Brasil Perde Por Não Reciclar

Um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) foi divulgado no Ministério do Meio Ambiente e diz que o Brasil perde por não reciclar, na verdade de acordo com o relatório nosso país perde por ano a importância de R$ 8 bilhões de reais somente por deixar nos grandes lixões das cidades do Brasil resíduos que seriam passíveis de reciclagem.

Aluminio

Proposta de Aumento de Renda de Catadores

Marcio Pochmann e Jorge Hargrave, que são respectivamente presidente e secretário do IPEA apresentaram um estudo que intitularam de: Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos para Gestão de Resíduos Sólidos, através do qual fizeram uma estimativa sobre os benefícios não só para o meio ambiente, mas também benefícios econômicos que a reciclagem proporciona e então trás propostas para que a renda dos catadores possa ser aumentada o que poderia ser feito através de pagamento por produtividade e mais acréscimos compensatórios, além de linha de crédito cooperativo para que a organização pudesse ser aumentada. Propuseram ainda que as cooperativas fossem formalizadas.

Instituição de Grupo de Trabalho

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, de posse dos dados contidos nesse estudo tratou logo de instituir um novo grupo de trabalho com pessoas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e do Ministério para dar seguimento ao estudo e assim poder conseguir avanços que permitam a reestruturação do que deverá ser o primeiro Programa de Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos, associando essa medida a coleta de lixo e cooperativismo de catadores.

Papel

Prazo Para Definição do Programa

A ministra na ocasião, 14 de maio, deu ao grupo formado entre IPEA e Ministério, um prazo de 45 dias para que definissem como poderá ser operacionalizado o programa, para que proponham fontes de onde tirar recursos e determinem a forma de repasse. De acordo com a ministra a intenção é a consolidação de nova política pública que se traduza numa melhor remuneração para catadores, que assegure retirada do lixo do espaço natureza e se transforme em renda tanto para as indústrias de reciclagem como para as cooperativas de catadores e que isso possa se traduzir em oferta de crédito e um perfil de renda novo.

Brasil Perde Por Não Reciclar

Incentivo a Reciclagem

Este é um programa cujo objetivo, além da melhora de condições de trabalho e renda de catadores visa dar um incentivo a reciclagem em nosso país uma vez que apenas 12% dos resíduos industriais e sólidos são reciclados e o atendimento com coleta seletiva atinge somente 14% da população. Segundo o secretário de Articulação Institucional e Parcerias do Ministério do desenvolvimento Social e Combate a Fome, para que a formalização aumente não basta o incentivo financeiro é preciso mudar o tipo de financiamento, deixando de lado o sistema convencional de edital, modalidade esta que ajuda justo quem menos necessita.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Reciclagem

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *