Um dos elementos mais abundantes na natureza é o Carbono, de grande importância para os seres vivos, pois faz parte da composição química de todos os componentes orgânicos e também de uma grande quantia dos inorgânicos.
O Carbono no planeta pode ocorrer por meio de três ciclos:
O primeiro é pela respiração das plantas, que é devolvida na forma de CO², passada para os animais superiores via cadeia alimentar e posteriormente pela morte e decomposição dos vegetais, voltando a ser CO².
Já quando o Carbono é adquirido pelos animais de forma direta ou indireta, através do reino vegetal na hora da nutrição, por meio do metabolismo é sintetizado e alterado em novos tipos de produtos. É quando ocorre o segundo ciclo, que também tem a restituição na atmosfera através da respiração na forma de CO², que passa para outros animais via nutrição, bem como pela morte e decomposição dos animais, voltando a ser CO².
E outra forma de regresso do Carbono ao meio ambiente é através da queima de combustíveis fósseis, que é a mais prejudicial e agressiva ao meio, mesmo este sendo encontrado numa proporção muito baixa, cerca de 0,03%, e que se centraliza nos mares, rios, atmosfera, oceanos e lagos.