alto do Monte Quênia há inclusive a formação constante de neve, esse ponto foi em 1997 adicionado à lista da UNESCO de Patrimônios da Humanidade. O relevo é bem mais suave conforme se afasta da região do Vale do Rift, sendo predominante a planície (mais intensa na porção leste e na porção sul do país) principalmente na parte de fronteira com a Somália

Vegetação

A vegetação do Quênia se divide em dois grupos distintos, são eles o grupo das grandes florestas tropicais, que estão localizadas principalmente próximas ao litoral do país e o grupo a vegetação de clima árido, com uma vegetação afastada entre uma e outra e normalmente possuem galhos com espinhos ou outros mecanismos para retenção de umidade. A vegetação nesse caso é caracterizada pela escassez e pouca diversidade de espécies.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *