Destino do Lixo Eletrônico

Uma das características do mundo contemporâneo é o seu rápido avanço tecnológico, com o desenvolvimento incessante de novas e modernas tecnologias que faz com que aparelhos eletro-eletrônicos de tornem obsoletos de forma absurdamente rápida.

Destino do Lixo Eletrônico

Destino do Lixo Eletrônico

Um exemplo são os aparelhos celulares, onde um aparelho de última geração em poucos meses de torna ultrapassado. Outro exemplo são os pequenos parelhos de Music player, da euforia do surgimento do MP3 até o MP5, por exemplo, foram 2 ou 3 meses, para logo depois surgir outro aparelho que superou todos os MPs, tornando-os obsoletos também, e assim, acompanhando essa evolução que parece não ter limites e o consumismo desenfreado, o volume de lixo eletrônico também não parece ter limites.

Desenvolvimento dos Eletro-eletrônicos

No avanço e o descarte dos aparelhos eletro-eletrônicos acontece com muita rapidez. Produtos novos e com recursos mais modernos são lançados incessantemente, fazendo com que o descarte dos produtos se de numa velocidade também muito grande, as novidades tecnológicas são desenvolvidas para facilitar a vida dos homens e também para despertar seus mais profundos instintos consumistas, desta maneira os equipamentos e aparelhos rejeitados logo se transformam em lixo eletrônico ou em “e-waste”.

Destino do Lixo Eletrônico

Destino do Lixo Eletrônico

São pilhas, computadores, aparelhos de televisão, celulares e muitos outros equipamentos.

O Destino dos Equipamentos Descartados

O destino do lixo eletro-eletrônico é um grande problema, e muito pouco se divulga a este respeito, assim grande parte desses equipamentos acaba indo para o lixo comum e conseqüentemente para os lixões e aterros sanitários, contaminando o meio ambiente. Segundo os dados coletados, o lixo eletrônico descartado anualmente chega a 50 milhões de toneladas, representando cerca de 5% do total do lixo que o homem gera anualmente.

O Destino dos Equipamentos Descartados

O Destino dos Equipamentos Descartados

Atualmente muitas empresas, dentro dos novos conceitos de responsabilidade ambiental, têm colocado postos de coleta, onde recebem o descarte dos equipamentos de sua marca. Empresas como a Nokia, Motorola, HP, Kodak entre outras já disponibilizam esses postos e informações acerca das coletas em seus sites.

Prejuízos Causados Pelo Lixo Eletrônico

O descarte incorreto do lixo eletrônico ocasiona graves prejuízos ao meio ambiente e a saúde dos seres humanos, pois possuem em sua composição elementos químicos inclusive metais pesados, que podem contaminar os seres humanos e o meio ambiente, através da manipulação das placas eletrônicas e de outros equipamentos, de forma direta ou indireta.

Entre as substancias que se depreendem desses equipamentos podemos destacar o arsênico, o chumbo e o cádmio, todos eles podem ser encontrados nos aparelhos celulares e nas baterias de notebooks ou computadores e causa câncer de pulmão, doenças de pele, além de causar danos ao sistema sanguíneo, sistema nervoso, desordens hormonais entre outros problemas.

Atualmente as empresas fabricantes de equipamentos eletro-eletrônicos estão preocupadas com as questões ambientais e estão preocupadas na produção de equipamentos recicláveis.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Josefino Pinto 9 de março de 2016 0:45

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *