Reciclagem No Mundo

As políticas de reciclagem são algo particular a cada país, já que não há, de fato, algo que regule mundialmente o que cada país deve fazer com o seu lixo – este tipo de decisão cabe, de uma maneira final, a cada cidade, e não há muito que um governo possa fazer para estabelecer regras comuns a todos os cidadãos de um país quanto ao que eles fazem com seu lixo – pelo menos, não no Brasil.

Reciclagem Maior

Reciclagem Maior

Há países, no entanto, que têm políticas fortes quanto à reciclagem – não apenas à maneira como o lixo será tratado no final, mas também leis que regulamentam o que acontece com o lixo, uma vez que o material assume essa condição. Em países como, por exemplo, a Indonésia, o simples ato de jogar uma embalagem no chão é passível de punição severa, que pode acarretar até mesmo na prisão do infrator.

Políticas mais radicais, no entanto, não precisam ser necessariamente a solução para que a reciclagem seja levada mais a sério. Se analisados os números da reciclagem mundial, como pode ser observado, por exemplo, neste índice, de 2010, vemos que o Brasil não está mal colocado entre os índices de reciclagem mundiais – mas notamos também que os índices de reciclagem mais altos vêm dos países com políticas fortes de recolhimento, separação e tratamento do lixo, aliado a políticas públicas de desenvolvimento: em outros termos, países de primeiro mundo, em que o investimento em educação ambiental é forte, e percebido como uma maneira de resolver problemas que, muitas vezes, ainda não começaram a realmente preocupar governantes de países mais pobres, que tem de investir em formas mais básicas de melhorias para sua população.

Reciclar

Reciclar

De uma maneira geral, os índices de reciclagem crescem assim como aumenta a qualidade de vida da população. No entanto, a origem das reciclagens são amplamente diferentes – como, por exemplo, a reciclagem feita em países da Europa, e no Brasil. Enquanto no primeiro o ato de separar o lixo, que posteriormente será reciclado, parte da população em um geral que separa seu lixo em casa, para que a reciclagem seja facilitada. No Brasil, no entanto, o mercado de separação de lixo tornou-se fonte de renda, fazendo com que famílias inteiras tirem seus subsídios mensais da catação e separação de latinhas de alumínio, garrafas PET, papel e outros metais.

Lixo

Lixo

Mesmo que o Brasil esteja entre os líderes mundiais de reciclagem, ainda há muito a ser feito para que isso signifique apenas coisas boas para o país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *