Características da Extensão Rural

A Extensão Rural é um processo educacional que tem como objetivo ajudar indivíduos e instituições da sociedade a interpretar e responder, de maneira apropriada, todas as mudanças que as comunidades com características rurais passam, buscando promover o desenvolvimento sócio-econômico do meio rural, por meio das forças vivas da própria comunidade.

A Extensão Rural é baseada no conhecimento da realidade rural dada a partir de estudos sociais e adequada às necessidades, tendo a participação da família rural, dos líderes da comunidade e o apoio das autoridades locais.

Esse sistema educacional inclui um processo cooperativo de mobilização da liderança política, econômica e social, buscando que, a partir da união de todas essas partes em  prol do desenvolvimento rural, se tenha em vista sua integração ativa no desenvolvimento da agricultura e na elevação do nível de vida dos produtores rurais.

Assim, a Extensão Rural é um processo cooperativo, baseado em princípios educacionais, que tem por finalidade levar, diretamente aos adultos e jovens do meio rural, ensinamentos sobre agricultura, pecuária e economia doméstica, visando modificar hábitos e atitudes da família, nos aspectos técnico, econômico e social, possibilitando uma maior produção e melhorar a produtividade, elevando-lhe a renda e melhorando seu nível de vida.

Características da Extensão Rural

Características da Extensão Rural

Para que a Extensão Rural possa atingir os seus reais objetivos de ordem prática, é necessário que se disponha de certos requisitos, entre os quais os mais importantes são:

  • A disponibilidade de informações práticas, baseadas nas necessidades reais;
  • A disponibilidade de um sistema de pesquisa, para fornecer as ditas informações;
  • A disponibilidade de pessoal técnico, treinado para o trabalho de extensão;
  • A disponibilidade de bens de produção, a baixo custo;
  • A disponibilidade de crédito educativo e a disponibilidade de um Serviço de Extensão responsável e bem estruturado, capaz de elaborar um bom Programa de Extensão.

O principal objetivo da Extensão Rural é contribuir para o desenvolvimento rural, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida da população rural. Mas para conseguir isso, precisa-se aumentar o complexo de necessidade da família, ou o “querer”, incentivando a busca de um melhor padrão de vida. Além disso, é necessário desenvolver na população o sentimento de grupo, como fator indispensável à organização social rural, buscando encontrar solução para seus problemas econômicos e sociais, particulares à comunidade.

Como resultado final, a Extensão Rural busca possibilitar o aumento de renda da família rural. A questão econômica é o ponto de partida para a melhoria das condições de vida. A questão financeira, apesar de não estar evidentemente inclusa dentro de fatores educacionais, não pode ser menosprezada ou diminuída dentro do próprio trabalho educacional, pois tem grande importância para se alcançar as mudanças, tanto no campo social, quanto no da tecnologia. A falta de condições financeiras é um fator que dificulta, em muitos casos, a obtenção das mudanças.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Recursos Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *