Certificação Florestal FSC

As certificações florestais garantem que a madeira existente em determinados produtos foi manejada de maneira qualificada com processo adequado na ótica ecológica, econômica e social. Evidencia que as empresas cumprem as leis relacionadas com o desenvolvimento sustentável. De Poucos empreendimentos são cem por cento sustentáveis. Na realidade, eles realizam apenas conjuntos de negociações com caráter de sustentabilidade. O que não implica dizer que os empreendimentos resolveram deixar de produzir em massa sem poluir. As empresas que possuem certificação florestal saem na frente da concorrência em níveis mercadológicos.

.

 Garantia de Certificação Florestal           

A certificação representa garantia aos varejistas e atacadistas de que os produtos escolhidos para compor a linha de vendas da loja possuem caráter sustentável. Para que a sustentabilidade se torne realidade é necessário que existam investigações sobre a verdadeira autenticidade do certificado. Os selos do Ministério da Agricultura são considerados como mais respeitados dentro do mercado nacional. Basta colocar o número do registro da empresa no site ministerial para saber se produtos são sustentáveis de verdade. Selos desconhecidos ou que não oferece o número de registro não devem ser consumidos, independente dos preços.

Público Elite: Certificação Florestal

A garantia demonstra que o valor agregado possui pode de conquistar públicos exigentes e ao mesmo tempo abrir novos mercados. Consumidores conscientes e de alto pode aquisitivo existem que as produções tenham sido feitas sem acontecer degradação ambiental, além de contribuir de maneira social e econômica com as comunidades de populações residentes em comunidades das florestas. Neste sentido os processos de certificações precisam assegurar manutenção florestal e gerar em prego na mesma proporção. A população precisa ser estimulada ao mundo sustentável e não em desmatar em busca de rentabilidade à própria existência.

Respeito Social

Interessante notar que o certificado florestal somente é concedido às empresas que comprovem que nenhuma parte do processo produtivo do produto vendido tenha tido algum forma de degradação ambiental, econômica ou social. Por exemplo, mesmo que os empreendimentos fação replantação de espécies, nada adiante quando o trabalho de manejo está sendo realizado por trabalhadores menores de idade em regime análogo ao escravo.

FSC: Forest Stewardship Council

Certificado Florestal

Certificado Florestal

O FSC representa na atualidade selo mais importante em nível mundial, presente em quase oitenta países com economia desenvolvida, abrangendo todos os continentes do globo terrestre, inclusive Brasil. O Conselho de Manejo Florestal (tradução de Forest Stewardship Council) afirma que cinco bilhões de dólares por anos são gerados com os produtos que possuem os certificados FSC.

O Conselho surgiu como iniciativa à conservação ambiental e desenvolvimento sustentável em grandes vegetações presentes no globo terrestre. Possui incumbência em difundir a utilização dos recursos naturais extraídos da floresta. Para atingir o respectivo objetivo a FSC gerou novos conjunto e regras que possuem reconhecimento em nível internacional, conhecidos como Princípios e Critérios conciliados nas salvaguardas ecológicas e que ao mesmo tempo disponibiliza viabilidade econômica e social ao globo terrestre.

Condições para Conquistar o Certificado FSC

Fsc

Fsc

01: Ecologicamente Correto – As empresas necessitam comprovar que utilizam técnicas semelhantes aos ciclos naturais florestais, minimizando os impactos e auxiliando na renovação dos recursos naturais extraídos das floretas. Também deve garantir que os habitas das espécies não será afetada na biodiversidade que serve como abrigo. Tenha em mente de que este representa conceito que funciona inclusive às próprias empresas exploradoras dos produtos das florestas. Por exemplo, indústrias papeleiras não podem existir quando não existe replantio de árvores geradoras da celulose. Sem contar que mesmo na época auge da informática o papel ainda representa item indispensável na vida moderna.

02: Justiça Social – As propriedades exploradas pelos manejos sustentáveis devem estar legalizadas aos olhos da lei. O que implica dizer inclusive que os empresários precisam pagar tributos dos impostos e bancar todos os diretos trabalhistas existentes na força de trabalho, de preferência com carteira assinada e respeitando as leis do trabalho brasileiro, consideradas como melhor conjunto do mundo conforme Brizola Neto, Ministro do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego). Não se pode ignorar o fato de que o processo de certificação representa sistema transparente, cuja fiscalização pode ser exercida por qualquer cidadão da sociedade civil. De qualquer maneira, os princípios da justiça social estão baseados em três setores: Economia, social e ambiental.

http://www.youtube.com/user/fscinternational

03: Viabilidade Econômica – Todas as técnicas requisitadas pela FSC aumentam as formas produtivas dentro das grandes vegetações, garantindo com que os investimentos tragam respostas em curto e médio prazo. Os produtos FSC possuem garantias de permanência em novos mercados emergentes. No entanto os planos não podem ser impossíveis. Todos os pontos de renda econômica devem ficar claros nos projetos que desejam conquistar a certificação florestal com maior demanda empresarial no globo terrestre.

Importância da Certificação Florestal na Indústria Papeleira

O ingresso do Brasil nas certificações representou passo largo para as empresas que querem reconhecimento e permanência no mercado com maior segurança. Também vale ressaltar o passaporte para o mundo moderno e economia de acordo com as demandas da globalização. Representa inclusive a garantia de que o empreendimento por permanecer por longos anos produzindo no mesmo local, contando com recursos naturais renováveis, mantendo os empregos e viabilidades aos investimentos no setor.

Outro fato que merece consideração está no fato das indústrias brasileiras exportadoras de produtos feitos com madeiras manejadas com caráter sustentável ganharem maior confiança por parte dos compradores internacionais. A comunidade mundial possui frequentes preocupações com a degradação existente nas florestas tropicais brasileiras, visto que o clima do mundo possui dependência direta da natureza verde e amarela. Os selos são responsáveis por distinguir as operações de maneira correta, de acordo com os preceitos sustentáveis estabelecidos pelas leis do país e conforme as regra da própria Forest Stewardship Council.

As cadeias de custódia das certificações permitem que o selo FSC esteja presente no produto final. O selo possui importância por causa do reconhecimento mundial, mesmo porque o serviço de custódia permite com que aconteça o rastreamento dos produtos produzidos pelas empresas sustentáveis, desde colheitas até na comercialização do produto final acabado.

De acordo com o FSC, Brasil possui mais de três milhões de hectares florestais do Amazonas até o Rio Grande do Sul. São contabilizadas 170 certificações de cadeia de custódia em terras nacionais.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *