Clima, Relevo, Vegetação E Hidrografia De São Tomé E Príncipe

São Tomé e Príncipe

A República Democrática de São Tomé e Príncipe está localizada no continente africano, no entanto, o país não está na parte continental da África, mas sim no Oceano Atlântico, mais especificamente no Golfo da Guiné, pois se tratam de duas ilhas que formam essa nação, justamente as ilhas que dão nome ao país. A distância entre a ilha de São Tomé e a ilha de Príncipe é de aproximadamente 140 quilômetros. O país mais próximo das ilhas no continente é o Gabão, que está a mais ou menos 225 quilômetros a 250 quilômetros de distância delas.

São Tomé e Príncipe eram ilhas não habitadas antes de seu “descobrimento” e colonização portuguesa. No entanto, as condições naturais do local, as condições climáticas tropicais, entre outros fatores, contribuíram para que virassem uma importante colônia de plantação de açúcar, levando para lá muitos escravos africanos para realizar o trabalho pesado. Posteriormente foi também um importante ponto de cultivo de café e de cacau. Ao longo dos séculos XIX e XX, as coisas começaram a mudar por lá, já que passaram a existir muita agitação social e muitas lutas por independência, juntamente com períodos de grande instabilidade em sua economia.

Todos os acontecimentos que houveram durante os séculos XIX e XX, fizeram com que finalmente no ano de 1975, o país tivesse a sua independência. Uma independência que veio tarde sim, mas que veio com muita prosperidade para a nação. Já que o país em seu novo sistema de governo hoje prospera e detém o título de um dos países mais estáveis econômica e politicamente em toda a África, além de ser também um país muito democrático. A língua falada por lá é a língua portuguesa, uma herança da colonização portuguesa tal como aqui no Brasil, a sua cultura e seus costumes também foram fortemente influenciados pelos seus colonizadores.

Clima

Quanto as condições climáticas do país, devemos nos lembrar que se trata de um país equatorial, cuja linha do Equador inclusive passa dentro de seus limites territoriais, com isso podemos definir o seu clima principalmente em quente e úmido de uma forma geral. Apesar de serem ilhas, cuja extensão tem aproximadamente mil quilômetros quadrados, ou seja, não é de uma extensão territorial tão grande, há variações de climas em diferentes regiões, formando os famosos microclimas regionais de São Tomé e Príncipe.

Normalmente as médias de temperaturas, considerando todo o período anual, ficam entre os valores de 22 graus Celsius e 30 graus Celsius, podendo ter picos para mais ou para menos. Os seus microclimas citados anteriormente, variam muito em função de fatores como a localização (altitude, relevo local, Norte ou Sul, etc.), em função da pluviosidade do lugar e em função das temperaturas.  Um exemplo dessas variações as quais estamos falando, é que a porção mais ao Sul e mais no Sudoeste da ilha de São Tomé tem muito mais precipitação do que a parte ao Norte da ilha, isso acontece principalmente por causa das montanhas no Sul, formando um clima diferente no Norte, que se assemelha ao clima de savana, bem mais seco. As diferenças entre os níveis de precipitação de uma região para outra podem chegar a até 3000 mm.

Praia de São Tomé e Príncipe

Praia de São Tomé e Príncipe

Quanto as estações do ano, elas são bem diferentes do que conhecemos como verão, primavera, inverno e outono, já que em São Tomé e Príncipe existem os meses de chuva, que são os meses de março e setembro, há também o período de ventos que se encontra entre os meses de maio a até agosto e o período de calor, que se trata dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. No entanto, uma diferença grande é que na região Norte e Nordeste do país há uma estação seca bem definida (que vai de junho a até setembro), enquanto que nas regiões mais ao Sul essa estação seca não ocorre todos os anos, podendo passar grandes períodos sem aparecer. É importante mencionar que os padrões climáticos da ilha foram fortemente alterados por causa da remoção da mata nativa para o cultivo de monoculturas.

Relevo

As ilhas que fazem parte de São Tomé e Príncipe foram formadas por materiais vulcânicos, por isso grande parte da constituição do seu solo possui características de solos vulcânicos. Em relação a composição do relevo, de maneira geral, podemos defini-los sendo compostos por muitos morros, muitas áreas chamadas de coneadas e com muitos picos de montanhas. A erosão já fez um trabalho muito grande por lá e foi responsável por esculpir ao longo dos anos, o que na ilha é chamado de Cão Grande e de Cão pequeno, ambas elevações se tratam de chaminés vulcânicas já erodidas. O ponto mais alto tem altitude de 2024 mil metros e está localizado na ilha de São Tomé, na ilha de Príncipe a maior elevação é de 948 metros.

Vegetação

Em São Tomé e Príncipe temos as regiões mais no Norte do país que tem uma vegetação típica da savana africana, com menos vegetação em decorrência do clima mais seco que atinge a região. Nas outras áreas do país se tem em grande parte a ocorrência de florestas úmidas, que resistem hoje dentro de parques nacionais, no topo de morros, etc. Nas altas atitudes se observa uma floresta de características parecidas com a mata atlântica que temos no Brasil. Há atualmente em São Tomé e Príncipe dois parques nacionais, são eles o Parque Nacional ôbo e o Parque Nacional do Príncipe (Que é considerado como Reserva da biosfera), há também duas reservas que se chamam Reserva Natural das Ilhas Tinhosas e Reserva Natural das Rolas (localizada no Ilhéu das rolas onde passa oficialmente a linha do Equador).

Temos que levar em consideração que em São Tomé e Príncipe uma boa parte de sua mata nativa foi derrubada para dar lugar às plantações na época de colonização, o lado positivo é que hoje muitas plantações foram abandonas e grande parte delas já foram ou estão sendo convertidas novamente em reflorestamento de mata nativa, a porcentagem desses empreendimentos já são de mais de 30% de todo o território. O outro tipo de floresta que temos por lá são as chamadas florestas de sombra, as quais são próximas de plantações e funcionam como o sistema de sombreamento para culturas vegetais e agrícolas mais sensíveis.

Hidrografia

São Tomé e Príncipe - Hidrografia

São Tomé e Príncipe – Hidrografia

Apesar de se tratar de um país insular, São Tomé e Príncipe conta com grande número de rios, são cerca de 99 rios que existem na ilha de São Tomé, que é a maior ilha do país, enquanto que na ilha de Príncipe há bem menos, são por volta de 9 rios apenas, a seguir vamos citar o nome dos principais rios que passam no país.

São Tomé: Rio Água Casi, Rio Água Coimbra, Rio Água Gato, Rio Água Pequena, Rio Água Gato, Rio Água Monte Forte, Rio Anambo, Rio das Galinhas, Rio Água Domingos, Rio Água da Ilha, Rio Água Carmo, Rio Água Clara, Rio Caue, Rio Cantador, Rio Água Diogo Pena, Rio Grande, Rio Água Gasosa, Rio Gogo, Rio Água Santa Isabel, Rio Mussunga, Rio Nova Olinda, Rio Água Lemos, Rio Água João, Rio da Água Pete Pete, Rio da Água Porca, Rio da Água Simão, Rio Água Machado, Rio Malanza, Rio Mendez, Rio Maria Luíza, Rio Água Palito, Rio Água Telha, Rio das Pedras, Rio do Ouro, Rio Bina, Rio Juliana de Souza, Rio Portinho, Rio Quijá, Rio Umbugo, Rio Campos, Rio Água de Coco, Rio Guadalupe, Rio Lembá. Rio Ana Chaves, Rio Água Bombaim, etc.

Ilha de Príncipe: Rio Água Cascata, Rio Bibi, Rio Chabatá, Rio de São Tomé, Ribeira Izé, Rio Papagaio, Rio Peixoto, Rio Porco e Rio Voltas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *