Clima, Relevo, Vegetação e Hidrografia da Zâmbia

A Zâmbia, limitado ao norte pela Tanzânia e República Democrática do Congo, e a leste pelo Malawi, a oeste é limitado pela Angola, ao Sul por Moçambique, pela Namíbia e por Zimbabwe. Lusaka é a sua capital. É um país que pertence à África Austral, mais precisamente à porção centro-sul da África.

O clima do país é tropical. No outono e no inverno, o clima fica bem seco e com temperatura mais amena. No verão e na primavera, o tempo fica bem quente e úmido.

A savana é a vegetação que predomina no país, com uma vegetação extensa, rasteira e com árvores mais esparsas. A Zâmbia apresenta uma fauna bem típica de savana, com zebras, búfalos, leões, rinocerontes, elefantes, hienas, dentre outros.

O búfalo representa o animal símbolo da Zâmbia. E a águia-pescadora é a ave símbolo. Ela se encontra presente no brasão e na bandeira nacionais.

Zambeze é o maior rio que existe no país. De onde originou-se o seu nome. O Zambese nasce no território da Zâmbia, passa por um trecho da Angola, volta para a Zâmbia, e serve para demarcar a fronteira com Zimbábwe. Exatamente nesse trecho, devido a uma falha geológica que aconteceu no leito do rio, originaram-se as cataratas Vitória, que é considerada a maior queda d’água que existe no mundo. Ela possui 1708 m de extensão e uma altura de 99 metros.

O Zambese vai no sentido do oceano Índico e forma, no litoral moçambicano, um enorme delta. Além desse rio, que é o maior, há também outros rios muitos importantes no país, como é o caso do Kafue e do Cuando. O lago Tanganica localiza-se no extremo norte da Zâmbia.

No subsolo do país, é possível encontrar enormes reservas de cobalto e de cobre, bem próximo à fronteira do país com a República Democrática do Congo.

A Zâmbia é uma ex-colônia britânica. E a sua independência foi conquistada em 24 de outubro do ano de 1964. Desde que isso aconteceu, o país passou a fazer parte Comunidade Britânica, formada pelo Reino Unido em conjunto com as suas ex-colônias.

Bandeira da Zâmbia

Bandeira da Zâmbia

Quanto à economia, o país possui a mais pobre de todo o planeta. E a sua principal fonte de receita é a extração e a exportação de cobre.

A agricultura da Zâmbia, principalmente a de subsistência, é responsável por empregar em torno de 70% da população. Os produtos mais cultivados são: algodão, amendoim, cana-de-açúcar, mandioca, batata, café e tabaco.

Quanto à indústria, esta apresenta pouca diversificação, atuando em segmentos como o ramo alimentício, na produção de cimento e no tratamento de minerais.

O turismo tem uma participação relevante no PIB (Produto Interno Bruto), e ele é impulsionado pelas cataratas e pelos parques nacionais existentes no país. A população contém cerca de 70 etnias diferentes. E é muito penalizada por vários problemas socioeconômicos enfrentados pela nação.

A maior parte da população vive abaixo da linha da pobreza. O que significa que eles vivem com menos do que 1,25 dólar por dia. A taxa de mortalidade infantil no país é de 90 para cada 1000 nascidos vivos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *