A reciclagem tem se tornado cada vez mais relevante para que o ser humano tenha condições de sobreviver na Terra a longo prazo. O aumento da produção de resíduos ao longo dos últimos séculos criou um problema bastante sério para a humanidade, o espaço para armazenar esse lixo vem se tornando insuficiente de maneira que estamos enfrentando uma crise que tem dado origem a poluição de recursos naturais.
Contudo, mais do que a questão ambiental, a reciclagem, tem uma série de impactos positivos sobre a economia, a qualidade de vida e outros fatores. A seguir vamos explicar mais sobre os benefícios de desenvolver um trabalho de reciclagem.
Reciclagem: Conheça os Benefícios
A seguir você poderá conhecer com mais detalhes os benefícios de transformar coisas que aparentemente eram inúteis em úteis novamente.
Prevenção de Problemas de Ordem de Saúde Pública
A reciclagem diminui significativamente a quantidade de resíduos que serão enviados para aterros sanitários reduzindo dessa forma o risco de contaminação do solo, da água e do ar. Essa contaminação é uma das responsáveis indiretas pela proliferação de doenças além da proliferação de agentes patológicos.
Redução de Impactos Ambientais
Quanto maior a quantidade de resíduos degradáveis, não-degradáveis ou orgânicos maiores as chances de que não sejam assimilados pelos organismos decompositores de maneira que permaneçam por um longo período no solo e também em corpos hídricos tornando difícil que outros seres vivos sobrevivam. Muitos casos de desequilíbrios ecológicos são resultantes exatamente dessa quantidade exacerbada de resíduos nos aterros sanitários.
Redução e Preservação dos Recursos Naturais
A partir do momento em que os materiais são reciclados e podem ser utilizados novamente reduzem a necessidade de explorar recursos naturais que estavam intactos. Com isso é possível aumentar a preservação dos recursos naturais existentes.
Economia
A reciclagem tem um impacto bastante positivo na economia tanto do ponto de vista de uso de menos recursos financeiros – para tratar problemas como proliferação de doenças pelo lixo, construção de novos aterros sanitários, ações emergenciais em áreas degradadas assim como menos custo para aquisição de matéria-prima entre outros – como para a geração de renda, postos de trabalho são gerados pela reciclagem inserida em comunidades carentes, por exemplo.
Inclusão Social
O trabalho gerado pela reciclagem também funciona como um fator de inclusão das pessoas menos privilegiadas, muitas delas deixam de atuar em situações de risco e contato direto com o lixo. Muitas famílias conseguem sair dos lixões devido ao aparato econômico que a reciclagem gera.
Contato Com Educação Ambiental
Vivenciar o conceito da reciclagem é uma forma de inserir na sociedade ideias necessárias como a redução da produção de resíduos assim como o aprendizado da educação ambiental como um todo. A prática da reciclagem permite vivenciar na prática o desenvolvimento sustentável e a conservação de recursos naturais. Quanto mais as pessoas se tornarem conscientes mais ajudarão a manter o planeta em condições para a sobrevivência do ser humano.
Institucionalização de Políticas da Reciclagem
Cada vez mais as políticas ambientais ligadas a reciclagem tem se tornado passíveis de institucionalização dentro de empresas e de governos. Embora ainda haja um escopo de atividades ambientais realizadas de maneira informal em todo o mundo cresce o número das que estão sendo instituídas de acordo com uma política embasada. O surgimento e difusão de políticas públicas acerca da reciclagem é essencial para que se torne um processo mais presente em nossas vidas.
Benefícios Práticos da Reciclagem
Apresentamos acima alguns benefícios gerais da reciclagem, contudo, a seguir vamos focar nos benefícios práticos do ponto de vista dos materiais que mais representam dificuldades devido ao grande volume de resíduos que geram.
Reciclagem de Papel
Reciclar papel é uma medida que tem vários impactos positivos para o meio ambiente, a cada 28 toneladas de papel reciclado se evita o corte de 1 hectare de floresta, algo em torno de 30 ou mais árvores. Para se ter uma ideia para produzir uma tonelada de papel novo é necessário cerca de 50 a 60 eucaliptos além de utilizar 5 mil kw/h de energia e 100 mil litros de água.
Em comparação para a produção de 1 tonelada de papel reciclado é necessário utilizar 2 mil litros de água, entre 1.000 e 2.500 kw/h de energia e 1.200 kg de papel. A produção de papel reciclado ainda evita o uso de uma série de processos químicos que podem acarretar na poluição do meio ambiente.
Reciclagem de Vidro
Esse é um material 100% reciclável, isto é, 1 kg de vidro que passa pela reciclagem dá origem a 1 kg de vidro novo. Algo interessante é que o vidro mantém as suas propriedades mesmo após ter passado por diversos processos de reciclagem. O papel, por exemplo, vai perdendo as suas propriedades.
Como já ficou claro o vidro não se degrada facilmente não devendo ser deixado em contato com o solo. Reciclar vidro demanda uma temperatura de fundição mais baixa do que a necessária para o vidro novo e economia de cerca de 70% de energia. Os fornos utilizados também tem maior durabilidade haja vista que são menos exigidos.
Reciclagem do Metal
Para obter essa matéria-prima são necessários processos tecnológicos sofisticados além de muita energia e recursos ambientais. Ao reciclar 1 tonelada de aço é possível economizar 155 kg de carvão, 1.140 kg de minério de ferro e 18 kg de cal. Já ao reciclar 1 tonelada de latinhas de alumínio é possível chegar a uma economia de cerca de 200 metros quadrados de aterros sanitários.
Reciclagem do Plástico
O plástico é produzido a partir de petróleo que é um recurso natural não-renovável que deve se esgotar em 40 anos. Para que se tenha uma ideia 100 toneladas de plástico reciclado evita ter que extrair 1 tonelada de petróleo. Esse processos de reciclagem gera uma economia de 90% de energia.
A reciclagem faz uma grande diferença para o mundo de maneira geral trazendo diversos benefícios.