Vegetação Tropical: Diminuição de Chuva e Características

De acordo com biólogos, existem quase 17 milhões de quilômetros quadrados equivalentes às florestas tropicais em todo o planeta Terra. Ou seja, vinte por centro do mundo está composto por cobertura vegetal do gênero entre grandes e pequenas quantidades. Conheça as principais características da vegetação tropical.

Diminuição das Chuvas na Maior Floresta Tropical do Mundo

.

Um artigo publicado na revista inglesa intitulada “Nature” afirma que caso o desmatamento continue do mesmo nível, em 2050, a Amazônia pode ficar sem 20% das chuvas que acontecem na atualidade, aumentando os períodos de estações secas. As regiões úmidas devem sofrer acréscimo de 12%.

Há décadas existem estudos baseados na relação entre produção de chuvas e florestas tropicais. Existem cientistas que apontam a ocorrência de chuvas no Sudeste do país por causa do excesso de umidade decorrente na região, fator que favorece na agricultura em detrimento dos biomas das vegetações tropicais.

Porém, poucas pesquisas conseguiram explicações em níveis qualitativos do que a publicação da Nature, sendo que este representa o primeiro estudo que ambiciona a demonstração da relação entre chuvas nos trópicos e florestas.

Após observarem as movimentações e imagens do satélite TRM, os observadores notaram que existe umidade de ar com índice maior do que sessenta por cento nas superfícies cobertas presentes em regiões com vegetação tropical. Foi descoberto o processo de evotranspiração, que consiste em maior produção de chuva do que ar em vegetações do gênero, já consideradas escassas. Quanto maior o número de árvores, mais produção de vapor acontece, ou seja, as espécies estão diminuindo no Planeta Terra.

De acordo com o cientista brasileiro da Universidade de Exeter, Luiz Aragão, que acompanha a pesquisa de perto, a vantagem na monitoração está por conta não somente da validação dos modelos matemáticos como também da demonstrção de maior incidência de desmatamento nas florestas tropicais.

A publicação reconhece que o Brasil mostrou progresso considerável nas reduções históricas dos desmatamentos. A maioria acredita que se as medidas forem mantidas em níveis qualitativos e quantitativos, o cálculo do estudo pode ser superestimado. Aumento das hidrelétricas, crescimento dos preços dos produtos da agricultura e mudanças no Novo Código Florestal representam pontos preocupantes aos cientistas de Exeter.

Diferença entre Vegetação Tropical e Equatorial

Vegetação Tropical

Uma das dúvidas frequentes da internet com relação ao tema está na diferença entre os dois tipos vegetativos mais ricos do mundo. As florestas equatoriais estão presentes em latitudes menores, compreendendo parte do território amazônico brasileiro, sudeste da Ásia e centro-ocidental africano. Embora o solo seja pobre, existe alta variedade de animais e árvores longas.

Neste sentido, as florestas tropicais trazem menor índice de espécies animais e vegetais. As árvores possuem portes menores do que as existentes em territórios equatoriais, cuja altura pode alcançar sessenta metros. Fauna distinta. Vale ressaltar que as florestas tropicais estão em territórios com maior nível de areia, em faixas litorais intertropicais.

Localização da Vegetação Tropical

.

Florestas localizadas em três continentes do globo terrestres: Ásia, África e América. No continente americano está presente da Mata Atlântica brasileira até a Bacia do Prata, com destaque para a Floresta amazônica. Em território asiático, está presente das Filipinas até o território do Bornéu. Na Oceania existe alguma parte em plena costa leste da Austrália. Entre todos os tipos do mundo, a vegetação tropical está menos degradada na África, nos seguintes países: Libéria, Guiné e Congo.

Bioma e Biodiversidade

O clima quente do verão e ameno no inverno permite com que os animais não necessitem de frequentes migrações para a sobrevivência. Os movimentos migratórios acontecem mais por conta do desmatamento humano do que pelas variações naturais.

Bioma conhecido pelas exuberantes belezas naturais e presença diversificada de animais e vegetais. Mesmo com o desenvolvimento natural, o solo é conhecido pela pobreza por dois motivos: Pouca luz por causa das longas árvores e infiltração rápida em consequência das camadas de areias. Mesmo assim, acontece a decomposição das matérias orgânicas – fezes, folhas e restos de seres vivos – como a consequência de calor e umidade junto com sombras, combinação que resulta pelo menos cinquenta centímetros de húmus.

A biodiversidade vegetal e animal simboliza ponto encontrado nas florestas tropicais e equatoriais. Mais de sessenta por cento estão situados nas regiões do gênero. Na Floresta Amazônica, por exemplo, em cada dez mil quilômetros quadrados são encontrados quase cem espécies distintas de epífitas, cipós e árvores, cujo tamanho pode alcançar altura de cinquenta e cinco metros.

Para ter pequena ideia da ampla biodiversidade amazônica, os cientistas não conseguem ao menos calcular o número aproximado de insetos, animais e flora que residem na maior floresta tropical do planeta.

A maioria do ano traz temperatura de vinte graus célsius. Tem pluviosidade equivalente a 1200 mm. O nome “tropical” é oriundo da faixa dos trópicos nos quais as regiões com as florestas estão localizadas dentro do globo terrestre.

Características do Clima da Vegetação Tropical

• Maior incidência de clima úmido
  • Temperatura acima dos quarenta graus célsius durante o verão
  • Temperatura em torno dos vinte graus no inverno
  • Baixa amplitude térmica na maior parte do ano

Desmatamento

O desmatamento em florestas tropicais podem trazer danos sérios para a humanidade. O globo terrestre funciona como se fosse uma grande máquina na qual quando retirado alguma peça nunca mais volta a funcionar da mesma maneira, mesmo com peças de reposição. Em alguns casos, as espécies podem desaparecer sem nem ao menos serem descobertas.

A biodiversidade está localizada na variação da mata, fator crucial aos momentos de queimadas naturais ou feitas pelo homem para formar pastagens. Lagunas de influencia, baías, rios, fozes e mangues nas enseadas são características da Mata Atlântica que na atualidade possui somente setenta por cento da estrutura se comparada com as épocas da colonização portuguesa.

A ocupação humana acontece na região entre as populações das florestas que precisam viver de forma integrada para não prejudicar habitats naturais de outras espécies. Existem também cientistas que atuam no intuito de descobrir novos remédios a partir de experimentos em ambientes tropicais.

Pode-se dizer que a completa extinção das florestas tropicais no mundo culminaria na morte da maioria das espécies. O planeta Terra funciona como se fosse uma grande máquina: Quando retirada alguma peça, nunca mais volta a funcionar da mesma maneira.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier