Águas Subterrâneas
Grande parte do consumo de água potável no mundo são advindos das reservas subterrâneas, pois sua utilização é mais rápida, mais barata e portanto mais prática que o uso das águas superficiais, além de serem normalmente constituídas de águas potáveis. Tecnologias modernas auxiliam os técnicos a pesquisar e encontrar com facilidade os reservatórios de águas subterrâneas, tecnologia que também é utilizada para construir poços que podem retirar água de qualquer profundidade.
O Que São Aqüíferos?
Aqüíferos são reservatórios de água subterrânea limitados em formações geológicas que tem a capacidade de armazenar e também de transmitir a água, ou seja, a base dos aqüíferos é constituída de uma formação geológica impermeável, enquanto a superfície é permeável, o que permite que se formem os reservatórios subterrâneos. Este é o chamado aqüífero livre, são reservas de água subterrânea formadas especialmente pelas águas das chuvas, neblinas, geadas e neves que fluem muito lentamente através dos poros das rochas realimentando essas reservas.
Estas reservas, na maioria das vezes, são formadas por água de boa qualidade, potável e próprias para o uso humano, uma vez que ao penetrarem nas rochas a água vai sendo filtradas e exposta a reações biológicas e químicas naturais. Como as águas não estão na superfície estão mais protegidas dos agentes poluentes do que os lagos e rios. Os aqüíferos podem ter formações diversas quanto a extensão, largura e profundidade, desde alguns metros a centenas de quilômetros. Quando eles se formam entre rochas que são pouco permeáveis temos os aqüíferos confinados.
Reservas Subterrâneas Brasileiras
Quando falamos em água doce para o consumo humano podemos afirmar que o Brasil é um país privilegiado, pois uma quinta parte das reservas mundiais de água subterrânea já descobertas até hoje, estão dentro de nossas fronteiras. Como exemplo apenas um reservatório encontrado no Nordeste brasileiro possui a capacidade de abastecer a nossa população pelos próximos 60 anos e o estado de São Paulo abastece cerca de 60% de sua população e 90% das suas indústrias através das reservas subterrâneas.
Aqüífero Guarani
O aqüífero Guarani é um dos maiores reservatórios de águas subterrâneas do mundo, com uma área de mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, localiza-se sob o Uruguai, o Paraguai, a Argentina e o Brasil, onde encontra-se dois terços de sua extensão total, abrangendo 8 estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás. No estado de São Paulo o aqüífero se encontra a uma profundidade de cerca de 200 metros em relação a superfície,m sendo explorado por milhares de poços em sua extensão, que são monitorados permanentemente através de projetos de planejamento e de gestão ambiental, que tem a preocupação de evitar que as águas subterrâneas sejam contaminadas pelo manejo inadequado.
isso que vcs postaram e uma vagabundisse…kkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!